Atropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Cibele da Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4480
Resumo: Nas ultimas décadas vários estudos têm demonstrado os diferentes impactos das estradas sobre a comunidade de vertebrados, desde a perda e fragmentação de habitat até a morte por atropelamento. Para algumas espécies de répteis isto pode ser agravado por serem animais lentos ou porque a sua atividade ao longo do dia pode coincidir com maior fluxo de veículos em determinadas áreas. O efeito da mortalidade rodoviária sobre as populações de tartarugas está se tornando um crescente problema e pode estar associada a fatores tais como densidade de tráfego, comportamento de nidificação, ou características ecológicas no entorno da pista. As tartarugas também podem ser encontradas enquanto movem-se através de seu ambiente em busca de habitat terrestre. Para o Pampa brasileiro, poucos estudos sobre o tema foram desenvolvidos até o momento. Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de mortes de quelônios devido a atropelamento em dois trechos da BR290. Foram realizadas 102 amostragens para o trecho 1 e 65 para o dois, realizadas duas vezes na semana, com intervalos de no mínimo dois e no máximo quatro dias entre as mesmas. As amostragens foram realizadas utilizando-se uma bicicleta (trecho1) ou percorrendo a pé (trecho 2). Foram registrados um total de um total de 96 indivíduos atropelados durante o estudo. Trachemys dorbigni (Emydidae), foi a espécie mais encontrada seguido de Hydromedusa tectifera (Chelidae).
id UNIP_31077f0aa9bc94813761e419133d49c0
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4480
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Stefenon, Valdir Marcoshttp://lattes.cnpq.br/6868213051236665Silva, Sergio Dias daMachado, Renata Figueirahttp://lattes.cnpq.br/5806536719325529http://lattes.cnpq.br/3457632168727854Cardoso, Cibele da Costa2019-09-02T12:09:05Z2010-12-082019-09-02T12:09:05Z2010-12-01CARDOSO, Cibele da Costa. Atropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro. 2010. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Ciências Biológicas Bacharelado). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2010.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4480Nas ultimas décadas vários estudos têm demonstrado os diferentes impactos das estradas sobre a comunidade de vertebrados, desde a perda e fragmentação de habitat até a morte por atropelamento. Para algumas espécies de répteis isto pode ser agravado por serem animais lentos ou porque a sua atividade ao longo do dia pode coincidir com maior fluxo de veículos em determinadas áreas. O efeito da mortalidade rodoviária sobre as populações de tartarugas está se tornando um crescente problema e pode estar associada a fatores tais como densidade de tráfego, comportamento de nidificação, ou características ecológicas no entorno da pista. As tartarugas também podem ser encontradas enquanto movem-se através de seu ambiente em busca de habitat terrestre. Para o Pampa brasileiro, poucos estudos sobre o tema foram desenvolvidos até o momento. Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de mortes de quelônios devido a atropelamento em dois trechos da BR290. Foram realizadas 102 amostragens para o trecho 1 e 65 para o dois, realizadas duas vezes na semana, com intervalos de no mínimo dois e no máximo quatro dias entre as mesmas. As amostragens foram realizadas utilizando-se uma bicicleta (trecho1) ou percorrendo a pé (trecho 2). Foram registrados um total de um total de 96 indivíduos atropelados durante o estudo. Trachemys dorbigni (Emydidae), foi a espécie mais encontrada seguido de Hydromedusa tectifera (Chelidae).In the latest decades several studies have demonstrated different impacts of roads (highways) on the community of vertebrates, from loss and fragmentation of their habitat to their death by run-over. For some species of reptiles, this fact can be intensified because these animals are relatively slow or because their activity throughout the day may coincide with increased flow of vehicles in certain areas. The effect of road mortality on turtle populations is becoming an ever increasing problem and may be associated with factors such as traffic density, nesting behavior, or ecological features in the vicinities of the roadway. Turtles can also be found when they move through their environment looking for terrestrial habitat. For the Brazilian Pampa, few studies on the subject have been developed so far. This study aimed the conduction of a survey about death of turtles due to trampling, in two patches of the BR290. A hundred and two animals were sampled in the first area and 65 in the second one. Sampling was performed twice a week, with intervals of at least two and at most four days between them. Sampling through the sampled areas was performed by bicycle (area 1) or by foot (area 2). We recorded a total of a total of 96 individuals victimized during the study. Trachemys dorbigni (Emydidae) was the species most commonly found followed by Hydromedusa tectifera (Chelidae).porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São GabrielCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASTrachemys dorbigniHydromedusa tectiferaAtropelamentosPampaRoad killsAtropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALAtropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro.pdfAtropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro.pdfapplication/pdf741488https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4480/1/Atropelamentos%20de%20quel%c3%b4nios%20em%20uma%20rodovia%20do%20pampa%20brasileiro.pdf76c604cc749a755d1370569c57d0c0ecMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81894https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4480/2/license.txt8a7faf2cb3270a2d6cad91a530778753MD52TEXTAtropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro.pdf.txtAtropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro.pdf.txtExtracted texttext/plain38719https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4480/3/Atropelamentos%20de%20quel%c3%b4nios%20em%20uma%20rodovia%20do%20pampa%20brasileiro.pdf.txt2d458145bf0137043308498d05b91c02MD53riu/44802019-09-03 03:49:48.637oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-09-03T06:49:48Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro
title Atropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro
spellingShingle Atropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro
Cardoso, Cibele da Costa
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Trachemys dorbigni
Hydromedusa tectifera
Atropelamentos
Pampa
Road kills
title_short Atropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro
title_full Atropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro
title_fullStr Atropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro
title_full_unstemmed Atropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro
title_sort Atropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro
author Cardoso, Cibele da Costa
author_facet Cardoso, Cibele da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stefenon, Valdir Marcos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6868213051236665
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Sergio Dias da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Machado, Renata Figueira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5806536719325529
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3457632168727854
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Cibele da Costa
contributor_str_mv Stefenon, Valdir Marcos
Silva, Sergio Dias da
Machado, Renata Figueira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
topic CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Trachemys dorbigni
Hydromedusa tectifera
Atropelamentos
Pampa
Road kills
dc.subject.por.fl_str_mv Trachemys dorbigni
Hydromedusa tectifera
Atropelamentos
Pampa
Road kills
description Nas ultimas décadas vários estudos têm demonstrado os diferentes impactos das estradas sobre a comunidade de vertebrados, desde a perda e fragmentação de habitat até a morte por atropelamento. Para algumas espécies de répteis isto pode ser agravado por serem animais lentos ou porque a sua atividade ao longo do dia pode coincidir com maior fluxo de veículos em determinadas áreas. O efeito da mortalidade rodoviária sobre as populações de tartarugas está se tornando um crescente problema e pode estar associada a fatores tais como densidade de tráfego, comportamento de nidificação, ou características ecológicas no entorno da pista. As tartarugas também podem ser encontradas enquanto movem-se através de seu ambiente em busca de habitat terrestre. Para o Pampa brasileiro, poucos estudos sobre o tema foram desenvolvidos até o momento. Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de mortes de quelônios devido a atropelamento em dois trechos da BR290. Foram realizadas 102 amostragens para o trecho 1 e 65 para o dois, realizadas duas vezes na semana, com intervalos de no mínimo dois e no máximo quatro dias entre as mesmas. As amostragens foram realizadas utilizando-se uma bicicleta (trecho1) ou percorrendo a pé (trecho 2). Foram registrados um total de um total de 96 indivíduos atropelados durante o estudo. Trachemys dorbigni (Emydidae), foi a espécie mais encontrada seguido de Hydromedusa tectifera (Chelidae).
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-08
2019-09-02T12:09:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-02T12:09:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARDOSO, Cibele da Costa. Atropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro. 2010. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Ciências Biológicas Bacharelado). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4480
identifier_str_mv CARDOSO, Cibele da Costa. Atropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro. 2010. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Ciências Biológicas Bacharelado). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2010.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Gabriel
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4480/1/Atropelamentos%20de%20quel%c3%b4nios%20em%20uma%20rodovia%20do%20pampa%20brasileiro.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4480/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4480/3/Atropelamentos%20de%20quel%c3%b4nios%20em%20uma%20rodovia%20do%20pampa%20brasileiro.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 76c604cc749a755d1370569c57d0c0ec
8a7faf2cb3270a2d6cad91a530778753
2d458145bf0137043308498d05b91c02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849084916531200