A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/6213 |
Resumo: | Dissertação mestrado |
id |
RCAP_1e9946116415798cd194c876aa923cb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6213 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico51:372.851372.851:51371.68Dissertação mestradoA Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são as ferramentas chave da sociedade em que hoje vivemos, a Sociedade de Informação. Se a sua utilização nos mais diversos sectores da sociedade é já uma realidade, no dia-a-dia escolar a sua presença é ainda pouco assídua. Constrangimentos diversos servem de álibi para esta situação: falta de formação dos professores, falta de recursos materiais, muitos alunos por turma, ... Vários projectos foram lançados ao longo de mais de 20 anos para a integração das TIC na escola. Quisemos, com este estudo saber, que impacto tiveram estas iniciativas e os diversos estudos que defendem a integração do computador no processo ensino - aprendizagem da Matemática e de que forma esta integração está a ser feita nas aulas de Matemática, do ensino básico. Participaram neste estudo 202 professores de Matemática dos três ciclos do ensino básico. Os dados foram recolhidos através de um questionário aplicados aos professores. Os resultados parecem indicar que os professores consideram as TIC vantajosas para o ensino da Matemática mas pouco as utilizam com os alunos. Frequentam bastantes acções de formação nesta área, mas de âmbito generalista. Poucos têm formação na utilização das TIC na aula de Matemática. Sugere-se, por isso, acções de formação que permitam aos professores manusear com destreza os diversos softwares disponíveis para o seu ciclo de ensino e planificar actividades nas áreas que considerem mais vantajosas utilizando as TIC.The ICT - Information and Communication Technology – it’s a key-tool of the society in which we live today, the Information Society. If its use in the most diverse sectors of the society is already a reality, in the day-by-day schoolwork its presence is still little noticed. A variety of constraints serve of alibi for this situation: lack of programs where the teachers could learn, lack of material resources, many pupils for group, … Some projects have been launched throughout more than 20 years for the integration of the ICT at school. We wanted, with this study, know the impact that these initiatives had had and the different studies that defend the integration of the computer in the process of teaching and learning Mathematics and how this integration is being done in the Mathematics classes, in basic education. 202 teachers of Mathematics of the three basic cycles of education had participated in this study. The data has been collected through a questionnaire applied to the teachers. The results seem to indicate that teachers consider advantageous the use of ICT in Mathematics teaching, but only a few uses it with the students. Teachers participate in sufficient programs in this area, but of generalist nature. Few have skills in the use of the ICT in Mathematics lessons. It is suggested, therefore, courses that allow teachers to handle, with dexterity, diverse software’s available for its cycle of education and to design activities in the areas that consider more advantageous, using the ICT.Almeida, ConceiçãoUniversidade do MinhoSousa, Sílvia Cristina da Costa e2006-11-082006-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:34.533583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico |
title |
A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico |
spellingShingle |
A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico Sousa, Sílvia Cristina da Costa e 51:372.851 372.851:51 371.68 |
title_short |
A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico |
title_full |
A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico |
title_fullStr |
A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico |
title_sort |
A integração das TIC nas aulas de matemática : perspectivas de um grupo de professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico |
author |
Sousa, Sílvia Cristina da Costa e |
author_facet |
Sousa, Sílvia Cristina da Costa e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Conceição Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Sílvia Cristina da Costa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
51:372.851 372.851:51 371.68 |
topic |
51:372.851 372.851:51 371.68 |
description |
Dissertação mestrado |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-11-08 2006-11-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/6213 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/6213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132375908614144 |