A influência dos motivos, das expectativas e da personalidade no consumo do álcool

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Tiago Filipe Rebelo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/23240
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
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spelling A influência dos motivos, das expectativas e da personalidade no consumo do álcoolConsumo de álcoolDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Com o presente estudo pretendeu-se contribuir para o esclarecimento das relações que os motivos de consumo, as expectativas, as variáveis de personalidade, o consumo de álcool e as consequências associadas a esse mesmo consumo estabelecem entre si, tendo por base teórica o Modelo Motivacional de Consumo de Álcool (Cooper, 1994; Cox & Klinger, 1998). Os dados do presente estudo foram recolhidos dentro de uma amostra de 110 adultos em contexto profissional, através de uma bateria de testes concebida para ser preenchida em versão papel. Os dados obtidos através da realização de uma análise de regressões múltiplas hierárquicas, parecem indicar, tal como a literatura sugere (e.g. Cooper, 1994, Cox & Klinger 1998; Read et al., 2003) que os motivos se constituem como os melhores preditores do consumo de álcool e consequências associadas a esse mesmo consumo. Neste sentido, e tendo em conta os resultados, o presente estudo sugere que o planeamento da prevenção e intervenção dirigida ao consumo de álcool, deve dar particular importância aos motivos de consumo, dado o papel central que estes ocupam na explicação do consumo de álcool e consequências associadas.The aim of this study is to contribute to the clarification of the relationship between motives, expectatancies, personality, alcohol consumption and consequences associated with that same consumption, establish among them, based on the theoretical Motivational Model of Alcohol use (Cooper, 1994; Cox & Klinger, 1998). The data from this study were collected in a sample of 110 adults in a professional context, who responded to a battery of tests designed to be completed on paper. The obtained results, by conducting a multiple hierarchical analysis, seem to indicate, as the literature suggests (e.g. Cooper, 1994; Cox & Klinger, 1998; Read et al., 2003), that drinking motives are the best predictors of alcohol use and of alcohol-related consequences. Therefore, this study suggests, that planning for prevention and intervention directed at alcohol consumption, should give particular importance to the motives, given the central role2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/23240http://hdl.handle.net/10316/23240porRocha, Tiago Filipe Rebeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/23240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:16.232255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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