A influência das técnicas estendidas na percussão no ensino especializado da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Tiago João Correia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78427
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_a725510632bb3cc94e4002e1dc282da0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência das técnicas estendidas na percussão no ensino especializado da músicaThe influence of extended techniques in percussion in the specialized music teachingEnsino de percussãoMúsica contemporâneaTécnicas estendidasContemporary musicExtended techniquesPercussion teachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente documento resulta do Estágio Profissional realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, que teve lugar no Conservatório de Música de Guimarães, e apresenta a conceção, o desenvolvimento e a avaliação da intervenção implementada no ano letivo 2020/2021. A conceção do Projeto de Intervenção derivou da perceção de que as técnicas estendidas são um recurso pedagógico pouco explorado no ensino especializado da música, particularmente na percussão. Porém, a bibliografia existente aponta diversos benefícios da sua utilização em contexto de sala de aula. Assim, o projeto de investigação e intervenção pretendeu verificar a influência das técnicas estendidas no ensino da percussão no ensino especializado da música, focando-se no vibrafone. Deste modo, foi levada a cabo uma investigação-ação em alunos do 3º ciclo e ensino secundário de música através do contacto com técnicas estendidas enquanto recurso pedagógico. Os dados obtidos foram recolhidos através de observações em contexto de sala de aula, inquéritos por questionário e gravações audiovisuais. A análise de resultados indica que as técnicas estendidas são um recurso pedagógico eficaz na aprendizagem de competências como o reconhecimento harmónico, a criatividade e familiarização com o instrumento, em alunos do 3º ciclo e do nível secundário. Não obstante, tendo em conta o contexto particular onde o estágio profissional ocorreu, nomeadamente no que concerne ao número reduzido de discentes intervenientes do estudo, considera-se que a investigação realizada pode e deve ser alvo de novos estudos mais aprofundados.The following document is the result of the Professional Internship of the Practicum of the master’s degree in music education of the University of Minho, which took place at Conservatório de Música de Guimarães, and describes the conception, development and evaluation of an intervention implemented throughout the academic year of 2020-2021. The conception of the Intervention Plan drifted of the perception that extended techniques are a poorly explored resource in the specialized music teaching, particularly, in percussion. However, there is a lot of bibliography that points out the various benefits of its use in classroom context. Therefore, the investigational and interventional project intended to verify the influence of extended techniques in percussion teaching in the specialized music teaching, focusing on the vibraphone. With this idea, an action research project took place with students of the 3rd cycle and the secondary level, through the contact with extended techniques as a pedagogical resource. The obtained data was recollected through observations in classroom context, questionnaires, and audiovisual recordings. The results show that the extended techniques are an effective pedagogical resource in skills learning, like the harmonic recognition, creativity and the familiarization with the instrument, in students of the 3rd cycle and the secondary level. Nevertheless, considering the particular context in which the professional internship occurred, especially the reduced number of students participants in the study, it is considered that further studies and research about the theme are needed.Aroso, NunoUniversidade do MinhoTavares, Tiago João Correia2021-12-142021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78427por202996638info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:13.184067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência das técnicas estendidas na percussão no ensino especializado da música
The influence of extended techniques in percussion in the specialized music teaching
title A influência das técnicas estendidas na percussão no ensino especializado da música
spellingShingle A influência das técnicas estendidas na percussão no ensino especializado da música
Tavares, Tiago João Correia
Ensino de percussão
Música contemporânea
Técnicas estendidas
Contemporary music
Extended techniques
Percussion teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A influência das técnicas estendidas na percussão no ensino especializado da música
title_full A influência das técnicas estendidas na percussão no ensino especializado da música
title_fullStr A influência das técnicas estendidas na percussão no ensino especializado da música
title_full_unstemmed A influência das técnicas estendidas na percussão no ensino especializado da música
title_sort A influência das técnicas estendidas na percussão no ensino especializado da música
author Tavares, Tiago João Correia
author_facet Tavares, Tiago João Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aroso, Nuno
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Tiago João Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de percussão
Música contemporânea
Técnicas estendidas
Contemporary music
Extended techniques
Percussion teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino de percussão
Música contemporânea
Técnicas estendidas
Contemporary music
Extended techniques
Percussion teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
2021-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78427
url https://hdl.handle.net/1822/78427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133001542533120