Horta-pedagógica: uma ferramenta de educação ambiental para a sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2133 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A opção pelo tema do estudo apresentado surgiu a partir da observação dos hábitos das crianças relativos à separação dos resíduos ao longo das primeiras semanas no contexto da PES. A necessidade de educar as crianças, desde cedo, para a sustentabilidade ambiental tem vindo a ser cada vez mais reconhecida, pelo que se considerou pertinente desenvolver um estudo, em articulação com a intervenção pedagógica, com os seguintes objetivos: (a) Caracterizar as ideias prévias dos alunos inerentes à Educação Ambiental; (b) Promover hábitos para a sustentabilidade ambiental; (c) Averiguar as aprendizagens dos alunos. Mediante uma sucessão de atividades didáticas, e com base numa metodologia de investigação qualitativa, recolheram-se dados através da observação, questionários e documentos diversos. A análise dos questionários, conjuntamente com os dados decorrentes da observação participante, revela que, inicialmente, apesar dos alunos denotarem o conhecimento necessário para a separação de resíduos, este não se traduzia nas práticas em contexto escolar. No entanto, ao longo da intervenção pedagógica, as atitudes e comportamentos pró-ambientais melhoraram progressivamente. Observou-se também uma redução dos valores da pegada ecológica dos agregados familiares do primeiro para o segundo cálculo, assim como uma adesão muito expressiva por parte dos encarregados de educação para a continuação do projeto da horta pedagógica. Conclui-se que este estudo representa um contributo para reforçar a necessidade e importância da Educação Ambiental para a Sustentabilidade nas escolas, mediante uma abordagem contínua, integrada e contextualizada. |
id |
RCAP_a6a45e39400c7d8f0312dd960fd9abd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2133 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Horta-pedagógica: uma ferramenta de educação ambiental para a sustentabilidadeAtividades educativasAmbienteSustentabilidadeCriançasHorta pedagógicaEducational activitiesEnvironmentSustainabilityChildrenPedagogic gardenO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A opção pelo tema do estudo apresentado surgiu a partir da observação dos hábitos das crianças relativos à separação dos resíduos ao longo das primeiras semanas no contexto da PES. A necessidade de educar as crianças, desde cedo, para a sustentabilidade ambiental tem vindo a ser cada vez mais reconhecida, pelo que se considerou pertinente desenvolver um estudo, em articulação com a intervenção pedagógica, com os seguintes objetivos: (a) Caracterizar as ideias prévias dos alunos inerentes à Educação Ambiental; (b) Promover hábitos para a sustentabilidade ambiental; (c) Averiguar as aprendizagens dos alunos. Mediante uma sucessão de atividades didáticas, e com base numa metodologia de investigação qualitativa, recolheram-se dados através da observação, questionários e documentos diversos. A análise dos questionários, conjuntamente com os dados decorrentes da observação participante, revela que, inicialmente, apesar dos alunos denotarem o conhecimento necessário para a separação de resíduos, este não se traduzia nas práticas em contexto escolar. No entanto, ao longo da intervenção pedagógica, as atitudes e comportamentos pró-ambientais melhoraram progressivamente. Observou-se também uma redução dos valores da pegada ecológica dos agregados familiares do primeiro para o segundo cálculo, assim como uma adesão muito expressiva por parte dos encarregados de educação para a continuação do projeto da horta pedagógica. Conclui-se que este estudo representa um contributo para reforçar a necessidade e importância da Educação Ambiental para a Sustentabilidade nas escolas, mediante uma abordagem contínua, integrada e contextualizada.This report was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) course of the Master's Degree in Pre-School and Primary Education. The choice of the theme of the presented study emerged from the observation of children’s habits regarding waste separation during the first weeks of PES. The need to educate children, from an early age, towards environmental sustainability has been increasingly recognized. Therefore, we considered that it would be important to develop a study, in articulation with the pedagogical intervention, with the following objectives: (a) to characterize the students’ ideas about Environmental Education; (b) to promote habits for environmental sustainability; (c) to ascertain the students’ learnings. Through a succession of didactic activities, and with basis on a qualitative research methodology, data were collected through observation, questionnaires and various documents. The analysis of questionnaires, together with the data from participant observation, reveals that, initially, although the students denote the necessary knowledge for waste separation, this did not translate into practices in the school context. However, throughout the pedagogical intervention, pro-environmental attitudes and behaviours have progressively improved. There was also a reduction in the values of the ecological footprint of the households from the first to the second calculation, as well as a very expressive commitment from parents to proceed with the pedagogical garden project. It is concluded that this study represents a contribution to reinforce the need and importance of Environmental Education for Sustainability in schools, through a continuous, integrated and contextualized approach.2019-02-08T11:35:53Z2018-12-14T00:00:00Z2018-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2133TID:202167437porSilva, Andreia Filipa Pires dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:14:08Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:14:08Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Horta-pedagógica: uma ferramenta de educação ambiental para a sustentabilidade |
title |
Horta-pedagógica: uma ferramenta de educação ambiental para a sustentabilidade |
spellingShingle |
Horta-pedagógica: uma ferramenta de educação ambiental para a sustentabilidade Silva, Andreia Filipa Pires da Atividades educativas Ambiente Sustentabilidade Crianças Horta pedagógica Educational activities Environment Sustainability Children Pedagogic garden |
title_short |
Horta-pedagógica: uma ferramenta de educação ambiental para a sustentabilidade |
title_full |
Horta-pedagógica: uma ferramenta de educação ambiental para a sustentabilidade |
title_fullStr |
Horta-pedagógica: uma ferramenta de educação ambiental para a sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
Horta-pedagógica: uma ferramenta de educação ambiental para a sustentabilidade |
title_sort |
Horta-pedagógica: uma ferramenta de educação ambiental para a sustentabilidade |
author |
Silva, Andreia Filipa Pires da |
author_facet |
Silva, Andreia Filipa Pires da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andreia Filipa Pires da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades educativas Ambiente Sustentabilidade Crianças Horta pedagógica Educational activities Environment Sustainability Children Pedagogic garden |
topic |
Atividades educativas Ambiente Sustentabilidade Crianças Horta pedagógica Educational activities Environment Sustainability Children Pedagogic garden |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A opção pelo tema do estudo apresentado surgiu a partir da observação dos hábitos das crianças relativos à separação dos resíduos ao longo das primeiras semanas no contexto da PES. A necessidade de educar as crianças, desde cedo, para a sustentabilidade ambiental tem vindo a ser cada vez mais reconhecida, pelo que se considerou pertinente desenvolver um estudo, em articulação com a intervenção pedagógica, com os seguintes objetivos: (a) Caracterizar as ideias prévias dos alunos inerentes à Educação Ambiental; (b) Promover hábitos para a sustentabilidade ambiental; (c) Averiguar as aprendizagens dos alunos. Mediante uma sucessão de atividades didáticas, e com base numa metodologia de investigação qualitativa, recolheram-se dados através da observação, questionários e documentos diversos. A análise dos questionários, conjuntamente com os dados decorrentes da observação participante, revela que, inicialmente, apesar dos alunos denotarem o conhecimento necessário para a separação de resíduos, este não se traduzia nas práticas em contexto escolar. No entanto, ao longo da intervenção pedagógica, as atitudes e comportamentos pró-ambientais melhoraram progressivamente. Observou-se também uma redução dos valores da pegada ecológica dos agregados familiares do primeiro para o segundo cálculo, assim como uma adesão muito expressiva por parte dos encarregados de educação para a continuação do projeto da horta pedagógica. Conclui-se que este estudo representa um contributo para reforçar a necessidade e importância da Educação Ambiental para a Sustentabilidade nas escolas, mediante uma abordagem contínua, integrada e contextualizada. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-14T00:00:00Z 2018-12-14 2019-02-08T11:35:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2133 TID:202167437 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2133 |
identifier_str_mv |
TID:202167437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543276853460992 |