O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4040 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
id |
RCAP_a6ce2f5d7267fc1ee7e1c840dd1adac3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4040 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolarSentido de númeroCrenças e expectativasMeio socioeconómico baixoNumber senseBeliefs and expectationsLow socio-economic backgroundDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO presente trabalho tem como principal objetivo estudar o desenvolvimento do sentido de número nas crianças que frequentam o ensino pré-escolar, concomitantemente analisou-se também o desempenho matemático e a sua relação com o género dos alunos, condições socioeconómicas das respetivas famílias e as crenças das educadoras. Participaram neste estudo 33 alunos a frequentar duas salas do último ano da educação préescolar do concelho de Lisboa de um meio socioeconómico baixo. Os instrumentos utilizados foram o TEMA3 (Ginsburg & Baroody, 2003) depois traduzido e adaptado para a língua portuguesa e a escala de crenças e atitudes de Benz (2008) também traduzida e adaptada para esta língua. Os resultados indicam que as crianças têm um baixo desempenho no TEMA3, não existindo diferenças significativas entre géneros e que as educadoras possuem fortes crenças relativas ao ensino e aprendizagem da matemática no pré-escolar em meios socioeconómicos baixos.ABSTRACT: The main objective of the present work is to study the development of number sense in children attending pres-school, concomitantly it was analyzed the mathematical performance and its relationship with the students' gender, socio-economic conditions of their families and beliefs of educators. Participants in this study included 33 students attending two rooms on the last year of education Preschool education in Lisbon, from a low socio-economic background. The instruments used were the TEMA3 (Ginsburg & Baroody, 2003) later translated and adapted to Portuguese and range of beliefs and attitudes Benz (2008) also adapted and translated into this language. The results indicate that children have a poor performance in TEMA3, with no significant differences between genders and that educators have strong beliefs regarding the teaching and learning of mathematics in preschool in low socio-economic background.Ramalho, GlóriaRepositório do ISPAAlves, Ana Margarida de Nunes2015-10-24T13:12:45Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4040porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:48Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:52.481322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar |
title |
O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar |
spellingShingle |
O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar Alves, Ana Margarida de Nunes Sentido de número Crenças e expectativas Meio socioeconómico baixo Number sense Beliefs and expectations Low socio-economic background Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar |
title_full |
O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar |
title_fullStr |
O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar |
title_sort |
O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar |
author |
Alves, Ana Margarida de Nunes |
author_facet |
Alves, Ana Margarida de Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramalho, Glória Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ana Margarida de Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sentido de número Crenças e expectativas Meio socioeconómico baixo Number sense Beliefs and expectations Low socio-economic background Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Sentido de número Crenças e expectativas Meio socioeconómico baixo Number sense Beliefs and expectations Low socio-economic background Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012-01-01T00:00:00Z 2015-10-24T13:12:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/4040 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/4040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130080230768640 |