Aplicação da estratégia "Semantic Feature Analysis" no 2.º ciclo do Ensino Básico em contexto inclusivo: um estudo "quasi-experimental"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verde, Elisabete Maria Gonçalves Afonso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43013
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
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spelling Aplicação da estratégia "Semantic Feature Analysis" no 2.º ciclo do Ensino Básico em contexto inclusivo: um estudo "quasi-experimental"SemânticaEstratégias de ensino-aprendizagemSemantic feature analysis (SFA)2.º Ciclo do ensino básicoEstudo quasi-experimentalSemanticTeaching-learning strategies2nd Cycle of basic educationQuasi-experimental studyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)Com este estudo pretende-se mostrar a eficácia da estratégia Semantic Feature Analysis (SFA) relativamente ao desenvolvimento do vocabulário e compreensão de conceitos teóricos. Tem como finalidade conhecer, descrever e analisar o impacto desta junto de uma turma de 5.º ano de escolaridade no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. Neste sentido, foi desenvolvido um estudo quasi-experimental, junto de uma amostra composta por cinquenta e cinco alunos do 5.º ano de escolaridade distribuídos por três grupos, nomeadamente um grupo experimental (GE), um grupo designado de Escola Virtual (GEV) e um grupo de controlo (GC). A estratégia SFA foi aplicada no GE ao longo de dez sessões sendo cada sessão de quarenta e cinco minutos, tendo ficado estabelecido que nos outros dois grupos seriam aplicados métodos de ensino diferentes nomeadamente, o GEV com recurso à Escola Virtual e o GC que seguiu um método de ensino comummente utilizado pelos professore de acordo com as orientações a seguir no Ensino Básico. Os dados foram recolhidos em dois momentos diferentes, antes e depois da implementação da estratégia com recurso a uma ficha de verificação de conhecimentos. No final do estudo aplicou-se ainda um questionário de satisfação ao professor e alunos do GE. Os resultados deste estudo demonstram que: (1) a estratégia SFA é motivadora, apelativa, pouco dispendiosa, flexível e de fácil aprendizagem; (2) no final da aprendizagem da estratégia SFA, os alunos mostraram-se muito satisfeitos, tendo gostado de a ter aprendido; (3) no pré-teste não existiram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos; (4) no pós-teste existiram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos GEV e GE (r=.-64) e os grupos GC e GE (r=.-59), não se verificando significância entre os grupos GEV e GC; (5) verificou-se uma melhoria no desempenho dos alunos do pré para o pós-teste em todos os grupos, no entanto, o desempenho dos alunos do GE foi significativamente superior ao dos alunos do GEV e do GC, o que se deveu à efiácia da estratégia utilizada e (6) as dimensões do efeito calculadas são elevadas, r=.-88.This study aims to show the effectiveness of the Semantic Feature Analysis strategy (SFA) for the development of vocabulary and for the understanding of theoretical concepts. It aims to understand, describe and analyze the impact of this in a class of the 5th grade in the subject of Natural Sciences. Therefore, it was developed a quasi-experimental study in a sample of fiftyfive students of the 5th grade, split into three groups: an experimental group (GE), a group of Virtual School (GEV) and a control group (GC). The SFA strategy was applied to GE over ten sessions, forty-five minute each, having been established that in the other two groups there would be applied different methods of teaching, GEV using the Virtual School and the GC following a teaching method commonly used by teachers in accordance with the guidelines of Basic Education. Data were collected at two different times, before and after the implementation of the strategy using a knowledge verification form. At the end of the study it was applied a satisfaction questionnaire to the teacher and students of GE. The results of this study show that: (1) the SFA strategy is motivating, appealing, inexpensive, flexible and easy to learn; (2) at the end of the SFA learning strategy, students showed themselves very satisfied, revealing they liked to learned it; (3) in the pre-test there were no statistically significant differences between groups; (4) in the post-test there were statistically significant differences between the groups GEV and GE (r = .- 64) and GC and GE groups (r = .- 59) and there were no significance between the GEV and the GC; (5) there was an improvement in the performance of students from the pre to the post-test in all groups, however, the performance of the GE students was significantly higher than that of students of the GEV and GC due to the effectiveness of the strategy used and (6) the effect size is high, r = 88 .-.Cruz-Santos, AnabelaUniversidade do MinhoVerde, Elisabete Maria Gonçalves Afonso20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43013por201255774info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:23.663251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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