Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Adriana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, Luís Antonio, Soares, Stela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10151
Resumo: O estudo teve como objetivo apresentar atividades interdisciplinares, estas tiveram a participação dos professores das turmas dos sextos anos do ensino fundamental. A metodologia foi elaborada com cada professor especifico de cada componente curricular ofertado para os sextos anos. A horta foi utilizada como um recurso didático e interdisciplinar. Os temas estudados foram: sustentabilidade; criatividade; inovação; impacto na comunidade e benefício gerado pela tecnologia para o aprendizado do aluno. Analisando as práticas desenvolvidas concluímos que há diversas possibilidades de se fazer trabalhos interdisciplinares em uma horta, associando a teoria à prática escolar. A interdisciplinaridade pode ser considerada um produto inacabado ou polissêmico como é citado por alguns autores e deve ser renovado, repensado a cada ano, a cada etapa realizada de um projeto e a cada atividade desenvolvida em uma sala de aula, levando-se em consideração o contexto social local e regional em que estamos inseridos no momento.
id UFGD-8_e11bca417e6da4693af2d7ef28a361f5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10151
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MSSchool garden: a pedagogical and interdisciplinary proposal experienced in a municipal indigenous school, Dourados – MSHorta escolar. Atividade prática. Interdisciplinaridade. Sustentabilidade.School market garden. Practical activity. Interdisciplinarity. Sustainability.O estudo teve como objetivo apresentar atividades interdisciplinares, estas tiveram a participação dos professores das turmas dos sextos anos do ensino fundamental. A metodologia foi elaborada com cada professor especifico de cada componente curricular ofertado para os sextos anos. A horta foi utilizada como um recurso didático e interdisciplinar. Os temas estudados foram: sustentabilidade; criatividade; inovação; impacto na comunidade e benefício gerado pela tecnologia para o aprendizado do aluno. Analisando as práticas desenvolvidas concluímos que há diversas possibilidades de se fazer trabalhos interdisciplinares em uma horta, associando a teoria à prática escolar. A interdisciplinaridade pode ser considerada um produto inacabado ou polissêmico como é citado por alguns autores e deve ser renovado, repensado a cada ano, a cada etapa realizada de um projeto e a cada atividade desenvolvida em uma sala de aula, levando-se em consideração o contexto social local e regional em que estamos inseridos no momento.Considering the growing environmental concerns and mobilizations, as well as the importance of the theme in the school environment, the present study aimed to present project of school-garden, in wich the sixth year’s teachers of elementary school, organized themselves in the elaboration and choice of activities and methodologies respecting the specificities of each curricular component. The project not only provided a deepening of the themes: sustainability; creativity; innovation; technological impact and benefit in learning, but also provided the opportunity to develop interdisciplinary didactic practices. Thus, from the analysis of the actions developed, the importance of reflecting on the concept of interdisciplinary is legitimized, considering the amplitude of the term. It also adds the relevance of understanding the term in the context of Indigenous Education and inserting it in the local reality of the project.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1015110.30612/hre.v9i16.10151Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-212318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10151/6615Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Maria AdrianaMartins, Luís AntonioSoares, Stela2021-01-14T17:23:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10151Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:15Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS
School garden: a pedagogical and interdisciplinary proposal experienced in a municipal indigenous school, Dourados – MS
title Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS
spellingShingle Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS
Rodrigues, Maria Adriana
Horta escolar. Atividade prática. Interdisciplinaridade. Sustentabilidade.
School market garden. Practical activity. Interdisciplinarity. Sustainability.
title_short Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS
title_full Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS
title_fullStr Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS
title_full_unstemmed Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS
title_sort Horta escolar: uma proposta pedagógica e interdisciplinar vivenciada em uma escola indígena municipal, Dourados – MS
author Rodrigues, Maria Adriana
author_facet Rodrigues, Maria Adriana
Martins, Luís Antonio
Soares, Stela
author_role author
author2 Martins, Luís Antonio
Soares, Stela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Adriana
Martins, Luís Antonio
Soares, Stela
dc.subject.por.fl_str_mv Horta escolar. Atividade prática. Interdisciplinaridade. Sustentabilidade.
School market garden. Practical activity. Interdisciplinarity. Sustainability.
topic Horta escolar. Atividade prática. Interdisciplinaridade. Sustentabilidade.
School market garden. Practical activity. Interdisciplinarity. Sustainability.
description O estudo teve como objetivo apresentar atividades interdisciplinares, estas tiveram a participação dos professores das turmas dos sextos anos do ensino fundamental. A metodologia foi elaborada com cada professor especifico de cada componente curricular ofertado para os sextos anos. A horta foi utilizada como um recurso didático e interdisciplinar. Os temas estudados foram: sustentabilidade; criatividade; inovação; impacto na comunidade e benefício gerado pela tecnologia para o aprendizado do aluno. Analisando as práticas desenvolvidas concluímos que há diversas possibilidades de se fazer trabalhos interdisciplinares em uma horta, associando a teoria à prática escolar. A interdisciplinaridade pode ser considerada um produto inacabado ou polissêmico como é citado por alguns autores e deve ser renovado, repensado a cada ano, a cada etapa realizada de um projeto e a cada atividade desenvolvida em uma sala de aula, levando-se em consideração o contexto social local e regional em que estamos inseridos no momento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10151
10.30612/hre.v9i16.10151
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10151
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.10151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10151/6615
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-21
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170641592320