Triângulos e quadriláteros em movimento no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/15167 |
Resumo: | O presente relatório descreve a componente de investigação da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, constituinte do curso de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho apresenta a reflexão do potencial que existe entre a articulação de conteúdos da área da matemática e da educação física, particularmente do jogo, nos anos iniciais do ensino básico. Sendo a matemática uma das disciplinas em que os alunos apresentam maior insucesso, procura-se mostrar que a educação física, nomeadamente o jogo, consiste numa atividade prazerosa para o aluno e constitui um possível aliado para despertar o gosto pela matemática e, deste modo, estimular um processo de ensino e de aprendizagem mais significativo desta área de conhecimento. Este relatório defende a necessidade de refletir e de implementar a interdisciplinaridade, de forma consistente, desde os primeiros anos de escolaridade, pois numa sociedade em constante mudança, esta prática educacional e social poderá ser uma mais-valia para fortalecer o desenvolvimento completo da criança e do jovem. O principal objetivo deste estudo consiste na comparação da aprendizagem matemática sobre triângulos e quadriláteros, ao nível do segundo ano de escolaridade, em dois contextos educativos: (i) um contexto caracterizado pelo ensino da matemática com atividades manipulativas e (ii) um contexto de interligação entre a matemática e a educação física, na componente do jogo. Estas atividades seriam implementadas, não fosse a situação pandémica mundial, no ano letivo 2019/2020, numa escola básica de 1.º ciclo do ensino básico, na cidade de Lagos, com alunos do 2.º ano de escolaridade. Tratase de um estudo quantitativo, de tipo exploratório. Os instrumentos de recolha de dados resultam da aplicação de dois testes, num grupo experimental e num grupo de controlo, e dos registos áudio e visuais das interações e das produções dos alunos. Os resultados expectáveis apontam para um nível de motivação distinto, a querer nos estudos empíricos apresentados, nas atividades que envolvem o jogo em interligação com a matemática. |
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Triângulos e quadriláteros em movimento no 1.º ciclo do ensino básicoMatemáticaInterdisciplinaridadeTriângulos quadriláterosEnsino básicoO presente relatório descreve a componente de investigação da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, constituinte do curso de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho apresenta a reflexão do potencial que existe entre a articulação de conteúdos da área da matemática e da educação física, particularmente do jogo, nos anos iniciais do ensino básico. Sendo a matemática uma das disciplinas em que os alunos apresentam maior insucesso, procura-se mostrar que a educação física, nomeadamente o jogo, consiste numa atividade prazerosa para o aluno e constitui um possível aliado para despertar o gosto pela matemática e, deste modo, estimular um processo de ensino e de aprendizagem mais significativo desta área de conhecimento. Este relatório defende a necessidade de refletir e de implementar a interdisciplinaridade, de forma consistente, desde os primeiros anos de escolaridade, pois numa sociedade em constante mudança, esta prática educacional e social poderá ser uma mais-valia para fortalecer o desenvolvimento completo da criança e do jovem. O principal objetivo deste estudo consiste na comparação da aprendizagem matemática sobre triângulos e quadriláteros, ao nível do segundo ano de escolaridade, em dois contextos educativos: (i) um contexto caracterizado pelo ensino da matemática com atividades manipulativas e (ii) um contexto de interligação entre a matemática e a educação física, na componente do jogo. Estas atividades seriam implementadas, não fosse a situação pandémica mundial, no ano letivo 2019/2020, numa escola básica de 1.º ciclo do ensino básico, na cidade de Lagos, com alunos do 2.º ano de escolaridade. Tratase de um estudo quantitativo, de tipo exploratório. Os instrumentos de recolha de dados resultam da aplicação de dois testes, num grupo experimental e num grupo de controlo, e dos registos áudio e visuais das interações e das produções dos alunos. Os resultados expectáveis apontam para um nível de motivação distinto, a querer nos estudos empíricos apresentados, nas atividades que envolvem o jogo em interligação com a matemática.This report describes the research component of the Supervised Teaching Practice curricular unit, which is part of the master’s course in Teaching in the 1st Cycle (first to fourth year of primary school) and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle (fifth and sixth years of primary school). This work reflects the potential which exists for linking content in the fields of mathematics and physical education, in particular with in play, during the first years of primary school. Since mathematics is one of the subjects which students fail the most, an attempt was made do demonstrate, focusing in particular on play, a possible motivation for children to study mathematics based on pleasurable activities which would constitute a more relevant methodology for the teaching and learning of subjects within mathematics. This report advocates the need to consider and implement an interdisciplinarity approach to the subjects in question in a consistent manner from the fist schooling in an ever-changing society, this methodology can be an asset for a complete child development. The main objective here is to examine the teaching-learning of mathematics through the medium of triangles and quadrilateral shapes, at the second year of primary school, in two educational contexts: (i) a handling of the shapes in the class room; (ii) linking of mathematics and the game component in sport. These activities would be implemented, were it not for the global pandemic situation, in the academic year 2019/2020, in a primary school, in the city of Lagos, with students of the second year of schooling. A quantitative and exploratory study was planned. Data was to be collected from two groups, an experimental group and a control group, on the bases of audio-visual records, interactions and work produced by the students. The results expected indicate a different level of motivation, as demonstrated in empirical studies presentedGuerreiro, António Manuel da ConceiçãoSapientiaOelgemöller, Ana Vitorina2021-03-04T16:02:12Z2020-12-112020-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15167TID:202651797porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:35Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:03.906653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório descreve a componente de investigação da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, constituinte do curso de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho apresenta a reflexão do potencial que existe entre a articulação de conteúdos da área da matemática e da educação física, particularmente do jogo, nos anos iniciais do ensino básico. Sendo a matemática uma das disciplinas em que os alunos apresentam maior insucesso, procura-se mostrar que a educação física, nomeadamente o jogo, consiste numa atividade prazerosa para o aluno e constitui um possível aliado para despertar o gosto pela matemática e, deste modo, estimular um processo de ensino e de aprendizagem mais significativo desta área de conhecimento. Este relatório defende a necessidade de refletir e de implementar a interdisciplinaridade, de forma consistente, desde os primeiros anos de escolaridade, pois numa sociedade em constante mudança, esta prática educacional e social poderá ser uma mais-valia para fortalecer o desenvolvimento completo da criança e do jovem. O principal objetivo deste estudo consiste na comparação da aprendizagem matemática sobre triângulos e quadriláteros, ao nível do segundo ano de escolaridade, em dois contextos educativos: (i) um contexto caracterizado pelo ensino da matemática com atividades manipulativas e (ii) um contexto de interligação entre a matemática e a educação física, na componente do jogo. Estas atividades seriam implementadas, não fosse a situação pandémica mundial, no ano letivo 2019/2020, numa escola básica de 1.º ciclo do ensino básico, na cidade de Lagos, com alunos do 2.º ano de escolaridade. Tratase de um estudo quantitativo, de tipo exploratório. Os instrumentos de recolha de dados resultam da aplicação de dois testes, num grupo experimental e num grupo de controlo, e dos registos áudio e visuais das interações e das produções dos alunos. Os resultados expectáveis apontam para um nível de motivação distinto, a querer nos estudos empíricos apresentados, nas atividades que envolvem o jogo em interligação com a matemática. |
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