Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saragoça, J.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Verdasca, J., Oliveira, M., Rebelo, N., Candeias, A. A.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9990
Resumo: É hoje indiscutível que os alunos transportam para a escola uma herança familiar de natureza multidimensional que pode influir, mais ou menos fortemente, na duração e na qualidade das aprendizagens, bem como nos desempenhos escolares que são alvo da sua avaliação. De facto, a literatura sociológica fala abundantemente de uma repartição desigual das probabilidades de sucesso escolar segundo os diferentes contextos, isto é, segundo as posições sociais que as famílias de origem dos alunos ocupam um espaço onde se encontram desigualmente distribuídos capitais económicos, culturais e sociais. A presente comunicação procura, por um lado, submeter ao crivo da comunidade científica a fundamentação, o modelo teórico e a metodologia de um projeto de investigação em curso sob a designação de “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses”, e, por outro, apresentar alguns dos resultados preliminares deste projecto. Uma vez enquadrado o problema e justificada a abordagem, começaremos por enfatizar a importância das «variáveis contextuais», designadamente o contributo de fatores económicos, culturais e sociais, para a explicação do rendimento escolar. Numa segunda parte apresentamos e analisamos os resultados preliminares da dimensão do projecto agora considerada.
id RCAP_a674ec3e693f1add355df9b6bfc80105
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9990
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portuguesesVariáveis contextuaisEscolaRendimento EscolarEstudo LongitudinalÉ hoje indiscutível que os alunos transportam para a escola uma herança familiar de natureza multidimensional que pode influir, mais ou menos fortemente, na duração e na qualidade das aprendizagens, bem como nos desempenhos escolares que são alvo da sua avaliação. De facto, a literatura sociológica fala abundantemente de uma repartição desigual das probabilidades de sucesso escolar segundo os diferentes contextos, isto é, segundo as posições sociais que as famílias de origem dos alunos ocupam um espaço onde se encontram desigualmente distribuídos capitais económicos, culturais e sociais. A presente comunicação procura, por um lado, submeter ao crivo da comunidade científica a fundamentação, o modelo teórico e a metodologia de um projeto de investigação em curso sob a designação de “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses”, e, por outro, apresentar alguns dos resultados preliminares deste projecto. Uma vez enquadrado o problema e justificada a abordagem, começaremos por enfatizar a importância das «variáveis contextuais», designadamente o contributo de fatores económicos, culturais e sociais, para a explicação do rendimento escolar. Numa segunda parte apresentamos e analisamos os resultados preliminares da dimensão do projecto agora considerada.2014-01-24T14:43:52Z2014-01-242013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/9990http://hdl.handle.net/10174/9990porSaragoça, J., Verdasca, J., Oliveira, M., Rebelo, N., & Candeias, A. A. (2013, Setembro). Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses. Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.simnaosimDepartamento de Psicologia; Departamento de Sociologia; Departamento de Pedagogia e Educação; Departamento de Matemática; Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Centro de Investigação em Matemática e Aplicações; Centro de Investigação em Sociologia a Antropologia "Augusto da Silva"jsaragoca@uevora.ptjcv@uevora.ptmmo@uevora.ptnrebelo@uevora.ptaac@uevora.pt679Saragoça, J.Verdasca, J.Oliveira, M.Rebelo, N.Candeias, A. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:01.834958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses
title Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses
spellingShingle Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses
Saragoça, J.
Variáveis contextuais
Escola
Rendimento Escolar
Estudo Longitudinal
title_short Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses
title_full Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses
title_fullStr Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses
title_full_unstemmed Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses
title_sort Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses
author Saragoça, J.
author_facet Saragoça, J.
Verdasca, J.
Oliveira, M.
Rebelo, N.
Candeias, A. A.
author_role author
author2 Verdasca, J.
Oliveira, M.
Rebelo, N.
Candeias, A. A.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saragoça, J.
Verdasca, J.
Oliveira, M.
Rebelo, N.
Candeias, A. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Variáveis contextuais
Escola
Rendimento Escolar
Estudo Longitudinal
topic Variáveis contextuais
Escola
Rendimento Escolar
Estudo Longitudinal
description É hoje indiscutível que os alunos transportam para a escola uma herança familiar de natureza multidimensional que pode influir, mais ou menos fortemente, na duração e na qualidade das aprendizagens, bem como nos desempenhos escolares que são alvo da sua avaliação. De facto, a literatura sociológica fala abundantemente de uma repartição desigual das probabilidades de sucesso escolar segundo os diferentes contextos, isto é, segundo as posições sociais que as famílias de origem dos alunos ocupam um espaço onde se encontram desigualmente distribuídos capitais económicos, culturais e sociais. A presente comunicação procura, por um lado, submeter ao crivo da comunidade científica a fundamentação, o modelo teórico e a metodologia de um projeto de investigação em curso sob a designação de “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses”, e, por outro, apresentar alguns dos resultados preliminares deste projecto. Uma vez enquadrado o problema e justificada a abordagem, começaremos por enfatizar a importância das «variáveis contextuais», designadamente o contributo de fatores económicos, culturais e sociais, para a explicação do rendimento escolar. Numa segunda parte apresentamos e analisamos os resultados preliminares da dimensão do projecto agora considerada.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-24T14:43:52Z
2014-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9990
http://hdl.handle.net/10174/9990
url http://hdl.handle.net/10174/9990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Saragoça, J., Verdasca, J., Oliveira, M., Rebelo, N., & Candeias, A. A. (2013, Setembro). Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses. Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.
sim
nao
sim
Departamento de Psicologia; Departamento de Sociologia; Departamento de Pedagogia e Educação; Departamento de Matemática; Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Centro de Investigação em Matemática e Aplicações; Centro de Investigação em Sociologia a Antropologia "Augusto da Silva"
jsaragoca@uevora.pt
jcv@uevora.pt
mmo@uevora.pt
nrebelo@uevora.pt
aac@uevora.pt
679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136523861360640