Pais de crianças sobredotadas : representações e dimensões parentais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2657 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010 |
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Pais de crianças sobredotadas : representações e dimensões parentaisSobredotaçãoParentalidadeTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010A temática da sobredotação tem vindo a ser alvo de um crescente interesse por parte da comunidade científica (Almeida, Pereira, Miranda & Oliveira, 2003). Contudo, acresce a necessidade de conhecer mais acerca das crianças sobredotadas e dos contextos em que se desenvolvem (Pereira, 2000). Com este trabalho pretendemos compreender de que forma o desenvolvimento destas crianças, os contextos em que este desenvolvimento ocorre, as dimensões parentais e o acompanhamento educacional de que são alvo estão relacionados entre si. A metodologia consistiu na análise de conteúdo de 15 entrevistas a pais e filhos, bem como a aplicação de um questionário sobre dimensões parentais. De uma forma geral, os resultados obtidos indicam que as características parentais e dos filhos parecem embrenhar-se e influenciar-se reciprocamente num ambiente estimulador de capacidades, talentos, aptidões e criatividade. Ainda permitiram perceber que as crianças sobredotadas, apresentam uma representação equilibrada, relativamente aos seus pais, das dimensões “afectividade” e “controlo”. Este estudo pretende ser um ponto de partida para um novo olhar sobre a junção de duas temáticas tão marcantes: parentalidade e sobredotação.The theme of giftedness has motivated an increased interest from the scientific community (Almeida, Pereira, Miranda & Oliveira, 2003). However, the need to know more about gifted children and the contexts in which they develop still remains (Pereira, 2000). This study aimed at understanding the relantion between the development of gifted children, the contexts in which this development occurs, the parental dimensions and educational guidelines. The methodology consisted of content analysis of 15 interviews with parents and gifted children, as well as the application of a questionnaire on parental dimensions. Overall, the results indicate that the characteristics of parents and children sare related and influence one another in a stimulating environment of skills, talents, skills and creativity. Gifted children have a balanced representation, of their parents' parental dimensions of "affection" and "control". This study is intended to be a starting point for a new look on the relationship between two central issues : parenting and giftedness.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Neuza Carina Monteiro2011-03-09T14:54:25Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2657porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:59.031168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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