O aquecimento e o desaquecimento vocal na arte do canto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Lúcia Sofia Serrano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32496
Resumo: Este trabalho consiste na elaboração do Relatório Final do Estágio de Ensino Supervisionado de música, que foi realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Música, Canto Lírico da Escola de Artes da Universidade de Évora. A prática de Ensino Supervisionada desenvolveu-se no Conservatório Regional de Évora (EBORAE), no ano letivo de 2020/2021 tendo como objetivo primordial a consolidação e integração dos conhecimentos teóricos adquiridos no 1ºe 2º semestre do Curso de Mestrado, através da prática da docência supervisionada e orientada, com vista à profissionalização de professores competentes de ensino especializado da música. O presente relatório está estruturado em duas grandes partes: na primeira parte serão apresentadas as problemáticas das atividades desenvolvidas na prática de ensino supervisionada, o que foi trabalhado com os diferentes alunos e os métodos de ensino aplicados. A segunda parte é constituída pela pesquisa da temática escolhida, neste caso o Aquecimento e o Desaquecimento Vocal, como é visto pelos profissionais da voz, a sua problemática e importância para a vida profissional e de que forma este foi integrado e trabalhado ao longo do ano letivo no estágio; Abstract: Title: Vocal warm-up and cool-down in the art of singing This dissertation involves the elaboration of a supervised music internship report. This was accomplished to meet the criteria, that are mandatory, to conclude the masters in teaching program provided by Évora’s University School of Arts. The internship took place at Évora’s regional conservatory, Eboæ Mvsica (CREV), during the school year of 2020/21. The primary goal was to practice, in a supervised environment, some of the methodologies learned in the subjects provided during the 1st and 2nd semester of the Master’s program, which was designed to form competent individuals that are prepared to teach in specialized music schools. This dissertation is divided into two parts, the first part being the report of the internship where a description of all the activities done with the students will be provided, analyzing what was worked on, what methodologies were used and what problems were encountered. The second part is where I will focus in the research elaborated on the theme chosen, the importance of the vocal warning and cooling exercises. It will be discussed how voice professionals perceive the importance of this theme and it’s influences in every singer professional life. Different exercises will be described and explained by the results provided of its usage during the internship done during a year.
id RCAP_a6e086de78ee3351be5dfa1cb5ec0210
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O aquecimento e o desaquecimento vocal na arte do cantoSaúde vocalAquecimentoVocalizeDesaquecimentoProfissionais da vozVocal healthWarm up exercisesVocalizationCooling down exercisesVoice professionalsEste trabalho consiste na elaboração do Relatório Final do Estágio de Ensino Supervisionado de música, que foi realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Música, Canto Lírico da Escola de Artes da Universidade de Évora. A prática de Ensino Supervisionada desenvolveu-se no Conservatório Regional de Évora (EBORAE), no ano letivo de 2020/2021 tendo como objetivo primordial a consolidação e integração dos conhecimentos teóricos adquiridos no 1ºe 2º semestre do Curso de Mestrado, através da prática da docência supervisionada e orientada, com vista à profissionalização de professores competentes de ensino especializado da música. O presente relatório está estruturado em duas grandes partes: na primeira parte serão apresentadas as problemáticas das atividades desenvolvidas na prática de ensino supervisionada, o que foi trabalhado com os diferentes alunos e os métodos de ensino aplicados. A segunda parte é constituída pela pesquisa da temática escolhida, neste caso o Aquecimento e o Desaquecimento Vocal, como é visto pelos profissionais da voz, a sua problemática e importância para a vida profissional e de que forma este foi integrado e trabalhado ao longo do ano letivo no estágio; Abstract: Title: Vocal warm-up and cool-down in the art of singing This dissertation involves the elaboration of a supervised music internship report. This was accomplished to meet the criteria, that are mandatory, to conclude the masters in teaching program provided by Évora’s University School of Arts. The internship took place at Évora’s regional conservatory, Eboæ Mvsica (CREV), during the school year of 2020/21. The primary goal was to practice, in a supervised environment, some of the methodologies learned in the subjects provided during the 1st and 2nd semester of the Master’s program, which was designed to form competent individuals that are prepared to teach in specialized music schools. This dissertation is divided into two parts, the first part being the report of the internship where a description of all the activities done with the students will be provided, analyzing what was worked on, what methodologies were used and what problems were encountered. The second part is where I will focus in the research elaborated on the theme chosen, the importance of the vocal warning and cooling exercises. It will be discussed how voice professionals perceive the importance of this theme and it’s influences in every singer professional life. Different exercises will be described and explained by the results provided of its usage during the internship done during a year.Universidade de Évora2022-09-01T15:57:21Z2022-09-012022-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32496http://hdl.handle.net/10174/32496TID:203056345porDepartamento de Músicaluciimarques@hotmail.com203Marques, Lúcia Sofia Serranoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:29.899712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O aquecimento e o desaquecimento vocal na arte do canto
title O aquecimento e o desaquecimento vocal na arte do canto
spellingShingle O aquecimento e o desaquecimento vocal na arte do canto
Marques, Lúcia Sofia Serrano
Saúde vocal
Aquecimento
Vocalize
Desaquecimento
Profissionais da voz
Vocal health
Warm up exercises
Vocalization
Cooling down exercises
Voice professionals
title_short O aquecimento e o desaquecimento vocal na arte do canto
title_full O aquecimento e o desaquecimento vocal na arte do canto
title_fullStr O aquecimento e o desaquecimento vocal na arte do canto
title_full_unstemmed O aquecimento e o desaquecimento vocal na arte do canto
title_sort O aquecimento e o desaquecimento vocal na arte do canto
author Marques, Lúcia Sofia Serrano
author_facet Marques, Lúcia Sofia Serrano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Lúcia Sofia Serrano
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde vocal
Aquecimento
Vocalize
Desaquecimento
Profissionais da voz
Vocal health
Warm up exercises
Vocalization
Cooling down exercises
Voice professionals
topic Saúde vocal
Aquecimento
Vocalize
Desaquecimento
Profissionais da voz
Vocal health
Warm up exercises
Vocalization
Cooling down exercises
Voice professionals
description Este trabalho consiste na elaboração do Relatório Final do Estágio de Ensino Supervisionado de música, que foi realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Música, Canto Lírico da Escola de Artes da Universidade de Évora. A prática de Ensino Supervisionada desenvolveu-se no Conservatório Regional de Évora (EBORAE), no ano letivo de 2020/2021 tendo como objetivo primordial a consolidação e integração dos conhecimentos teóricos adquiridos no 1ºe 2º semestre do Curso de Mestrado, através da prática da docência supervisionada e orientada, com vista à profissionalização de professores competentes de ensino especializado da música. O presente relatório está estruturado em duas grandes partes: na primeira parte serão apresentadas as problemáticas das atividades desenvolvidas na prática de ensino supervisionada, o que foi trabalhado com os diferentes alunos e os métodos de ensino aplicados. A segunda parte é constituída pela pesquisa da temática escolhida, neste caso o Aquecimento e o Desaquecimento Vocal, como é visto pelos profissionais da voz, a sua problemática e importância para a vida profissional e de que forma este foi integrado e trabalhado ao longo do ano letivo no estágio; Abstract: Title: Vocal warm-up and cool-down in the art of singing This dissertation involves the elaboration of a supervised music internship report. This was accomplished to meet the criteria, that are mandatory, to conclude the masters in teaching program provided by Évora’s University School of Arts. The internship took place at Évora’s regional conservatory, Eboæ Mvsica (CREV), during the school year of 2020/21. The primary goal was to practice, in a supervised environment, some of the methodologies learned in the subjects provided during the 1st and 2nd semester of the Master’s program, which was designed to form competent individuals that are prepared to teach in specialized music schools. This dissertation is divided into two parts, the first part being the report of the internship where a description of all the activities done with the students will be provided, analyzing what was worked on, what methodologies were used and what problems were encountered. The second part is where I will focus in the research elaborated on the theme chosen, the importance of the vocal warning and cooling exercises. It will be discussed how voice professionals perceive the importance of this theme and it’s influences in every singer professional life. Different exercises will be described and explained by the results provided of its usage during the internship done during a year.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01T15:57:21Z
2022-09-01
2022-07-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32496
http://hdl.handle.net/10174/32496
TID:203056345
url http://hdl.handle.net/10174/32496
identifier_str_mv TID:203056345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
luciimarques@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136696602722304