Horta-pedagógica: uma ferramenta de educação ambiental para a sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Filipa Pires da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2133
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A opção pelo tema do estudo apresentado surgiu a partir da observação dos hábitos das crianças relativos à separação dos resíduos ao longo das primeiras semanas no contexto da PES. A necessidade de educar as crianças, desde cedo, para a sustentabilidade ambiental tem vindo a ser cada vez mais reconhecida, pelo que se considerou pertinente desenvolver um estudo, em articulação com a intervenção pedagógica, com os seguintes objetivos: (a) Caracterizar as ideias prévias dos alunos inerentes à Educação Ambiental; (b) Promover hábitos para a sustentabilidade ambiental; (c) Averiguar as aprendizagens dos alunos. Mediante uma sucessão de atividades didáticas, e com base numa metodologia de investigação qualitativa, recolheram-se dados através da observação, questionários e documentos diversos. A análise dos questionários, conjuntamente com os dados decorrentes da observação participante, revela que, inicialmente, apesar dos alunos denotarem o conhecimento necessário para a separação de resíduos, este não se traduzia nas práticas em contexto escolar. No entanto, ao longo da intervenção pedagógica, as atitudes e comportamentos pró-ambientais melhoraram progressivamente. Observou-se também uma redução dos valores da pegada ecológica dos agregados familiares do primeiro para o segundo cálculo, assim como uma adesão muito expressiva por parte dos encarregados de educação para a continuação do projeto da horta pedagógica. Conclui-se que este estudo representa um contributo para reforçar a necessidade e importância da Educação Ambiental para a Sustentabilidade nas escolas, mediante uma abordagem contínua, integrada e contextualizada.
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