O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Margarida de Nunes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/4040
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_a6ce2f5d7267fc1ee7e1c840dd1adac3
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4040
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolarSentido de númeroCrenças e expectativasMeio socioeconómico baixoNumber senseBeliefs and expectationsLow socio-economic backgroundDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO presente trabalho tem como principal objetivo estudar o desenvolvimento do sentido de número nas crianças que frequentam o ensino pré-escolar, concomitantemente analisou-se também o desempenho matemático e a sua relação com o género dos alunos, condições socioeconómicas das respetivas famílias e as crenças das educadoras. Participaram neste estudo 33 alunos a frequentar duas salas do último ano da educação préescolar do concelho de Lisboa de um meio socioeconómico baixo. Os instrumentos utilizados foram o TEMA3 (Ginsburg & Baroody, 2003) depois traduzido e adaptado para a língua portuguesa e a escala de crenças e atitudes de Benz (2008) também traduzida e adaptada para esta língua. Os resultados indicam que as crianças têm um baixo desempenho no TEMA3, não existindo diferenças significativas entre géneros e que as educadoras possuem fortes crenças relativas ao ensino e aprendizagem da matemática no pré-escolar em meios socioeconómicos baixos.ABSTRACT: The main objective of the present work is to study the development of number sense in children attending pres-school, concomitantly it was analyzed the mathematical performance and its relationship with the students' gender, socio-economic conditions of their families and beliefs of educators. Participants in this study included 33 students attending two rooms on the last year of education Preschool education in Lisbon, from a low socio-economic background. The instruments used were the TEMA3 (Ginsburg & Baroody, 2003) later translated and adapted to Portuguese and range of beliefs and attitudes Benz (2008) also adapted and translated into this language. The results indicate that children have a poor performance in TEMA3, with no significant differences between genders and that educators have strong beliefs regarding the teaching and learning of mathematics in preschool in low socio-economic background.Ramalho, GlóriaRepositório do ISPAAlves, Ana Margarida de Nunes2015-10-24T13:12:45Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:48Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:52.481322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar
title O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar
spellingShingle O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar
Alves, Ana Margarida de Nunes
Sentido de número
Crenças e expectativas
Meio socioeconómico baixo
Number sense
Beliefs and expectations
Low socio-economic background
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar
title_full O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar
title_fullStr O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar
title_sort O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar
author Alves, Ana Margarida de Nunes
author_facet Alves, Ana Margarida de Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramalho, Glória
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Margarida de Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Sentido de número
Crenças e expectativas
Meio socioeconómico baixo
Number sense
Beliefs and expectations
Low socio-economic background
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Sentido de número
Crenças e expectativas
Meio socioeconómico baixo
Number sense
Beliefs and expectations
Low socio-economic background
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2015-10-24T13:12:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/4040
url http://hdl.handle.net/10400.12/4040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130080230768640