Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baumel, Roseli Cecília Rocha de Carvalho
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212
Resumo: Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo – é ele o espaço da diversidade? – e, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (Unesco, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: - É a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo – como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O “interculturalismo” aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje. Formation of teachers: multicultural approaches and movements of inclusion Abstract This article intends to approach different ways of understanding the formation of teachers, by the comprehension of multiculturalism – is it a space of diversity? – and inclusion, which has been contemplated in international debates (Unesco, 2001) as a key-concept for human actions, specially the ones related to professional life. A question directs these approaches: Is diversity the constituent element in the necessary reconstruction and rebuilding of the teacher’s formative programs? For that, it necessary to consider the main topics chosen here, pointing out: multiculturalism – as a space for interpersonal relations −, alterity (SKLIAR, 2003), and possible articulations with inclusion – almost a slogan in the current educational and social picture.
id UFPR-4_906692ee7ccdfa8c29ebd91dcec7a076
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2212
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusãomulticulturalismo; inclusão; diversidade; interculturalismo; multiculturalism; inclusion; diversity; interculturalism. Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo – é ele o espaço da diversidade? – e, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (Unesco, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: - É a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo – como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O “interculturalismo” aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje. Formation of teachers: multicultural approaches and movements of inclusion Abstract This article intends to approach different ways of understanding the formation of teachers, by the comprehension of multiculturalism – is it a space of diversity? – and inclusion, which has been contemplated in international debates (Unesco, 2001) as a key-concept for human actions, specially the ones related to professional life. A question directs these approaches: Is diversity the constituent element in the necessary reconstruction and rebuilding of the teacher’s formative programs? For that, it necessary to consider the main topics chosen here, pointing out: multiculturalism – as a space for interpersonal relations −, alterity (SKLIAR, 2003), and possible articulations with inclusion – almost a slogan in the current educational and social picture. UFPR2004-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 149-161Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 149-161Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 149-1611984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212/1855https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212/31374Baumel, Roseli Cecília Rocha de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:15:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/2212Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:15:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão
title Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão
spellingShingle Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão
Baumel, Roseli Cecília Rocha de Carvalho
multiculturalismo; inclusão; diversidade; interculturalismo; multiculturalism; inclusion; diversity; interculturalism.
title_short Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão
title_full Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão
title_fullStr Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão
title_full_unstemmed Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão
title_sort Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão
author Baumel, Roseli Cecília Rocha de Carvalho
author_facet Baumel, Roseli Cecília Rocha de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baumel, Roseli Cecília Rocha de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv multiculturalismo; inclusão; diversidade; interculturalismo; multiculturalism; inclusion; diversity; interculturalism.
topic multiculturalismo; inclusão; diversidade; interculturalismo; multiculturalism; inclusion; diversity; interculturalism.
description Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo – é ele o espaço da diversidade? – e, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (Unesco, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: - É a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo – como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O “interculturalismo” aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje. Formation of teachers: multicultural approaches and movements of inclusion Abstract This article intends to approach different ways of understanding the formation of teachers, by the comprehension of multiculturalism – is it a space of diversity? – and inclusion, which has been contemplated in international debates (Unesco, 2001) as a key-concept for human actions, specially the ones related to professional life. A question directs these approaches: Is diversity the constituent element in the necessary reconstruction and rebuilding of the teacher’s formative programs? For that, it necessary to consider the main topics chosen here, pointing out: multiculturalism – as a space for interpersonal relations −, alterity (SKLIAR, 2003), and possible articulations with inclusion – almost a slogan in the current educational and social picture.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212/1855
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2212/31374
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 149-161
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 149-161
Educar em Revista; v. 20, n. 24 (2004); p. 149-161
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897095766016