Melhoria dos processos de compras e recepção de materiais de uma empresa industrial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/13834 |
Resumo: | Num mercado cada vez mais competitivo e exigente, a gestão eficaz e eficiente do departamento de compras e receção de materiais é hoje uma atividade essencial e diretamente ligada à competitividade e ao sucesso de uma empresa, devendo ser capaz de proporcionar a eliminação do desperdício, redução de custos e o aumento dos lucros. A produtividade deste departamento influencia diretamente o sucesso financeiro da empresa, sendo mesmo uma ferramenta indispensável para o êxito nos negócios, portanto é necessário que se promova constantes reavaliações aos processos no intuito de atingir os objetivos da organização. A dissertação aqui apresentada foi desenvolvida na SNA Europe [Industries] Lda, mais precisamente na área do departamento de compras e receção de materiais. O objetivo consiste em otimizar e desenvolver ferramentas e/ou procedimentos que permitam melhorar a produtividade, eliminar desperdícios, e o desempenho do processo existente. Assim, foi feito o fluxograma do processo total, mais concretamente desde a existência de uma necessidade de aquisição de um produto/serviço até à entrega ao requerente. Após a análise do estado atual, foram identificados pontos críticos nesses processos que não acrescentam valor à organização, mas que são necessários, não dispondo a empresa neste momento de meios que permitam a sua eliminação. Posto isto, foram sugeridas diversas propostas de ações a levar a cabo, as quais passaram pela separação dos processos de aquisição de materiais que fazem parte da estrutura do produto final, do processo de aquisição de outros materiais e/ou serviços; a criação de um procedimento com regras de Higiene, Segurança e Saúde no trabalho para fornecedores contratados; a abertura de novos fornecedores passar a incluir fatores de elevada importância para a empresa como o cumprimento do código de conduta da SNA e da legislação em vigor; a criação de um sistema web para efetuar todo o tipo de reclamações online, recebendo o fornecedor um aviso cada vez que é feita uma reclamação; a criação de encomendas para fornecedores de forma automática; a receção de materiais por leitura de código de barras e criar a impossibilidade de quem efetua a compra não possa ser a mesma pessoa que receciona os materiais. Através do descrito, foi possível reduzir o Lead time do processo de compras em 17%, ter zero acidentes com serviços contratados, 100% das reclamações efetuadas e indicadores de desempenho dos fornecedores estão ao alcance de todas as partes envolvidas, 66% dos recursos humanos existentes para comprar materiais dispensados para outras tarefas, 50% dos recursos humanos existentes no armazém de materiais dispensados para outras tarefas, e foi 100% assegurado o cumprimento da legislação SOX exigida. |
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Melhoria dos processos de compras e recepção de materiais de uma empresa industrialLean ManufacturingDepartamento de comprasProdutividadeMelhoria contínuaPurchasing departmentProductivityContinuous improvementNum mercado cada vez mais competitivo e exigente, a gestão eficaz e eficiente do departamento de compras e receção de materiais é hoje uma atividade essencial e diretamente ligada à competitividade e ao sucesso de uma empresa, devendo ser capaz de proporcionar a eliminação do desperdício, redução de custos e o aumento dos lucros. A produtividade deste departamento influencia diretamente o sucesso financeiro da empresa, sendo mesmo uma ferramenta indispensável para o êxito nos negócios, portanto é necessário que se promova constantes reavaliações aos processos no intuito de atingir os objetivos da organização. A dissertação aqui apresentada foi desenvolvida na SNA Europe [Industries] Lda, mais precisamente na área do departamento de compras e receção de materiais. O objetivo consiste em otimizar e desenvolver ferramentas e/ou procedimentos que permitam melhorar a produtividade, eliminar desperdícios, e o desempenho do processo existente. Assim, foi feito o fluxograma do processo total, mais concretamente desde a existência de uma necessidade de aquisição de um produto/serviço até à entrega ao requerente. Após a análise do estado atual, foram identificados pontos críticos nesses processos que não acrescentam valor à organização, mas que são necessários, não dispondo a empresa neste momento de meios que permitam a sua eliminação. Posto isto, foram sugeridas diversas propostas de ações a levar a cabo, as quais passaram pela separação dos processos de aquisição de materiais que fazem parte da estrutura do produto final, do processo de aquisição de outros materiais e/ou serviços; a criação de um procedimento com regras de Higiene, Segurança e Saúde no trabalho para fornecedores contratados; a abertura de novos fornecedores passar a incluir fatores de elevada importância para a empresa como o cumprimento do código de conduta da SNA e da legislação em vigor; a criação de um sistema web para efetuar todo o tipo de reclamações online, recebendo o fornecedor um aviso cada vez que é feita uma reclamação; a criação de encomendas para fornecedores de forma automática; a receção de materiais por leitura de código de barras e criar a impossibilidade de quem efetua a compra não possa ser a mesma pessoa que receciona os materiais. Através do descrito, foi possível reduzir o Lead time do processo de compras em 17%, ter zero acidentes com serviços contratados, 100% das reclamações efetuadas e indicadores de desempenho dos fornecedores estão ao alcance de todas as partes envolvidas, 66% dos recursos humanos existentes para comprar materiais dispensados para outras tarefas, 50% dos recursos humanos existentes no armazém de materiais dispensados para outras tarefas, e foi 100% assegurado o cumprimento da legislação SOX exigida.In an increasingly competitive and demanding market, the effective and efficient management of the purchasing and materials reception department is today an essential activity directly linked to the competitiveness and success of the company and should be capable of eliminating waste, reducing costs and increased profits. The productivity of this department directly influences the financial success of the company, being an indispensable tool for business success, therefore, it is necessary to promote constant reassessment of the processes in order to achieve the objectives of the organization. The presented dissertation was developed at SNA Europe [Industries] Lda, more precisely in the area of the purchasing and material reception department. The goal is to optimize and develop tools and / or procedures to improve productivity, eliminate waste, and the performance of the existing process. The flowchart of the total process was done, more concretely from the existence of a need to purchase a product / service until delivery to the applicant. After analysing the current state, critical points were identified in those processes that do not add value to the organization, but are necessary, and the company does not currently have the methods to eliminate it. Several proposals for actions have been suggested, which have gone through the separation of the acquisition processes of materials that are part of the final product structure, the process of acquisition of other materials and / or services; the procedure creation with rules of Hygiene, Safety and Health at work for contracted suppliers; the opening of new suppliers to include factors of high importance for the company such as compliance with the SNA code of conduct and the legislation in force; the creation of a web system to carry out all types of complaints online, with the supplier receiving a warning each time a complaint is made; the creation of purchase orders for suppliers automatically; the receipt of materials by bar code reading and create the impossibility of the person making the purchase cannot be the same person who receives the materials. Through the described, it was possible reduced the lead time of the procurement process by 17%, have zero accidents with contracted services, 100% of the complaints made, indicators of suppliers performance are accessible of all parties involved, 66% of human resources involved on doing purchase orders dispensed for other tasks, 50% of the existing human resources in the warehouse of materials dispensed for other tasks, and 100% ensured compliance with the required SOX legislation.Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFaria, António Lopes2021-10-30T00:30:26Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13834TID:202165868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:56:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:43.744632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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