Triângulos e quadriláteros em movimento no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/15167 |
Resumo: | O presente relatório descreve a componente de investigação da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, constituinte do curso de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho apresenta a reflexão do potencial que existe entre a articulação de conteúdos da área da matemática e da educação física, particularmente do jogo, nos anos iniciais do ensino básico. Sendo a matemática uma das disciplinas em que os alunos apresentam maior insucesso, procura-se mostrar que a educação física, nomeadamente o jogo, consiste numa atividade prazerosa para o aluno e constitui um possível aliado para despertar o gosto pela matemática e, deste modo, estimular um processo de ensino e de aprendizagem mais significativo desta área de conhecimento. Este relatório defende a necessidade de refletir e de implementar a interdisciplinaridade, de forma consistente, desde os primeiros anos de escolaridade, pois numa sociedade em constante mudança, esta prática educacional e social poderá ser uma mais-valia para fortalecer o desenvolvimento completo da criança e do jovem. O principal objetivo deste estudo consiste na comparação da aprendizagem matemática sobre triângulos e quadriláteros, ao nível do segundo ano de escolaridade, em dois contextos educativos: (i) um contexto caracterizado pelo ensino da matemática com atividades manipulativas e (ii) um contexto de interligação entre a matemática e a educação física, na componente do jogo. Estas atividades seriam implementadas, não fosse a situação pandémica mundial, no ano letivo 2019/2020, numa escola básica de 1.º ciclo do ensino básico, na cidade de Lagos, com alunos do 2.º ano de escolaridade. Tratase de um estudo quantitativo, de tipo exploratório. Os instrumentos de recolha de dados resultam da aplicação de dois testes, num grupo experimental e num grupo de controlo, e dos registos áudio e visuais das interações e das produções dos alunos. Os resultados expectáveis apontam para um nível de motivação distinto, a querer nos estudos empíricos apresentados, nas atividades que envolvem o jogo em interligação com a matemática. |
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