O papel do estatuto socioeconómico e do envolvimento parental na inclusão escolar de crianças com idades entre os seis e os dez anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvério, Ana Beatriz Reigada
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13416
Resumo: O presente trabalho tem como principal intuito analisar a relação entre o estatuto socioeconómico e os indicadores de inclusão em meio escolar (resultados escolares, bem-estar e comportamento na escola) e o papel mediador da perceção de envolvimento parental dos pais. Ainda, pretende-se verificar se a perceção dos professores e das crianças relativamente ao envolvimento parental modera a relação entre o envolvimento parental percebido dos pais e os indicadores de inclusão. O estudo foi realizado com 105 crianças do 1º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico, 105 encarregados de educação e 12 professores, e avaliou, à luz da tipologia de Epstein (1987), as dimensões do envolvimento parental segundo a perceção dos mesmos. O estudo tem uma metodologia quantitativa com recurso à aplicação de questionários acerca da perceção do envolvimento parental (respondentes pais, professores e crianças); bem-estar escolar (respondentes crianças); comportamento pró-social e agressivo das crianças (respondentes professores). Relativamente aos dados acerca dos resultados escolares e do estatuto socioeconómico, estes foram obtidos com recurso ao programa MISI e aos dados facultados pela direção do Agrupamento de Escolas. Em linha com as hipóteses, verificou-se que o estatuto socioeconómico, o envolvimento parental percecionado pelos professores e o envolvimento parental percecionado pelos próprios pais influenciam positivamente os resultados escolares, o bem-estar e o comportamento das crianças na escola. Verificou-se, ainda, que a relação entre o envolvimento parental percebido pelos pais e os resultados escolares é mais forte quando reconhecido pelos professores.
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