A supervisão do desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Hugo Manuel da Cruz 
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7444
Resumo: A autonomia desenvolve-se de forma diferente em cada contexto, de acordo com a cultura em que se encontra inserida. A sua contratualização implica sempre uma transferência de poder da administração central para as escolas. Como contrapartida de uma ampliação da capacidade de decisão própria nos domínios estratégicos, pedagógicos, administrativos e financeiros, através do reforço de competências e recursos, as escolas comprometem-se com a prossecução de um conjunto de objetivos gerais e operacionais. A evolução do quadro legal relativo à autonomia, administração e gestão da escola pública conduziu à atribuição de particular relevo à prestação de contas sobre os resultados alcançados. Tal facto contribuiu também para a redefinição das funções da supervisão, não se confinando apenas ao campo da formação de professores, mas alargando-se a aspetos organizacionais e de desenvolvimento da escola. Esta perspetiva de supervisão, ação geradora de práticas colaborativas e promotora de práticas reflexivas, fundamentais ao desenvolvimento da escola e à promoção das capacidades individuais de cada um, presidiu à elaboração de um projeto de supervisão para o desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia, o qual constitui o objetivo geral deste trabalho. Neste contexto, optamos por uma investigação de natureza qualitativa, orientada para o estudo de caso instrumental, que evoluiu para o estudo de caso coletivo, face à nossa preocupação quanto à sua representatividade. A pesquisa centrou-se na análise de documentos oficiais de uma amostra intencional, constituída por agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas que assinaram com o Ministério de Educação e Ciência contratos de autonomia, tendo sido analisados e comparados os documentos relacionados com o processo de autonomia. Posteriormente foi construído um modelo de referência que serviu de base à elaboração de um projeto de supervisão do desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia.
id RCAP_a6705d101b33b42d568ebd821a3f3d6e
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7444
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão do desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomiaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOSUPERVISÃO PEDAGÓGICAAUTONOMIA PEDAGÓGICAEDUCATIONPEDAGOGICAL SUPERVISIONPEDAGOGICAL AUTONOMYA autonomia desenvolve-se de forma diferente em cada contexto, de acordo com a cultura em que se encontra inserida. A sua contratualização implica sempre uma transferência de poder da administração central para as escolas. Como contrapartida de uma ampliação da capacidade de decisão própria nos domínios estratégicos, pedagógicos, administrativos e financeiros, através do reforço de competências e recursos, as escolas comprometem-se com a prossecução de um conjunto de objetivos gerais e operacionais. A evolução do quadro legal relativo à autonomia, administração e gestão da escola pública conduziu à atribuição de particular relevo à prestação de contas sobre os resultados alcançados. Tal facto contribuiu também para a redefinição das funções da supervisão, não se confinando apenas ao campo da formação de professores, mas alargando-se a aspetos organizacionais e de desenvolvimento da escola. Esta perspetiva de supervisão, ação geradora de práticas colaborativas e promotora de práticas reflexivas, fundamentais ao desenvolvimento da escola e à promoção das capacidades individuais de cada um, presidiu à elaboração de um projeto de supervisão para o desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia, o qual constitui o objetivo geral deste trabalho. Neste contexto, optamos por uma investigação de natureza qualitativa, orientada para o estudo de caso instrumental, que evoluiu para o estudo de caso coletivo, face à nossa preocupação quanto à sua representatividade. A pesquisa centrou-se na análise de documentos oficiais de uma amostra intencional, constituída por agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas que assinaram com o Ministério de Educação e Ciência contratos de autonomia, tendo sido analisados e comparados os documentos relacionados com o processo de autonomia. Posteriormente foi construído um modelo de referência que serviu de base à elaboração de um projeto de supervisão do desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia.Autonomy develops differently in each context, according to the culture in which it is inserted. Its contract system always involves a transfer of power from the central government to the schools. As counterpart for the ability to expand in areas such as strategic decision itself, pedagogical, administrative and finance, by strengthening skills and resources, schools are committed to the pursuit of a set of general and operational objectives. The evolution of the legal framework for autonomy, administration and management of public schools, led to focus on the accountability of the results achieved. This has also contributed to the redefinition of the functions of supervision, not only confined to teacher training, but also widening the organizational aspects and development of schools. This supervisory perspective, generating collaborative practice actions and promoting reflective practices, key to the development of the schools and the promotion of each individual capability, presided over the drafting of an oversight project for the development and execution of an autonomy contract, which is the main aim of this work. In this context, we chose a qualitative research, guided towards an instrumental case study, which evolved into the collective case study in regard to our concern as to its representativity. The research focused on the analysis of official documents of an intentional sample of school clusters and non-grouped schools having signed, with the Education and Science Ministry, alias School Board, autonomy contracts and whose documents, related to the process of autonomy, were analyzed and compared. Subsequently, a reference model was drafted as support for an overseeing project for the development and execution of an autonomy contract.2016-11-22T12:32:31Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7444TID:201277425pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Hugo Manuel da Cruz reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:28Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:27.625306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão do desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia
title A supervisão do desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia
spellingShingle A supervisão do desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia
Almeida, Hugo Manuel da Cruz 
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
AUTONOMIA PEDAGÓGICA
EDUCATION
PEDAGOGICAL SUPERVISION
PEDAGOGICAL AUTONOMY
title_short A supervisão do desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia
title_full A supervisão do desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia
title_fullStr A supervisão do desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia
title_full_unstemmed A supervisão do desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia
title_sort A supervisão do desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia
author Almeida, Hugo Manuel da Cruz 
author_facet Almeida, Hugo Manuel da Cruz 
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Hugo Manuel da Cruz 
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
AUTONOMIA PEDAGÓGICA
EDUCATION
PEDAGOGICAL SUPERVISION
PEDAGOGICAL AUTONOMY
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
AUTONOMIA PEDAGÓGICA
EDUCATION
PEDAGOGICAL SUPERVISION
PEDAGOGICAL AUTONOMY
description A autonomia desenvolve-se de forma diferente em cada contexto, de acordo com a cultura em que se encontra inserida. A sua contratualização implica sempre uma transferência de poder da administração central para as escolas. Como contrapartida de uma ampliação da capacidade de decisão própria nos domínios estratégicos, pedagógicos, administrativos e financeiros, através do reforço de competências e recursos, as escolas comprometem-se com a prossecução de um conjunto de objetivos gerais e operacionais. A evolução do quadro legal relativo à autonomia, administração e gestão da escola pública conduziu à atribuição de particular relevo à prestação de contas sobre os resultados alcançados. Tal facto contribuiu também para a redefinição das funções da supervisão, não se confinando apenas ao campo da formação de professores, mas alargando-se a aspetos organizacionais e de desenvolvimento da escola. Esta perspetiva de supervisão, ação geradora de práticas colaborativas e promotora de práticas reflexivas, fundamentais ao desenvolvimento da escola e à promoção das capacidades individuais de cada um, presidiu à elaboração de um projeto de supervisão para o desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia, o qual constitui o objetivo geral deste trabalho. Neste contexto, optamos por uma investigação de natureza qualitativa, orientada para o estudo de caso instrumental, que evoluiu para o estudo de caso coletivo, face à nossa preocupação quanto à sua representatividade. A pesquisa centrou-se na análise de documentos oficiais de uma amostra intencional, constituída por agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas que assinaram com o Ministério de Educação e Ciência contratos de autonomia, tendo sido analisados e comparados os documentos relacionados com o processo de autonomia. Posteriormente foi construído um modelo de referência que serviu de base à elaboração de um projeto de supervisão do desenvolvimento e concretização de um contrato de autonomia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-11-22T12:32:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7444
TID:201277425
url http://hdl.handle.net/10437/7444
identifier_str_mv TID:201277425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131261472604160