Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9990 |
Resumo: | É hoje indiscutível que os alunos transportam para a escola uma herança familiar de natureza multidimensional que pode influir, mais ou menos fortemente, na duração e na qualidade das aprendizagens, bem como nos desempenhos escolares que são alvo da sua avaliação. De facto, a literatura sociológica fala abundantemente de uma repartição desigual das probabilidades de sucesso escolar segundo os diferentes contextos, isto é, segundo as posições sociais que as famílias de origem dos alunos ocupam um espaço onde se encontram desigualmente distribuídos capitais económicos, culturais e sociais. A presente comunicação procura, por um lado, submeter ao crivo da comunidade científica a fundamentação, o modelo teórico e a metodologia de um projeto de investigação em curso sob a designação de “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses”, e, por outro, apresentar alguns dos resultados preliminares deste projecto. Uma vez enquadrado o problema e justificada a abordagem, começaremos por enfatizar a importância das «variáveis contextuais», designadamente o contributo de fatores económicos, culturais e sociais, para a explicação do rendimento escolar. Numa segunda parte apresentamos e analisamos os resultados preliminares da dimensão do projecto agora considerada. |
id |
RCAP_a674ec3e693f1add355df9b6bfc80105 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9990 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portuguesesVariáveis contextuaisEscolaRendimento EscolarEstudo LongitudinalÉ hoje indiscutível que os alunos transportam para a escola uma herança familiar de natureza multidimensional que pode influir, mais ou menos fortemente, na duração e na qualidade das aprendizagens, bem como nos desempenhos escolares que são alvo da sua avaliação. De facto, a literatura sociológica fala abundantemente de uma repartição desigual das probabilidades de sucesso escolar segundo os diferentes contextos, isto é, segundo as posições sociais que as famílias de origem dos alunos ocupam um espaço onde se encontram desigualmente distribuídos capitais económicos, culturais e sociais. A presente comunicação procura, por um lado, submeter ao crivo da comunidade científica a fundamentação, o modelo teórico e a metodologia de um projeto de investigação em curso sob a designação de “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses”, e, por outro, apresentar alguns dos resultados preliminares deste projecto. Uma vez enquadrado o problema e justificada a abordagem, começaremos por enfatizar a importância das «variáveis contextuais», designadamente o contributo de fatores económicos, culturais e sociais, para a explicação do rendimento escolar. Numa segunda parte apresentamos e analisamos os resultados preliminares da dimensão do projecto agora considerada.2014-01-24T14:43:52Z2014-01-242013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/9990http://hdl.handle.net/10174/9990porSaragoça, J., Verdasca, J., Oliveira, M., Rebelo, N., & Candeias, A. A. (2013, Setembro). Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses. Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.simnaosimDepartamento de Psicologia; Departamento de Sociologia; Departamento de Pedagogia e Educação; Departamento de Matemática; Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Centro de Investigação em Matemática e Aplicações; Centro de Investigação em Sociologia a Antropologia "Augusto da Silva"jsaragoca@uevora.ptjcv@uevora.ptmmo@uevora.ptnrebelo@uevora.ptaac@uevora.pt679Saragoça, J.Verdasca, J.Oliveira, M.Rebelo, N.Candeias, A. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:52:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:01.834958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses |
title |
Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses |
spellingShingle |
Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses Saragoça, J. Variáveis contextuais Escola Rendimento Escolar Estudo Longitudinal |
title_short |
Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses |
title_full |
Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses |
title_fullStr |
Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses |
title_full_unstemmed |
Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses |
title_sort |
Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses |
author |
Saragoça, J. |
author_facet |
Saragoça, J. Verdasca, J. Oliveira, M. Rebelo, N. Candeias, A. A. |
author_role |
author |
author2 |
Verdasca, J. Oliveira, M. Rebelo, N. Candeias, A. A. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saragoça, J. Verdasca, J. Oliveira, M. Rebelo, N. Candeias, A. A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Variáveis contextuais Escola Rendimento Escolar Estudo Longitudinal |
topic |
Variáveis contextuais Escola Rendimento Escolar Estudo Longitudinal |
description |
É hoje indiscutível que os alunos transportam para a escola uma herança familiar de natureza multidimensional que pode influir, mais ou menos fortemente, na duração e na qualidade das aprendizagens, bem como nos desempenhos escolares que são alvo da sua avaliação. De facto, a literatura sociológica fala abundantemente de uma repartição desigual das probabilidades de sucesso escolar segundo os diferentes contextos, isto é, segundo as posições sociais que as famílias de origem dos alunos ocupam um espaço onde se encontram desigualmente distribuídos capitais económicos, culturais e sociais. A presente comunicação procura, por um lado, submeter ao crivo da comunidade científica a fundamentação, o modelo teórico e a metodologia de um projeto de investigação em curso sob a designação de “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses”, e, por outro, apresentar alguns dos resultados preliminares deste projecto. Uma vez enquadrado o problema e justificada a abordagem, começaremos por enfatizar a importância das «variáveis contextuais», designadamente o contributo de fatores económicos, culturais e sociais, para a explicação do rendimento escolar. Numa segunda parte apresentamos e analisamos os resultados preliminares da dimensão do projecto agora considerada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-01-24T14:43:52Z 2014-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9990 http://hdl.handle.net/10174/9990 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Saragoça, J., Verdasca, J., Oliveira, M., Rebelo, N., & Candeias, A. A. (2013, Setembro). Variáveis de contexto e rendimento escolar: Resultados de um estudo longitudinal com alunos portugueses. Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal. sim nao sim Departamento de Psicologia; Departamento de Sociologia; Departamento de Pedagogia e Educação; Departamento de Matemática; Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência; Centro de Investigação em Matemática e Aplicações; Centro de Investigação em Sociologia a Antropologia "Augusto da Silva" jsaragoca@uevora.pt jcv@uevora.pt mmo@uevora.pt nrebelo@uevora.pt aac@uevora.pt 679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136523861360640 |