As TIC na atividade profissional do professor de matemática: um estudo com incidência na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Sara
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/19029
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)
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spelling As TIC na atividade profissional do professor de matemática: um estudo com incidência na prática docente51:372.851372.851:51371.68Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)Com este estudo pretende-se averiguar a utilização que os professores de Matemática, de escolas do concelho do Porto, dão aos recursos tecnológicos nas suas atividades profissionais (letivas e não letivas). Trata-se de uma investigação predominantemente interpretativa, concretizada, numa primeira fase, por componentes quantitativas e, numa segunda fase, por três estudos de caso. A primeira fase do estudo trata da análise das respostas que 210 professores dos diferentes ciclos escolares dão a um questionário (70 questionários de professores de cada um dos ciclos: 1.º ciclo, 2.º ciclo e 3.º ciclo/sec). A segunda fase do estudo trata de três estudos de caso, integrando cada um deles professores de cada um destes ciclos escolares de um agrupamento de escolas. Procurou-se, assim, responder às seguintes questões: Que recursos tecnológicos utiliza o professor de Matemática na sua prática letiva? Com que finalidade? Que recursos tecnológicos utiliza o professor de Matemática na sua prática não letiva? Com que finalidade? Que razões fazem com que o professor de Matemática utiliza, ou não, as TIC na sua prática profissional? Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário, da observação de aulas, de entrevistas, de notas de campo e da análise de documentos. Os resultados indicam que os recursos tecnológicos mais utilizados pelos professores são o computador e a Internet essencialmente para a preparação de materiais para as suas aulas, para comunicar com os diferentes elementos da comunidade escolar e para procurar materiais didáticos ou informação sobre conteúdos matemáticos. Recursos como o Quadro Interativo, a plataforma Moodle são os menos utilizados. A utilização da calculadora varia de forma crescente com o nível de ensino e é utilizada essencialmente para verificar e obter resultados e para os alunos apresentarem os seus processos. As TIC são utilizadas na preparação de materiais, individualmente ou em grupo, e na realização de trabalho para a escola. Os docentes de um modo geral referem, aquando da sua formação inicial, ter recebido formação pouco adequada para utilizar as TIC e os materiais tecnológicos que exploraram nessa altura. Esses recursos foram essencialmente o computador (editor de texto, editor de apresentações) e a calculadora. A maior parte dos professores afirma que já realizou formação contínua em TIC e que teve implicações na integração desses recursos na sua prática letivo ou não letiva bem como no trabalho que desenvolve com os seus colegas. Os professores admitem vantagens e desvantagens à utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A falta de recursos disponíveis nos estabelecimentos de ensino e a necessidade de formação específica são fatores que os professores referem como inibidor da utilização das TIC na sua prática.With this study is intended to investigate the use of mathematics teachers in schools, in the municipality of Porto, give technological resources in their professional activities (instruction a collective or? not). It is a predominantly interpretive research, carried out, initially, for quantitative components and, subsequently, by three case studies. The first phase of the study deals with the analysis of the responses that 210 teachers of different educational levels give a questionnaire (70 questionnaires from teachers each cycle: 1. Cycle, 2. Cycle and 3. Cycle/sec). The second phase of the study deals with three case studies, where each one integrates teachers of each school cycle of a cluster of schools. It was, therefore, answer the following questions: What technological resources using the mathematics teacher in theirs teaching practice? For what purpose? What technological resources using the mathematics teacher out of theirs teaching practice? For what purpose? What reasons make the math teacher uses ICT in their professional practice? Data were collected through the application of a questionnaire, the classroom observation, interviews, field notes and documents analysis. The results indicate that the most technological resources used by math teachers are the computer and the Internet, primarily for the preparation of materials for their classes, to communicate with the different elements of the school community and to seek learning materials or information about mathematical contents. Resources such as interactive whiteboards and the Moodle platform are the least used. The use of calculators varies with the increasing level of education and is mainly used to check and get results and for students to present their processes. ICT is used in the preparation of materials, individually or in groups, and carrying out work for the school. Teachers generally refer, when their initial training, have received little training appropriate to make use ICT and materials technology has explored at that time. Those resources were essentially the computer (a text editor and presentation editor) and the calculator. Most of the teachers said that they had ongoing training in ICT and had implications for the integration of these resources in their professional or non professional practice as well as by the work that develops with their colleagues. Teachers admit advantages and disadvantages to the use of ICT in teaching and learning process of mathematics. The lack of resources available in schools and the need for specific training are factors that teachers relate as inhibitor of the use of ICT in their practice.Viseu, FlorianoUniversidade do MinhoCruz, Sara20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/19029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:01.741024Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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