A supervisão nas funções do delegado de grupo disciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Ana Maria Lopes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7519
Resumo: A escola, nos últimos anos, passou por alterações que a transformaram numa organização autónoma, na qual o topo da liderança e os restantes indivíduos da comunidade educativa devem desenvolver um trabalho assente na colaboração e reflexão que conduza ao envolvimento de todos na consecução dos objetivos previamente delineados. Tornando-se relevante, para o efeito, desenvolver práticas de supervisão que visem melhorar as aprendizagens de todos os que na escola desenvolvem o seu trabalho, sendo por isso necessário que desde a gestão de topo à gestão intermédia se fomentem funções supervisivas. Deste modo, coloca-se a questão de como fomentar a supervisão na função do delegado de grupo? Para que através de práticas supervisivas se possa acompanhar o trabalho desenvolvido pelo grupo disciplinar, com base na cooperação, diálogo e reflexão através das quais todos aprendem e melhoram a sua ação. No sentido de promover a prática da supervisão no exercício da função do delegado, apresentamos um projeto de formação de professores no domínio da supervisão e do papel do supervisor, com o objetivo de melhorar a participação das lideranças intermédias nas estruturas ou serviços da escola através da implementação de práticas reflexivas proporcionadas pelo trabalho colaborativo entre docentes. Contribuindo, desta maneira, para o desenvolvimento profissional e pessoal através da formação.
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