A Formação Inicial do Educador de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Leôncio
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Simões, Fernanda Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25389
Resumo: O artigo apresenta reflexões acerca da formação inicial do educador de jovens e adultos na UFMG, a partir de pesquisa com os egressos do curso de Pedagogia com habilitação nessa área. Abordando desde a criação da habilitação – em EJA em 1986 até 2002 –, analisa a pertinência da profissionalização desse educador, o significado da formação inicial em EJA para os egressos e para os professores da habilitação e a inserção dos egressos no campo de trabalho. O artigo conclui que, apesar da crescente visibilidade da EJA, tanto no campo de atuação como nos estudos e pesquisas, não existe uma relação direta entre formação inicial na Universidade e campo de atuação. A formação de profissionais na área pode contribuir para a (re)configuração deste campo de trabalho, além de atender com maior qualidade as populações da EJA.
id UFRGS-9_ad1bf6661477c6a51f5ae7929854c3cb
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25389
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling A Formação Inicial do Educador de Jovens e Adultosformação do educadoreducação de jovens e adultos.O artigo apresenta reflexões acerca da formação inicial do educador de jovens e adultos na UFMG, a partir de pesquisa com os egressos do curso de Pedagogia com habilitação nessa área. Abordando desde a criação da habilitação – em EJA em 1986 até 2002 –, analisa a pertinência da profissionalização desse educador, o significado da formação inicial em EJA para os egressos e para os professores da habilitação e a inserção dos egressos no campo de trabalho. O artigo conclui que, apesar da crescente visibilidade da EJA, tanto no campo de atuação como nos estudos e pesquisas, não existe uma relação direta entre formação inicial na Universidade e campo de atuação. A formação de profissionais na área pode contribuir para a (re)configuração deste campo de trabalho, além de atender com maior qualidade as populações da EJA.FACED - UFRGS2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25389Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 2 (2004)Educação & Realidade; v. 29 n. 2 (2004)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25389/14723Soares, LeôncioSimões, Fernanda Maurícioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-25T14:01:40Zoai:seer.ufrgs.br:article/25389Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-01-25T14:01:40Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação Inicial do Educador de Jovens e Adultos
title A Formação Inicial do Educador de Jovens e Adultos
spellingShingle A Formação Inicial do Educador de Jovens e Adultos
Soares, Leôncio
formação do educador
educação de jovens e adultos.
title_short A Formação Inicial do Educador de Jovens e Adultos
title_full A Formação Inicial do Educador de Jovens e Adultos
title_fullStr A Formação Inicial do Educador de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed A Formação Inicial do Educador de Jovens e Adultos
title_sort A Formação Inicial do Educador de Jovens e Adultos
author Soares, Leôncio
author_facet Soares, Leôncio
Simões, Fernanda Maurício
author_role author
author2 Simões, Fernanda Maurício
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Leôncio
Simões, Fernanda Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv formação do educador
educação de jovens e adultos.
topic formação do educador
educação de jovens e adultos.
description O artigo apresenta reflexões acerca da formação inicial do educador de jovens e adultos na UFMG, a partir de pesquisa com os egressos do curso de Pedagogia com habilitação nessa área. Abordando desde a criação da habilitação – em EJA em 1986 até 2002 –, analisa a pertinência da profissionalização desse educador, o significado da formação inicial em EJA para os egressos e para os professores da habilitação e a inserção dos egressos no campo de trabalho. O artigo conclui que, apesar da crescente visibilidade da EJA, tanto no campo de atuação como nos estudos e pesquisas, não existe uma relação direta entre formação inicial na Universidade e campo de atuação. A formação de profissionais na área pode contribuir para a (re)configuração deste campo de trabalho, além de atender com maior qualidade as populações da EJA.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25389
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25389/14723
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 29 No. 2 (2004)
Educação & Realidade; v. 29 n. 2 (2004)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984829698048