Ecologia de estradas: análise de estudos sobre a mortalidade de vertebrados por atropelamento e uso de passagens hidráulicas por vertebrados.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14919 |
Resumo: | As estradas e tráfego automóvel são fontes de inúmeros impactes negativos nas populações animais, dos quais a mortalidade por atropelamento é um dos mais significativos. Para a avaliação deste impacte foi criado um ranking de estradas que confronta o número de observações (quantidade), com a importância para a conservação das espécies detectadas (qualidade). Por outro lado pretendeu-se avaliar a eficácia das passagens hidráulicas como estruturas minimizadoras do risco de atropelamento, servindo de ligação entre as bermas das estradas. Os resultados sugerem que a ordenação das estradas varia consoante o critério assumido: quantidade ou qualidade dos atropelamentos. Para garantir que locais onde foram detectadas espécies ameaçadas serão alvo de medidas mitigadoras, deve ser dada especial atenção ao seu estatuto de conservação. Também de acordo com os resultados obtidos, as passagens hidráulicas são usadas por várias espécies, embora com grande variabilidade, podendo ser um complemento importante em programas de mitigação dos impactes das estradas. /***Abstract - Roads and traffic are major sources of negative impacts on animal populations, of which road-kill is a most important one. By road ranking proceedings we aimed to evaluate road-kill impact, comparing road prioritization when employing a mortality index (quantity) in opposition to conservation indexes (quality). Also, we aimed to evaluate culverts as linkage points between roadsides, and this way diminish road-kill hazard. Results suggest that prioritization depended highly on the criteria used for doing it: number of specimens killed or conservation/ecological value of the species. Decisions on prioritization road sections should integrate less total number of casualties than conservation concern of species detected, in order to ensure that threaten species receive proper attention toward road-kill mitigation. Also according to results, culverts are used by several species, although high variability was detected, providing an important complement on mitigation impact programs. |
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Ecologia de estradas: análise de estudos sobre a mortalidade de vertebrados por atropelamento e uso de passagens hidráulicas por vertebrados.Road ecology: overview on vertebrate road mortality studies and the use of culverts by vertebrates.Mortalidade por atropelamentoÍndice de conservaçãoÍndice de mortalidadeUso de passagens hidráulicasFragmentação de habitatsOrdenação canónicaRoad-KillsConservation indexMortality indexCulvert useHabitat fragmentationCanonical ordinationAs estradas e tráfego automóvel são fontes de inúmeros impactes negativos nas populações animais, dos quais a mortalidade por atropelamento é um dos mais significativos. Para a avaliação deste impacte foi criado um ranking de estradas que confronta o número de observações (quantidade), com a importância para a conservação das espécies detectadas (qualidade). Por outro lado pretendeu-se avaliar a eficácia das passagens hidráulicas como estruturas minimizadoras do risco de atropelamento, servindo de ligação entre as bermas das estradas. Os resultados sugerem que a ordenação das estradas varia consoante o critério assumido: quantidade ou qualidade dos atropelamentos. Para garantir que locais onde foram detectadas espécies ameaçadas serão alvo de medidas mitigadoras, deve ser dada especial atenção ao seu estatuto de conservação. Também de acordo com os resultados obtidos, as passagens hidráulicas são usadas por várias espécies, embora com grande variabilidade, podendo ser um complemento importante em programas de mitigação dos impactes das estradas. /***Abstract - Roads and traffic are major sources of negative impacts on animal populations, of which road-kill is a most important one. By road ranking proceedings we aimed to evaluate road-kill impact, comparing road prioritization when employing a mortality index (quantity) in opposition to conservation indexes (quality). Also, we aimed to evaluate culverts as linkage points between roadsides, and this way diminish road-kill hazard. Results suggest that prioritization depended highly on the criteria used for doing it: number of specimens killed or conservation/ecological value of the species. Decisions on prioritization road sections should integrate less total number of casualties than conservation concern of species detected, in order to ensure that threaten species receive proper attention toward road-kill mitigation. Also according to results, culverts are used by several species, although high variability was detected, providing an important complement on mitigation impact programs.Universidade de Évora2015-08-25T15:07:48Z2015-08-252005-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14919http://hdl.handle.net/10174/14919pordep biologiafernandoascensao@gmail.com221Ascensão, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:07.755924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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