O professor/educador como gestor da autoridade e dos afetos no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Ana Paula Duarte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1542
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico
id RCAP_a6e5e2e9d8277174b1ed808b94348e56
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1542
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O professor/educador como gestor da autoridade e dos afetos no processo de ensino-aprendizagemafetividadeautoridaderelação pedagógicaaprendizagemaffectionauthoritypedagogical relationshiplearningRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básicoO presente trabalho pretende dar a conhecer as experiências vivenciadas nos vários contextos de estágio (Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico), assim como as aprendizagens mais significativas que nestes realizei como futura profissional de ensino. Como é habitual da prática docente, várias questões vão surgindo ao longo do tempo de acordo com as situações vivenciadas. Assim sendo, uma das questões que me suscitou curiosidade foi saber como conciliar dois aspetos que considero fundamentais no processo de ensino-aprendizagem: o afeto e a autoridade. Neste sentido foi efetuada uma pesquisa em que através da utilização de entrevistas semiestruturadas a crianças e docentes do Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico, procurei estudar: 1) A visão dos alunos acerca do professor tendo em conta as dimensões afetiva e autoritária do seu desempenho. 2) O papel que o professor/educador tem e/ou deve ter como gestor da autoridade e do afeto dentro da sala de aula. A análise dos dados foi efetuada através da técnica de análise de conteúdo. Como principais conclusões do estudo efetuado, é possível afirmar que os alunos dão tanta importância ao professor como figura de autoridade como ao professor como figura de afeto, revelando que estes dois papéis são necessários no seu processo de aprendizagem. Também os adultos entrevistados revelaram que é necessário desenvolver um trabalho que exija responsabilidade e respeito, defendendo que tanto os afetos como as regras são necessários no processo de ensino-aprendizagem das crianças, como alunos e cidadãos.This paper aims to present the experiences in a variety of stage contexts (Childhood Garden and 1st cycle basic education), as well as more meaningful learning that realized as a future teaching professional. In usual teaching practice, several questions arise over time according to the situations experienced. Therefore, one of the issues I raised curiosity was how to reconcile two fundamental aspects to be considered in the process of teaching and learning: the affection and authority. In this direction was made a survey in which through the use of semi-structured interviews with children and teachers from the Childhood Garden and 1st Cycle Basic Education, I’ve tried to study student’s behavior towards teaching: 1) Taking in account the dimensions of affection and authority issues in their performance. 2) The role that teacher/educator must and/or should have as manager of authority and affection within the classroom. Data analysis was performed using the technique of content analysis. In main conclusion of the studies conducted, it was clear that students give as much importance to teacher’s authority figure as to teacher affection figure, revealing that these two roles are needed in their learning process. Also the adults surveyed revealed that teacher’s authority and affection figure are necessary to develop processes that requires responsibility and respect; arguing that we need both teaching and learning processes in order to achieve children, students and citizens proficiency.Cardona, Maria JoãoUva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGarcia, Ana Paula Duarte2016-08-11T15:22:02Z2013-112013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1542TID:201152320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:24Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:48.880468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O professor/educador como gestor da autoridade e dos afetos no processo de ensino-aprendizagem
title O professor/educador como gestor da autoridade e dos afetos no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle O professor/educador como gestor da autoridade e dos afetos no processo de ensino-aprendizagem
Garcia, Ana Paula Duarte
afetividade
autoridade
relação pedagógica
aprendizagem
affection
authority
pedagogical relationship
learning
title_short O professor/educador como gestor da autoridade e dos afetos no processo de ensino-aprendizagem
title_full O professor/educador como gestor da autoridade e dos afetos no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr O professor/educador como gestor da autoridade e dos afetos no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed O professor/educador como gestor da autoridade e dos afetos no processo de ensino-aprendizagem
title_sort O professor/educador como gestor da autoridade e dos afetos no processo de ensino-aprendizagem
author Garcia, Ana Paula Duarte
author_facet Garcia, Ana Paula Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardona, Maria João
Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Ana Paula Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv afetividade
autoridade
relação pedagógica
aprendizagem
affection
authority
pedagogical relationship
learning
topic afetividade
autoridade
relação pedagógica
aprendizagem
affection
authority
pedagogical relationship
learning
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do grau de mestre em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11
2013-11-01T00:00:00Z
2016-08-11T15:22:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1542
TID:201152320
url http://hdl.handle.net/10400.15/1542
identifier_str_mv TID:201152320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028396285952