Associação entre proficiência motora, níveis de atividade física e temperamento em crianças dos 6 aos 7 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Vanessa Sofia Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11462
Resumo: Objetivo. Este estudo teve como objetivo averiguar a existência de associações entre as variáveis atividade física (AF), temperamento e proficiência motora. Tivemos também como objetivo investigar as diferenças entre sexos para as variáveis mencionadas e ainda comparar os níveis de AF com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (WHO, 2010). Método. Participaram neste estudo 32 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. A recolha de dados de AF foi efetuada através de acelerometria, onde foi estabelecido como critério de inclusão, um mínimo de 600 minutos diários de uso do acelerómetro, durante 3 dias. Na recolha de dados referentes ao temperamento foi utilizado o Children’s Behavior Questionnaire (CBQ), versão reduzida, adaptado para português por Lopes (2011). Para os dados de proficiência motora utilizou-se o Bruininks-Oseretsky, segunda edição, forma reduzida (BOT-2) e itens do Bruininks-Oseretsky, primeira edição, forma reduzida. Resultados. Verificaram-se poucas associações significativas entre as variáveis de AF, temperamento e proficiência motora. Destacam-se as associações encontradas entre escala Foco Atencional do CBQ e as variáveis de AF, e ainda as associações encontradas entre a escala Timidez do CBQ e os itens da BOT-2, sendo esta a única escala que apresenta uma associação com a pontuação total da bateria de testes. Verificaram-se diferenças entre sexos para todas as variáveis de AF. Os rapazes permaneceram mais tempo em AF e em maior intensidade. Encontraram-se poucas diferenças significativas entre sexos para as variáveis de proficiência motora, tendo as raparigas apresentado melhor desempenho na área Controlo da Motricidade Fina da BOT-2. Cerca de 90% das crianças não cumpriram com os 60 minutos diários de AF moderada a vigorosa, recomendados pela Organização Mundial de Saúde (WHO, 2010). Conclusões. Concluímos com este estudo que existem poucas associações entre variáveis de AF, temperamento e proficiência motora. Destacam-se as correlações entre a escala Foco Atencional e as variáveis de AF, e a correlação entre a escala Timidez e a variável proficiência motora Pontuação Total. Verificaram-se diferenças entre sexos para todas as variáveis de AF. Não se verificaram diferenças entre sexos para as variáveis de temperamento. Encontraram-se poucas diferenças significativas entre sexos para as variáveis de proficiência motora. As crianças passaram pouco tempo em AF moderada a vigorosa; ### Association between motor skills, physical activity levels and temperament in children between 6 and 7 years Abstract Objective. This study aimed to ascertain the existence of associations between the variables physical activity (PA), temperament and motor skills. We also investigated gender differences for the mentioned variables and even compare the PA levels with the recommendations of the World Health Organization (WHO, 2010). Method. This study involved 32 children, both genders, between 6 and 7 years. The PA data collection was made by accelerometry, where was established an inclusion criterion: a minimum of 600 minutes daily use of accelerometer, for 3 days. In the temperament data collection was used the Children’s Behavior Questionnaire (CBQ), short form, adapted to portuguese by Lopes (2011). It was used Bruininks-Oseretsky, second edition, short form (BOT-2) and items from Bruininks-Oseretsky, first edition, short form, to the motor skills data. Results. There were few significant associations between the variables PA, temperament and motor skills. The associations between Attentional Focus scale of the CBQ and PA variables, and the associations between Shyness scale of CBQ and the BOT-2 items were stand out from each other. The last scale was the only one that show an association with the total score from this test battery. Gender differences were noticed for all PA variables. Boys remained longer and more intensively in PA than girls. We have found few significant differences between genders for variables motor skills, with girls showing better performance in the area of Fine Motor Control of BOT-2. About 90% of the children didn’t accomplished the 60 minutes of moderate to vigorous PA, recommended by World Health Organization (WHO, 2010). Conclusions. Based on this study, it’s concluded the existence of a few associations between the variables physical activity, temperament and motor skills. Stand out the associations found between Attentional Focus scale of the CBQ and the variables of PA, and the associations between Shyness scale of CBQ and the variable Total Score of motor skills. There were differences between genders in all PA variables. There were no gender differences for the variables of temperament. We have found few significant gender differences for the variables of motor skills. Children spend short time in moderate to vigorous physical activity.
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Na recolha de dados referentes ao temperamento foi utilizado o Children’s Behavior Questionnaire (CBQ), versão reduzida, adaptado para português por Lopes (2011). Para os dados de proficiência motora utilizou-se o Bruininks-Oseretsky, segunda edição, forma reduzida (BOT-2) e itens do Bruininks-Oseretsky, primeira edição, forma reduzida. Resultados. Verificaram-se poucas associações significativas entre as variáveis de AF, temperamento e proficiência motora. Destacam-se as associações encontradas entre escala Foco Atencional do CBQ e as variáveis de AF, e ainda as associações encontradas entre a escala Timidez do CBQ e os itens da BOT-2, sendo esta a única escala que apresenta uma associação com a pontuação total da bateria de testes. Verificaram-se diferenças entre sexos para todas as variáveis de AF. Os rapazes permaneceram mais tempo em AF e em maior intensidade. 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Children spend short time in moderate to vigorous physical activity.Universidade de Évora2014-09-26T15:51:45Z2014-09-262014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11462http://hdl.handle.net/10174/11462TID:201264455porProto-Departamento de Desporto e Saúdevanessasofiafialho@hotmail.com251Fialho, Vanessa Sofia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:04.302452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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