Desenvolvimento de competências criativas: um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, Fernanda, Monteiro, Isaura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/68976
Resumo: Desenvolver a criatividade dos alunos e a relação desta com a aprendizagem é uma preocupação atual. Este trabalho pretendeu estudar o impacto do programa SuperCriativo (Oliveira, 2015) em competências criativas, no clima criativo em sala de aula e no sucesso académico (particularmente em dimensões de expressão oral e escrita). Os participantes foram 70 alunos da 4º classe em Angola, correspondendo 35 ao grupo experimental e 35 ao grupo controlo. Num pré e pós teste, a criatividade foi avaliada por um produto criativo (um texto), uma Escala (Morais, Viana, Dias, Fleith & Alencar, 2019), validada em Portugal. Foi ainda avaliado o clima criativo em sala de aula, assim como o sucesso escolar através da média global e das classificações a Português . Os resultados indicaram melhorias estatisticamente significativas no grupo experimental nas diferentes variáveis. Estes ganhos podem ser um estímulo à promoção da criatividade na sala de aula, não só em Angola, mas em outros países. Implicações futuras são discutidas
id RCAP_a6e97c517b3265809a9ff4022f8cd503
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências criativas: um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário.Promotion of creative skills: a study with primary students of AngolaCriatividadeSala de aulaRendimento escolarTreino da criatividadeCreativityClassroomAcademic achievementIntervention programsCreativity trainingCiências Sociais::PsicologiaDesenvolver a criatividade dos alunos e a relação desta com a aprendizagem é uma preocupação atual. Este trabalho pretendeu estudar o impacto do programa SuperCriativo (Oliveira, 2015) em competências criativas, no clima criativo em sala de aula e no sucesso académico (particularmente em dimensões de expressão oral e escrita). Os participantes foram 70 alunos da 4º classe em Angola, correspondendo 35 ao grupo experimental e 35 ao grupo controlo. Num pré e pós teste, a criatividade foi avaliada por um produto criativo (um texto), uma Escala (Morais, Viana, Dias, Fleith & Alencar, 2019), validada em Portugal. Foi ainda avaliado o clima criativo em sala de aula, assim como o sucesso escolar através da média global e das classificações a Português . Os resultados indicaram melhorias estatisticamente significativas no grupo experimental nas diferentes variáveis. Estes ganhos podem ser um estímulo à promoção da criatividade na sala de aula, não só em Angola, mas em outros países. Implicações futuras são discutidasDeveloping the student´s creativity and researching the relationship between creativity and shoolar achievement are actual concerns. Ths study wanted to research the impact of the “Supercreative” Program (Oliveira, 2015) in creative skills, in the classroom creative climate and in the academic achievement (mainly in oral and written expression). Participants were 70 students of 4th year of Angola schooling, corresponding 35 to the experimental group and 35 to the control group. There were pre and post test moments, being evaluated, in both, creativity, through a creative product (a text), the creative climate in classroom, through a scale validated to Portugal (Morais, Viana, Dias, Fleith & Alencar, 2019) and the academic achievement through an average score and the Portuguese language score. Results showed improvements statistically significant in the experimental group in all the variables. These improvements can be a stimulus to the promotion of creativity in the classroom, not only in Angola but also in other countries. Future implications of results are discussed.Universidade Federal do AmazonasUniversidade do MinhoMorais, Maria de FátimaMartins, FernandaMonteiro, Isaura20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/68976porMorais, M. F., Martins, F. & Monteiro I. (2020). Desenvolvimento de competências criativas: Um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, 25(2),250-275. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/78322318-87662358-1468https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7832info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:26:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:59.437661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências criativas: um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário.
Promotion of creative skills: a study with primary students of Angola
title Desenvolvimento de competências criativas: um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário.
spellingShingle Desenvolvimento de competências criativas: um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário.
Morais, Maria de Fátima
Criatividade
Sala de aula
Rendimento escolar
Treino da criatividade
Creativity
Classroom
Academic achievement
Intervention programs
Creativity training
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Desenvolvimento de competências criativas: um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário.
title_full Desenvolvimento de competências criativas: um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário.
title_fullStr Desenvolvimento de competências criativas: um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário.
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências criativas: um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário.
title_sort Desenvolvimento de competências criativas: um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário.
author Morais, Maria de Fátima
author_facet Morais, Maria de Fátima
Martins, Fernanda
Monteiro, Isaura
author_role author
author2 Martins, Fernanda
Monteiro, Isaura
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Maria de Fátima
Martins, Fernanda
Monteiro, Isaura
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Sala de aula
Rendimento escolar
Treino da criatividade
Creativity
Classroom
Academic achievement
Intervention programs
Creativity training
Ciências Sociais::Psicologia
topic Criatividade
Sala de aula
Rendimento escolar
Treino da criatividade
Creativity
Classroom
Academic achievement
Intervention programs
Creativity training
Ciências Sociais::Psicologia
description Desenvolver a criatividade dos alunos e a relação desta com a aprendizagem é uma preocupação atual. Este trabalho pretendeu estudar o impacto do programa SuperCriativo (Oliveira, 2015) em competências criativas, no clima criativo em sala de aula e no sucesso académico (particularmente em dimensões de expressão oral e escrita). Os participantes foram 70 alunos da 4º classe em Angola, correspondendo 35 ao grupo experimental e 35 ao grupo controlo. Num pré e pós teste, a criatividade foi avaliada por um produto criativo (um texto), uma Escala (Morais, Viana, Dias, Fleith & Alencar, 2019), validada em Portugal. Foi ainda avaliado o clima criativo em sala de aula, assim como o sucesso escolar através da média global e das classificações a Português . Os resultados indicaram melhorias estatisticamente significativas no grupo experimental nas diferentes variáveis. Estes ganhos podem ser um estímulo à promoção da criatividade na sala de aula, não só em Angola, mas em outros países. Implicações futuras são discutidas
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/68976
url https://hdl.handle.net/1822/68976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, M. F., Martins, F. & Monteiro I. (2020). Desenvolvimento de competências criativas: Um estudo com alunos angolanos do Ensino Primário. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, 25(2),250-275. https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7832
2318-8766
2358-1468
https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7832
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132759063527424