Reflexões sobre o papel da filosofia da educação na formação de educadores de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergano, Sofia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/22514
Resumo: Na atualidade a educação de adultos é, muitas vezes, interpretada como uma estratégia adaptativa que permite ao educando fazer face às exigências e desafios tecnológicos provenientes do mercado de trabalho e das exigências da sociedade da informação. Esta visão estritamente tecnológica está, normalmente, associada à convicção de que educar adultos é “ensinar a fazer” ou num nível que se supõe de maior complexidade, “ensinar a resolver”. Sem desvalorizar estas capacidades ou competências importa refletir sobre outros tipos de saberes necessários ao longo de todo a vida, o que nos remete para a imperativa reflexão sobre a dimensão da educação enquanto projeto e das suas finalidades. Partindo deste pressuposto, propõe-se uma reflexão sobre algumas implicações para a ação educativa decorrentes de diferentes posicionamentos filosóficos, no sentido de contribuir para o reconhecimento da necessidade de uma fundamentação teórica crítica e reflexiva da ação no âmbito da educação de adultos.
id RCAP_a662de44a388711935b2daf9ad1e4c75
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22514
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexões sobre o papel da filosofia da educação na formação de educadores de adultosFilosofia da EducaçãoEducação de AdultosFormação de educadores de adultosNa atualidade a educação de adultos é, muitas vezes, interpretada como uma estratégia adaptativa que permite ao educando fazer face às exigências e desafios tecnológicos provenientes do mercado de trabalho e das exigências da sociedade da informação. Esta visão estritamente tecnológica está, normalmente, associada à convicção de que educar adultos é “ensinar a fazer” ou num nível que se supõe de maior complexidade, “ensinar a resolver”. Sem desvalorizar estas capacidades ou competências importa refletir sobre outros tipos de saberes necessários ao longo de todo a vida, o que nos remete para a imperativa reflexão sobre a dimensão da educação enquanto projeto e das suas finalidades. Partindo deste pressuposto, propõe-se uma reflexão sobre algumas implicações para a ação educativa decorrentes de diferentes posicionamentos filosóficos, no sentido de contribuir para o reconhecimento da necessidade de uma fundamentação teórica crítica e reflexiva da ação no âmbito da educação de adultos.Nowadays, adult education is often interpreted as an adaptive strategy that allows the student to face the technological demands and challenges arising from the labor market and the demands of the information society. This strictly technological view is usually associated with the conviction that educating adults is "teaching to do" or, at a more complex level, "teaching to solve". Without undervaluing these skills or competences, it is important to reflect on other types of knowledge needed throughout life, which brings us to the imperative reflection on the dimension of education as a project and its purposes. From this assumption, we propose to reflect on some implications for educational action, arising from different philosophical positions, in order to contribute to the recognition of the need for a critical and reflective theoretical foundation of action, in the field of adult education.Universidade Federal de São CarlosBiblioteca Digital do IPBBergano, Sofia2020-07-23T14:23:38Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/22514porBergano, Sofia (2019). Reflexões sobre o papel da filosofia da educação na formação de educadores de adultos. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba). ISSN 2527-158X. 3:3, p. 37-452527-158Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:50:27Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/22514Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:43.975003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o papel da filosofia da educação na formação de educadores de adultos
title Reflexões sobre o papel da filosofia da educação na formação de educadores de adultos
spellingShingle Reflexões sobre o papel da filosofia da educação na formação de educadores de adultos
Bergano, Sofia
Filosofia da Educação
Educação de Adultos
Formação de educadores de adultos
title_short Reflexões sobre o papel da filosofia da educação na formação de educadores de adultos
title_full Reflexões sobre o papel da filosofia da educação na formação de educadores de adultos
title_fullStr Reflexões sobre o papel da filosofia da educação na formação de educadores de adultos
title_full_unstemmed Reflexões sobre o papel da filosofia da educação na formação de educadores de adultos
title_sort Reflexões sobre o papel da filosofia da educação na formação de educadores de adultos
author Bergano, Sofia
author_facet Bergano, Sofia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergano, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da Educação
Educação de Adultos
Formação de educadores de adultos
topic Filosofia da Educação
Educação de Adultos
Formação de educadores de adultos
description Na atualidade a educação de adultos é, muitas vezes, interpretada como uma estratégia adaptativa que permite ao educando fazer face às exigências e desafios tecnológicos provenientes do mercado de trabalho e das exigências da sociedade da informação. Esta visão estritamente tecnológica está, normalmente, associada à convicção de que educar adultos é “ensinar a fazer” ou num nível que se supõe de maior complexidade, “ensinar a resolver”. Sem desvalorizar estas capacidades ou competências importa refletir sobre outros tipos de saberes necessários ao longo de todo a vida, o que nos remete para a imperativa reflexão sobre a dimensão da educação enquanto projeto e das suas finalidades. Partindo deste pressuposto, propõe-se uma reflexão sobre algumas implicações para a ação educativa decorrentes de diferentes posicionamentos filosóficos, no sentido de contribuir para o reconhecimento da necessidade de uma fundamentação teórica crítica e reflexiva da ação no âmbito da educação de adultos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-07-23T14:23:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/22514
url http://hdl.handle.net/10198/22514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bergano, Sofia (2019). Reflexões sobre o papel da filosofia da educação na formação de educadores de adultos. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba). ISSN 2527-158X. 3:3, p. 37-45
2527-158X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135413945761792