O impacto da Web 2.0 nas Bibliotecas Escolares das escolas secundárias do concelho de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Thiago Mota
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Figueiredo, Marina Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/349
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas bibliotecas das escolas secundárias do concelho de Lisboa. Inicialmente é desenvolvida uma revisão da literatura de artigos científicos, nacionais e internacionais, que analisam a influência da Sociedade da Informação nas escolas e em todos os seus intervenientes. No conjunto dos artigos selecionados é amplamente referido um declínio da educação, que não consegue ser apelativa para crianças e jovens que têm necessidades e exigências para as quais os atuais métodos de ensino se encontram desatualizados. É desenvolvida uma abordagem de revisão do processo didático-pedagógico nas escolas da Sociedade da informação, em que as TIC são vistas como um instrumento de aproximação entre a biblioteca escolar e os seus utilizadores e evidencia-se o papel do bibliotecário como orientador no acesso à informação por parte da comunidade escolar. Em seguida são abordadas as potencialidades das TIC que com o surgimento da web 2.0 permitem incrementar a relação entre a biblioteca escolar e os seus utilizadores, analisando o modo como as bibliotecas escolares portuguesas tem reagido a este novo cenário de desenvolvimento tecnológico. Apresentam-se então os resultados de um inquérito feito junto dos professores bibliotecários para avaliar o impacto das TIC nas bibliotecas escolares das escolas secundárias do concelho de Lisboa. Finalmente é proposta uma futura investigação que explore os outros agentes envolvidos neste cenário: os alunos, levantando-se a questão de se após uma abordagem que permita analisar todos os agentes envolvidos será possível definir uma estratégia capaz de aproximar cada vez mais alunos e biblioteca escolar, mesmo que tal não se verifique fisicamente. 
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