Associação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Joana Daniela Coelho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10772
Resumo: Objetivo. Este trabalho teve como principal objetivo estudar a relação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças do ensino pré-escolar. Método. Participaram 96 crianças (46 aos 71 meses) de ambos os géneros. A proficiência motora foi avaliada através da bateria Movement Assessment Battery for Children, second edition (M-ABC-2) e o temperamento foi avaliado através da versão portuguesa do Children Behavior Questionnaire (CBQ). Resultados. Não foram encontradas diferenças significativas nas escalas do CBQ entre géneros e apenas se verificaram diferenças significativas entre géneros na dimensão da Coordenação Óculo-Manual. Foram estabelecidas poucas associações significativas entre as variáveis da proficiência motora e do temperamento, sendo que as associações encontradas apresentaram uma correlação baixa. Conclusões. Existem poucas associações entre a proficiência motora e o temperamento em crianças do ensino pré-escolar. Destaca-se a escala de Elevada Intensidade de Prazer tendo sido associada a quatro itens do M-ABC-2 e a escala do Controlo Inibido que foi associada a melhores desempenhos nas tarefas de traçar um percurso e lançar um saco de feijões. As características de temperamento e de proficiência motora parecem ser relativamente similares entre rapazes e raparigas. Futuros estudos são necessários para confirmar associações entre as variáveis; Abstract: Objective. The main purpose of the present study was to determine whether there is a relationship between motor proficiency and temperament of preschool children. Method. A total of 96 children (46 – 71 months) participated in this study. Motor proficiency was obtained from Movement Assessment Battery for Children, second edition (M-ABC-2) (Henderson & Sugden, 2007) and Temperament was obtained through the Portuguese version of Children Behavior Questionnaire (CBQ) (Lopes, 2011). Results. In what concerns to CBQ there were no significant differences between genders. In what concerns to M-ABC-2, only Eye-Hand Coordination performances were significantly different between genders. There were few and low associations between motor proficiency and temperament variables. Conclusions. There were few associations between motor proficiency and temperament. The high-pleasure intensity scale stabds out because of its correlation with four items of the M-Abc-2 and the inhibitory control scape, which has been associated with better performances in the trail and throwing a bag of beans tasks. The temperamental trait and motor proficiency seem to be relatively similar between boys and girls. Future studies are needed to confirm associations between variables.
id RCAP_a730d1fc8350b8e9626d5dbba3a4506e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Associação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolarProficiência motoraTemperamentoDesenvolvimento motorCriançasEnsino pré-escolarObjetivo. Este trabalho teve como principal objetivo estudar a relação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças do ensino pré-escolar. Método. Participaram 96 crianças (46 aos 71 meses) de ambos os géneros. A proficiência motora foi avaliada através da bateria Movement Assessment Battery for Children, second edition (M-ABC-2) e o temperamento foi avaliado através da versão portuguesa do Children Behavior Questionnaire (CBQ). Resultados. Não foram encontradas diferenças significativas nas escalas do CBQ entre géneros e apenas se verificaram diferenças significativas entre géneros na dimensão da Coordenação Óculo-Manual. Foram estabelecidas poucas associações significativas entre as variáveis da proficiência motora e do temperamento, sendo que as associações encontradas apresentaram uma correlação baixa. Conclusões. Existem poucas associações entre a proficiência motora e o temperamento em crianças do ensino pré-escolar. Destaca-se a escala de Elevada Intensidade de Prazer tendo sido associada a quatro itens do M-ABC-2 e a escala do Controlo Inibido que foi associada a melhores desempenhos nas tarefas de traçar um percurso e lançar um saco de feijões. As características de temperamento e de proficiência motora parecem ser relativamente similares entre rapazes e raparigas. Futuros estudos são necessários para confirmar associações entre as variáveis; Abstract: Objective. The main purpose of the present study was to determine whether there is a relationship between motor proficiency and temperament of preschool children. Method. A total of 96 children (46 – 71 months) participated in this study. Motor proficiency was obtained from Movement Assessment Battery for Children, second edition (M-ABC-2) (Henderson & Sugden, 2007) and Temperament was obtained through the Portuguese version of Children Behavior Questionnaire (CBQ) (Lopes, 2011). Results. In what concerns to CBQ there were no significant differences between genders. In what concerns to M-ABC-2, only Eye-Hand Coordination performances were significantly different between genders. There were few and low associations between motor proficiency and temperament variables. Conclusions. There were few associations between motor proficiency and temperament. The high-pleasure intensity scale stabds out because of its correlation with four items of the M-Abc-2 and the inhibitory control scape, which has been associated with better performances in the trail and throwing a bag of beans tasks. The temperamental trait and motor proficiency seem to be relatively similar between boys and girls. Future studies are needed to confirm associations between variables.Universidade de Évora2014-02-20T12:43:03Z2014-02-202013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10772http://hdl.handle.net/10174/10772TID:201264633porjoanacoelhop@gmail.com251Pereira, Joana Daniela Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:36.426572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Associação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar
title Associação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle Associação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar
Pereira, Joana Daniela Coelho
Proficiência motora
Temperamento
Desenvolvimento motor
Crianças
Ensino pré-escolar
title_short Associação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar
title_full Associação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr Associação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed Associação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar
title_sort Associação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças de idade pré-escolar
author Pereira, Joana Daniela Coelho
author_facet Pereira, Joana Daniela Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Joana Daniela Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Proficiência motora
Temperamento
Desenvolvimento motor
Crianças
Ensino pré-escolar
topic Proficiência motora
Temperamento
Desenvolvimento motor
Crianças
Ensino pré-escolar
description Objetivo. Este trabalho teve como principal objetivo estudar a relação entre a proficiência motora e o temperamento em crianças do ensino pré-escolar. Método. Participaram 96 crianças (46 aos 71 meses) de ambos os géneros. A proficiência motora foi avaliada através da bateria Movement Assessment Battery for Children, second edition (M-ABC-2) e o temperamento foi avaliado através da versão portuguesa do Children Behavior Questionnaire (CBQ). Resultados. Não foram encontradas diferenças significativas nas escalas do CBQ entre géneros e apenas se verificaram diferenças significativas entre géneros na dimensão da Coordenação Óculo-Manual. Foram estabelecidas poucas associações significativas entre as variáveis da proficiência motora e do temperamento, sendo que as associações encontradas apresentaram uma correlação baixa. Conclusões. Existem poucas associações entre a proficiência motora e o temperamento em crianças do ensino pré-escolar. Destaca-se a escala de Elevada Intensidade de Prazer tendo sido associada a quatro itens do M-ABC-2 e a escala do Controlo Inibido que foi associada a melhores desempenhos nas tarefas de traçar um percurso e lançar um saco de feijões. As características de temperamento e de proficiência motora parecem ser relativamente similares entre rapazes e raparigas. Futuros estudos são necessários para confirmar associações entre as variáveis; Abstract: Objective. The main purpose of the present study was to determine whether there is a relationship between motor proficiency and temperament of preschool children. Method. A total of 96 children (46 – 71 months) participated in this study. Motor proficiency was obtained from Movement Assessment Battery for Children, second edition (M-ABC-2) (Henderson & Sugden, 2007) and Temperament was obtained through the Portuguese version of Children Behavior Questionnaire (CBQ) (Lopes, 2011). Results. In what concerns to CBQ there were no significant differences between genders. In what concerns to M-ABC-2, only Eye-Hand Coordination performances were significantly different between genders. There were few and low associations between motor proficiency and temperament variables. Conclusions. There were few associations between motor proficiency and temperament. The high-pleasure intensity scale stabds out because of its correlation with four items of the M-Abc-2 and the inhibitory control scape, which has been associated with better performances in the trail and throwing a bag of beans tasks. The temperamental trait and motor proficiency seem to be relatively similar between boys and girls. Future studies are needed to confirm associations between variables.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-20T12:43:03Z
2014-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10772
http://hdl.handle.net/10174/10772
TID:201264633
url http://hdl.handle.net/10174/10772
identifier_str_mv TID:201264633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv joanacoelhop@gmail.com
251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136530532401152