Voluntariado como oportunidade de desenvolvimento pessoal, social e cívico : um estudo com estudantes do ensino superior da UCP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Mariana Faria Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43366
Resumo: O percurso dos estudantes no Ensino Superior (ES) é um lugar de aprendizagem e formação académica de qualidade e excelência que deve ser acompanhado por uma formação pessoal, social e cívica. Um estudante universitário está exposto a novos desafios e stress, importantes para o seu desenvolvimento. As exigências do ES revelam-se positivas ao nível do desenvolvimento psicossocial, emocional, de autonomia, identidade e integral. Partindo deste enquadramento, este estudo visou analisar as perceções dos estudantes voluntários da Universidade Católica Portuguesa sobre a sua experiência de voluntariado e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cívicas. Segundo uma metodologia mista, foram auscultados 98 estudantes-voluntários através da aplicação, online, de um questionário, adaptado para este efeito. Este incluiu 3 secções: “Caracterização do Voluntário e da Experiência de Voluntariado” e “Desenvolvimento De Competências Pessoais, Sociais e Cívicas”. Esta última inclui o Questionário de Atitudes e Competências Cívicas (CASQ - Civic Attitudes and Skills Questionnaire). Os dados quantitativos foram analisados por meio do software IBM SPSS (versão 28), para realização de análises descritivas e inferenciais; os dados qualitativos foram analisados por meio do software MAXQDA, para realização da análise temática. Considerando os dados, o impacto da participação em atividades de voluntariado é percebido pelos participantes como muito relevante em termos do seu desenvolvimento global. Tanto os dados qualitativos como quantitativos salientaram as competências as competências interpessoais e de resolução de problemas e o empoderamento pessoal como as mais evidenciadas pelos estudantes. Os resultados reforçam a importância de proporcionar estas experiências de voluntariado no contexto do Ensino Superior, de forma a promover currículos alargados e formar estudantes para além dos objetivos académicos.
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