Brand equity : um estudo sobre a marca Apple
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/18092 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho. |
id |
RCAP_c28c27d7da190785b1b56bb5bd83c78c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/18092 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brand equity : um estudo sobre a marca AppleBrand equityAppleLealdadeQualidade percebidaNotoriedade à marcaIntenção de compraAtitude face ao dinheiroAtitude face à marcaDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.A marca tem, nos dias de hoje, uma importância fundamental na gestão das empresas constituindo um dos seus principais activos. Saber gerir o brand equity de uma marca é fundamental para a comunidade que se empenha no estudo do comportamento dos consumidores, bem como para os gestores de activos das empresas. Neste contexto, o presente estudo pretende identificar e avaliar os factores explicativos do brand equity da uma marca considerada uma lovebrand de sucesso, aplicando o modelo conceptual de David Aaker, de forma a investigar a relação do brand equity com as suas dimensões, lealdade à marca, qualidade percebida, notoriedade da marca e associações da marca. Para o efeito o investigador procurou estudar o brand equity da marca Apple, tendo em conta as suas dimensões, e avaliando como o brand equity se reflecte em intenção de compra. Para este efeito, as variáveis relacionadas com a atitude face a produtos de marca e a atitude face ao dinheiro por parte dos consumidores foram também analisadas no presente estudo. Para testar a importância das dimensões do modelo optou-se por uma metodologia quantitativa, tendo sido desenvolvido um questionário via online. Os resultados obtidos revelaram que o brand equity da marca Apple está suportado pela lealdade à marca, que assume, no presente estudo, um peso significativo como factor determinante do valor da marca Apple. Uma marca com um brand equity elevado é sinónimo de compras futuras e representa um valioso activo que se deve preservar e desenvolver. Este estudo foca-se no brand equity da marca Apple por ser reconhecida e referenciada no mundo académico e empresarial como uma lovebrand, com importantes activos resultantes da força e do valor da marca.FEUC2011-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/18092http://hdl.handle.net/10316/18092porPalaio, Rui Eduardo Avelar - Brand equity : um estudo sobre a marca Apple. Coimbra, 2011Palaio, Rui Eduardo Avelarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/18092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:29.388526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brand equity : um estudo sobre a marca Apple |
title |
Brand equity : um estudo sobre a marca Apple |
spellingShingle |
Brand equity : um estudo sobre a marca Apple Palaio, Rui Eduardo Avelar Brand equity Apple Lealdade Qualidade percebida Notoriedade à marca Intenção de compra Atitude face ao dinheiro Atitude face à marca |
title_short |
Brand equity : um estudo sobre a marca Apple |
title_full |
Brand equity : um estudo sobre a marca Apple |
title_fullStr |
Brand equity : um estudo sobre a marca Apple |
title_full_unstemmed |
Brand equity : um estudo sobre a marca Apple |
title_sort |
Brand equity : um estudo sobre a marca Apple |
author |
Palaio, Rui Eduardo Avelar |
author_facet |
Palaio, Rui Eduardo Avelar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palaio, Rui Eduardo Avelar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brand equity Apple Lealdade Qualidade percebida Notoriedade à marca Intenção de compra Atitude face ao dinheiro Atitude face à marca |
topic |
Brand equity Apple Lealdade Qualidade percebida Notoriedade à marca Intenção de compra Atitude face ao dinheiro Atitude face à marca |
description |
Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/18092 http://hdl.handle.net/10316/18092 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/18092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Palaio, Rui Eduardo Avelar - Brand equity : um estudo sobre a marca Apple. Coimbra, 2011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FEUC |
publisher.none.fl_str_mv |
FEUC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133741355892736 |