A formação de professores em contextos de multiculturas: experiências de formação de formadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3736 |
Resumo: | A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, participou nos Cursos de Formação de Formadores, inseridos no Projecto Consolidação dos Sistemas Educativos dos Países Africanos de Lingua Oficial Portuguesa, cofinanciado pela Comissão Europeia e pela Fundação Calouste Gulbenkian, cursos esses que tiveram continuidade nos respectivos paises africanos. Sendo a formação de formadores fundamental para o desenvolvimento sustentado dos paises de expressão portuguesa, e ainda para efectivar e alargar as relações culturais, históricas e afectivas que unem os nossos paises, parece-nos indispensável reflectir sobre as experiências realizadas de modo a optimizar acções futuras. No presente artigo faremos uma descrição da estrutura dos referidos cursos, seus objectivos, procedimentos e avaliação efectuada. Finalmente, traçaremos algumas implicações para a formação de formadores num quadro de referência intermulticultural. |
id |
RCAP_a728af4eb692c49119b12b3668eb9cbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3736 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação de professores em contextos de multiculturas: experiências de formação de formadoresA Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, participou nos Cursos de Formação de Formadores, inseridos no Projecto Consolidação dos Sistemas Educativos dos Países Africanos de Lingua Oficial Portuguesa, cofinanciado pela Comissão Europeia e pela Fundação Calouste Gulbenkian, cursos esses que tiveram continuidade nos respectivos paises africanos. Sendo a formação de formadores fundamental para o desenvolvimento sustentado dos paises de expressão portuguesa, e ainda para efectivar e alargar as relações culturais, históricas e afectivas que unem os nossos paises, parece-nos indispensável reflectir sobre as experiências realizadas de modo a optimizar acções futuras. No presente artigo faremos uma descrição da estrutura dos referidos cursos, seus objectivos, procedimentos e avaliação efectuada. Finalmente, traçaremos algumas implicações para a formação de formadores num quadro de referência intermulticultural.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo2023-11-21T10:25:37Z2002-01-01T00:00:00Z20022022-11-04T12:20:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3736porNeves, Luísainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T07:28:38Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:20.107436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores em contextos de multiculturas: experiências de formação de formadores |
title |
A formação de professores em contextos de multiculturas: experiências de formação de formadores |
spellingShingle |
A formação de professores em contextos de multiculturas: experiências de formação de formadores Neves, Luísa |
title_short |
A formação de professores em contextos de multiculturas: experiências de formação de formadores |
title_full |
A formação de professores em contextos de multiculturas: experiências de formação de formadores |
title_fullStr |
A formação de professores em contextos de multiculturas: experiências de formação de formadores |
title_full_unstemmed |
A formação de professores em contextos de multiculturas: experiências de formação de formadores |
title_sort |
A formação de professores em contextos de multiculturas: experiências de formação de formadores |
author |
Neves, Luísa |
author_facet |
Neves, Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Luísa |
description |
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, participou nos Cursos de Formação de Formadores, inseridos no Projecto Consolidação dos Sistemas Educativos dos Países Africanos de Lingua Oficial Portuguesa, cofinanciado pela Comissão Europeia e pela Fundação Calouste Gulbenkian, cursos esses que tiveram continuidade nos respectivos paises africanos. Sendo a formação de formadores fundamental para o desenvolvimento sustentado dos paises de expressão portuguesa, e ainda para efectivar e alargar as relações culturais, históricas e afectivas que unem os nossos paises, parece-nos indispensável reflectir sobre as experiências realizadas de modo a optimizar acções futuras. No presente artigo faremos uma descrição da estrutura dos referidos cursos, seus objectivos, procedimentos e avaliação efectuada. Finalmente, traçaremos algumas implicações para a formação de formadores num quadro de referência intermulticultural. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01T00:00:00Z 2002 2022-11-04T12:20:15Z 2023-11-21T10:25:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3736 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136308453441536 |