Da técnica estendida ao ato de compor: aspectos sonoros, mecânicos e culturais na análise de duas práticas musicais não norte-ocidentais e na composição musical contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Guilherme Ribeiro da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20122023-123951/
Resumo: As técnicas instrumentais estendidas da música contemporânea de concerto dos séculos XX e XXI têm sua intitulação entre as décadas de 1970 e 80. No mesmo período, começam a surgir os catálogos e manuais instrumentais contemporâneos, cuja parcela relevante vai se concentrar majoritariamente nos aspectos mecânicos das técnicas estendidas. Nesta pesquisa de mestrado, analisamos as técnicas estendidas catalogadas e descritas em alguns manuais instrumentais publicados entre 1970 e 2010, bem como aquelas contidas em algumas obras de compositores e compositoras do Brasil e também internacionais, objetivando seus aspectos sonoros, mecânicos e suas proposições de aspectos culturais, a partir de suas similaridades com práticas musicais de fora do contexto da música contemporânea de concerto. Para tanto, os processos analítico sonoro-musical e composicional e os processos de identificação das relações e similaridades interculturais desta pesquisa estão se unindo também às práticas composicionais, conferindo a este trabalho, além de sua parte voltada à pesquisa acadêmica, uma parte dedicada à apresentação, escuta, discussão e análise dos processos criativos de nove composições minhas escritas e performar durante este mestrado.
id USP_88f1ebfb549cc9667c594a7b574c6b9d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20122023-123951
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Da técnica estendida ao ato de compor: aspectos sonoros, mecânicos e culturais na análise de duas práticas musicais não norte-ocidentais e na composição musical contemporânea-Composição musical contemporâneaContemporary music compositionCultural hybridizationExtended techniquesHibridização culturalTécnica estendidaAs técnicas instrumentais estendidas da música contemporânea de concerto dos séculos XX e XXI têm sua intitulação entre as décadas de 1970 e 80. No mesmo período, começam a surgir os catálogos e manuais instrumentais contemporâneos, cuja parcela relevante vai se concentrar majoritariamente nos aspectos mecânicos das técnicas estendidas. Nesta pesquisa de mestrado, analisamos as técnicas estendidas catalogadas e descritas em alguns manuais instrumentais publicados entre 1970 e 2010, bem como aquelas contidas em algumas obras de compositores e compositoras do Brasil e também internacionais, objetivando seus aspectos sonoros, mecânicos e suas proposições de aspectos culturais, a partir de suas similaridades com práticas musicais de fora do contexto da música contemporânea de concerto. Para tanto, os processos analítico sonoro-musical e composicional e os processos de identificação das relações e similaridades interculturais desta pesquisa estão se unindo também às práticas composicionais, conferindo a este trabalho, além de sua parte voltada à pesquisa acadêmica, uma parte dedicada à apresentação, escuta, discussão e análise dos processos criativos de nove composições minhas escritas e performar durante este mestrado.The extended instrumental techniques of contemporary music of the 20th and 21st centuries were titled between the 1970s and 80s. extended techniques. In this master\'s research, we analyze the extended techniques cataloged and described in some instrumental manuals published between 1970 and 2010, as well as those contained in some works by Brazilian and international composers, aiming at their sound and mechanical aspects and their propositions of aspects cultural practices, based on their similarities with musical practices outside the context of contemporary concert music. To this end, the sound-musical and compositional analytical processes and the processes of identifying the intercultural relationships and similarities of this research are also joining compositional practices, giving this work, in addition to its part dedicated to academic research, a part dedicated to the presentation , listening, discussion and analysis of the creative processes of nine of my compositions written and performed during this master\'s degree.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMello Filho, Silvio FerrazCunha, Guilherme Ribeiro da2023-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20122023-123951/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-20T14:47:03Zoai:teses.usp.br:tde-20122023-123951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-20T14:47:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da técnica estendida ao ato de compor: aspectos sonoros, mecânicos e culturais na análise de duas práticas musicais não norte-ocidentais e na composição musical contemporânea
-
title Da técnica estendida ao ato de compor: aspectos sonoros, mecânicos e culturais na análise de duas práticas musicais não norte-ocidentais e na composição musical contemporânea
spellingShingle Da técnica estendida ao ato de compor: aspectos sonoros, mecânicos e culturais na análise de duas práticas musicais não norte-ocidentais e na composição musical contemporânea
Cunha, Guilherme Ribeiro da
Composição musical contemporânea
Contemporary music composition
Cultural hybridization
Extended techniques
Hibridização cultural
Técnica estendida
title_short Da técnica estendida ao ato de compor: aspectos sonoros, mecânicos e culturais na análise de duas práticas musicais não norte-ocidentais e na composição musical contemporânea
title_full Da técnica estendida ao ato de compor: aspectos sonoros, mecânicos e culturais na análise de duas práticas musicais não norte-ocidentais e na composição musical contemporânea
title_fullStr Da técnica estendida ao ato de compor: aspectos sonoros, mecânicos e culturais na análise de duas práticas musicais não norte-ocidentais e na composição musical contemporânea
title_full_unstemmed Da técnica estendida ao ato de compor: aspectos sonoros, mecânicos e culturais na análise de duas práticas musicais não norte-ocidentais e na composição musical contemporânea
title_sort Da técnica estendida ao ato de compor: aspectos sonoros, mecânicos e culturais na análise de duas práticas musicais não norte-ocidentais e na composição musical contemporânea
author Cunha, Guilherme Ribeiro da
author_facet Cunha, Guilherme Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello Filho, Silvio Ferraz
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Guilherme Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Composição musical contemporânea
Contemporary music composition
Cultural hybridization
Extended techniques
Hibridização cultural
Técnica estendida
topic Composição musical contemporânea
Contemporary music composition
Cultural hybridization
Extended techniques
Hibridização cultural
Técnica estendida
description As técnicas instrumentais estendidas da música contemporânea de concerto dos séculos XX e XXI têm sua intitulação entre as décadas de 1970 e 80. No mesmo período, começam a surgir os catálogos e manuais instrumentais contemporâneos, cuja parcela relevante vai se concentrar majoritariamente nos aspectos mecânicos das técnicas estendidas. Nesta pesquisa de mestrado, analisamos as técnicas estendidas catalogadas e descritas em alguns manuais instrumentais publicados entre 1970 e 2010, bem como aquelas contidas em algumas obras de compositores e compositoras do Brasil e também internacionais, objetivando seus aspectos sonoros, mecânicos e suas proposições de aspectos culturais, a partir de suas similaridades com práticas musicais de fora do contexto da música contemporânea de concerto. Para tanto, os processos analítico sonoro-musical e composicional e os processos de identificação das relações e similaridades interculturais desta pesquisa estão se unindo também às práticas composicionais, conferindo a este trabalho, além de sua parte voltada à pesquisa acadêmica, uma parte dedicada à apresentação, escuta, discussão e análise dos processos criativos de nove composições minhas escritas e performar durante este mestrado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20122023-123951/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20122023-123951/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257188647567360