Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7372 |
Resumo: | O estudo que se apresenta foi realizado em uma instituição pública portuguesa de Ensino Superior, da região Centro Litoral visando perceber que mudanças ocorreram na vida pessoal, social e profissional dos estudantes diplomados que ingressaram nessa instituição, a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, e entender a importância da formação superior para adultos. Os dados obtidos mostram a relevância da formação de adultos enquanto razão válida para uma maior realização pessoal e aquisição ou atualização de conhecimentos, ainda que não tenha contribuído muito para a mudança de profissão ou progressão da carreira. Os inquiridos também deixam claro que os motivos financeiros são um entrave significativo ao prosseguimento dos estudos. |
id |
RCAP_a6e7bc8fac6ed6682e2b2dfa1b090ca7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7372 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissionalEducação de adultosPolíticas PúblicasAprendizagem ao longo da vidaO estudo que se apresenta foi realizado em uma instituição pública portuguesa de Ensino Superior, da região Centro Litoral visando perceber que mudanças ocorreram na vida pessoal, social e profissional dos estudantes diplomados que ingressaram nessa instituição, a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, e entender a importância da formação superior para adultos. Os dados obtidos mostram a relevância da formação de adultos enquanto razão válida para uma maior realização pessoal e aquisição ou atualização de conhecimentos, ainda que não tenha contribuído muito para a mudança de profissão ou progressão da carreira. Os inquiridos também deixam claro que os motivos financeiros são um entrave significativo ao prosseguimento dos estudos.IC-OnlineBeato, IsabelFerreira, Paula CristinaLopes, SaraMangas, Catarina2022-07-19T10:44:31Z2020-09-032022-07-18T10:46:15Z2020-09-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7372porBeato, I., Ferreira, P., Lopes, S., & Mangas, C. (2020). Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional. Revista Contemporânea de Educação, 15(33), 236-255. doi:https://doi.org/10.20500/v15i33.301951809-5747cv-prod-255076510.20500/v15i33.30195info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:21.972606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional |
title |
Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional |
spellingShingle |
Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional Beato, Isabel Educação de adultos Políticas Públicas Aprendizagem ao longo da vida |
title_short |
Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional |
title_full |
Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional |
title_fullStr |
Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional |
title_full_unstemmed |
Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional |
title_sort |
Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional |
author |
Beato, Isabel |
author_facet |
Beato, Isabel Ferreira, Paula Cristina Lopes, Sara Mangas, Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Paula Cristina Lopes, Sara Mangas, Catarina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beato, Isabel Ferreira, Paula Cristina Lopes, Sara Mangas, Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos Políticas Públicas Aprendizagem ao longo da vida |
topic |
Educação de adultos Políticas Públicas Aprendizagem ao longo da vida |
description |
O estudo que se apresenta foi realizado em uma instituição pública portuguesa de Ensino Superior, da região Centro Litoral visando perceber que mudanças ocorreram na vida pessoal, social e profissional dos estudantes diplomados que ingressaram nessa instituição, a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, e entender a importância da formação superior para adultos. Os dados obtidos mostram a relevância da formação de adultos enquanto razão válida para uma maior realização pessoal e aquisição ou atualização de conhecimentos, ainda que não tenha contribuído muito para a mudança de profissão ou progressão da carreira. Os inquiridos também deixam claro que os motivos financeiros são um entrave significativo ao prosseguimento dos estudos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-03 2020-09-03T00:00:00Z 2022-07-19T10:44:31Z 2022-07-18T10:46:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7372 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Beato, I., Ferreira, P., Lopes, S., & Mangas, C. (2020). Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional. Revista Contemporânea de Educação, 15(33), 236-255. doi:https://doi.org/10.20500/v15i33.30195 1809-5747 cv-prod-2550765 10.20500/v15i33.30195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136996305666048 |