Brand equity : comportamento do consumidor perante as marcas da distribuição

Bibliographic Details
Main Author: Sousa, Daniela Alexandra da Costa
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10316/29957
Summary: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
id RCAP_a6b3762c6d3092bbd7133b0ba46e5a87
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/29957
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brand equity : comportamento do consumidor perante as marcas da distribuiçãoMarcasBrand equityMarcas do distribuidorComportamento do consumidorQualidade percebidaLealdadeBrand awarenessDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.Esta investigação trata dos antecedentes e consequentes do brand equity das marcas do distribuidor. O brand equity não só é relevante para a gestão das marcas das organizações, mas para o consumidor, pois é ele que vai contribuir para o sucesso final da marca através das diversas variáveis que são abordadas nesta dissertação. Assiste-se a uma evolução frenética na relação entre os consumidores e as marcas, o consumidor passou a ser o detentor do resultado final da construção e gestão das marcas. As marcas têm cada vez mais uma importância fulcral no comportamento do consumidor no momento de compra, assim o valor/património da marca deverá ser bem definido e vincado para que as empresas se possam diferenciar da concorrência. O objetivo central desta pesquisa é responder se as marcas de distribuidor possuem valor para o consumidor, isto é, avaliar o seu brand equity, e estudar as variáveis que mais contribuem para a sua formação. Ao mesmo tempo, pretende-se estudar o impacto do brand equity na intenção de compra e no word-of-mouth. Assim foi realizada uma pesquisa de índole quantitativa através de um questionário estruturado, baseado numa amostra de 237 inquiridos com idade superior a 18 anos, de ambos os sexos através do meio digital. Feita a análise estatística, as variáveis price deals, identificação com a marca, confiança na marca foram as que apresentaram um impacto positivo total nas variáveis respeitantes à construção do brand equity: qualidade percebida, lealdade e brand awareness. Já estas dimensões do brand equity parecem ter um impacto positivo no word-of-mouth e a dimensão brand awareness tem um impacto positivo na intenção de compra. Por fim, a intenção de compra tem um impacto positivo no WOM. Os efeitos moderadores da crise e das atitudes face ás marcas da distribuição foram testados através da análise multigrupos.FEUC2015-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/29957http://hdl.handle.net/10316/29957TID:201480662porSousa, Daniela Alexandra da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/29957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:53.896924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brand equity : comportamento do consumidor perante as marcas da distribuição
title Brand equity : comportamento do consumidor perante as marcas da distribuição
spellingShingle Brand equity : comportamento do consumidor perante as marcas da distribuição
Sousa, Daniela Alexandra da Costa
Marcas
Brand equity
Marcas do distribuidor
Comportamento do consumidor
Qualidade percebida
Lealdade
Brand awareness
title_short Brand equity : comportamento do consumidor perante as marcas da distribuição
title_full Brand equity : comportamento do consumidor perante as marcas da distribuição
title_fullStr Brand equity : comportamento do consumidor perante as marcas da distribuição
title_full_unstemmed Brand equity : comportamento do consumidor perante as marcas da distribuição
title_sort Brand equity : comportamento do consumidor perante as marcas da distribuição
author Sousa, Daniela Alexandra da Costa
author_facet Sousa, Daniela Alexandra da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Daniela Alexandra da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas
Brand equity
Marcas do distribuidor
Comportamento do consumidor
Qualidade percebida
Lealdade
Brand awareness
topic Marcas
Brand equity
Marcas do distribuidor
Comportamento do consumidor
Qualidade percebida
Lealdade
Brand awareness
description Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/29957
http://hdl.handle.net/10316/29957
TID:201480662
url http://hdl.handle.net/10316/29957
identifier_str_mv TID:201480662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133744913711104