Classificação hierárquica dos quadriláteros e comunicação matemática: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mariana Xavier Cardoso
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes, Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52624
Resumo: O presente artigo retrata parte de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada cujos principais objetivos foram potenciar a compreensão de conceitos geométricos elementares e desenvolver a comunicação matemática nos alunos de uma turma de 4.º ano de escolaridade. De acordo com uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, e adotando como estratégia de investigação o estudo de caso, procurou-se perceber que dificuldades se verificaram na construção e classificação de conceitos geométricos elementares e qual o papel desempenhado pela comunicação matemática na aprendizagem de conceitos geométricos elementares.
id RCAP_a6e454559d6e050f1f34b2e57335c5bb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52624
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Classificação hierárquica dos quadriláteros e comunicação matemática: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridadeGeometriaQuadriláterosComunicação matemática1.º Ciclo do Ensino BásicoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente artigo retrata parte de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada cujos principais objetivos foram potenciar a compreensão de conceitos geométricos elementares e desenvolver a comunicação matemática nos alunos de uma turma de 4.º ano de escolaridade. De acordo com uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, e adotando como estratégia de investigação o estudo de caso, procurou-se perceber que dificuldades se verificaram na construção e classificação de conceitos geométricos elementares e qual o papel desempenhado pela comunicação matemática na aprendizagem de conceitos geométricos elementares.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)Universidade do MinhoFerreira, Mariana Xavier CardosoGomes, Alexandra2015-12-222015-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52624porFerreira, M & Gomes, A. (2015). Classificação hierárquica dos quadriláteros e comunicação matemática: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas, N.º 5, pp. 91-106.http://jpm.ludus-opuscula.org/PDF_Files/Ferreira_Quadrilateros_91_106(5_2015)_low.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:48.701009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Classificação hierárquica dos quadriláteros e comunicação matemática: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade
title Classificação hierárquica dos quadriláteros e comunicação matemática: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade
spellingShingle Classificação hierárquica dos quadriláteros e comunicação matemática: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade
Ferreira, Mariana Xavier Cardoso
Geometria
Quadriláteros
Comunicação matemática
1.º Ciclo do Ensino Básico
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Classificação hierárquica dos quadriláteros e comunicação matemática: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade
title_full Classificação hierárquica dos quadriláteros e comunicação matemática: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade
title_fullStr Classificação hierárquica dos quadriláteros e comunicação matemática: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Classificação hierárquica dos quadriláteros e comunicação matemática: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade
title_sort Classificação hierárquica dos quadriláteros e comunicação matemática: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade
author Ferreira, Mariana Xavier Cardoso
author_facet Ferreira, Mariana Xavier Cardoso
Gomes, Alexandra
author_role author
author2 Gomes, Alexandra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mariana Xavier Cardoso
Gomes, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Quadriláteros
Comunicação matemática
1.º Ciclo do Ensino Básico
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Geometria
Quadriláteros
Comunicação matemática
1.º Ciclo do Ensino Básico
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente artigo retrata parte de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada cujos principais objetivos foram potenciar a compreensão de conceitos geométricos elementares e desenvolver a comunicação matemática nos alunos de uma turma de 4.º ano de escolaridade. De acordo com uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, e adotando como estratégia de investigação o estudo de caso, procurou-se perceber que dificuldades se verificaram na construção e classificação de conceitos geométricos elementares e qual o papel desempenhado pela comunicação matemática na aprendizagem de conceitos geométricos elementares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
2015-12-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52624
url http://hdl.handle.net/1822/52624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, M & Gomes, A. (2015). Classificação hierárquica dos quadriláteros e comunicação matemática: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas, N.º 5, pp. 91-106.
http://jpm.ludus-opuscula.org/PDF_Files/Ferreira_Quadrilateros_91_106(5_2015)_low.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
publisher.none.fl_str_mv Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132355423633408