Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marcelo Mendonça
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barros, Daniela Melaré Vieira, Farias Junior, Ivaldir H. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2818
Resumo: Constatamos inúmeras experiências da rádio web como interfaces de apoio didático, reflexo de sua utilização em todos os níveis de ensino e em diferentes países do mundo, principalmente, em Portugal. Singularmente, evidenciamos as atividades educomunicativas dessas interfaces e seus contributos para a comunidade estudantil. Em favor deste cenário, surgiu o interesse de descobrir os reais benefícios que tais recursos podem proporcionar para a educação. A metodologia de pesquisa adotada é de cariz qualitativo e empírico-descritiva, baseada numa revisão de literatura decorrendo a investigação no período de Janeiro a Setembro de 2013. Como resultado, obtivemos um panorama contemporâneo da utilização do rádio como uma eficiente tecnologia educativa para o processo educativo online.
id RCAP_a754e441a07e020a5cf44a125b39bff2
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtualConstatamos inúmeras experiências da rádio web como interfaces de apoio didático, reflexo de sua utilização em todos os níveis de ensino e em diferentes países do mundo, principalmente, em Portugal. Singularmente, evidenciamos as atividades educomunicativas dessas interfaces e seus contributos para a comunidade estudantil. Em favor deste cenário, surgiu o interesse de descobrir os reais benefícios que tais recursos podem proporcionar para a educação. A metodologia de pesquisa adotada é de cariz qualitativo e empírico-descritiva, baseada numa revisão de literatura decorrendo a investigação no período de Janeiro a Setembro de 2013. Como resultado, obtivemos um panorama contemporâneo da utilização do rádio como uma eficiente tecnologia educativa para o processo educativo online.Abstract. We found numerous experiences of web radio as assistive interfaces didactic, reflecting its use in all educational levels and in different countries of the world, especially in Portugal. Singularly elaborate the educommunicative activities these interfaces and their contributions to the student community. In favor of this scenario, we became interested in discovering the real benefits of these resources to provide education. The research methodology used is qualitative, based on a review of research literature and case study elapsing the period January to September 2013. As a result, we obtained an overview of the contemporary use of radio as efficient educational technology to the educational process online.Revista Renote –CINTED UFRGSRepositório AbertoTeixeira, Marcelo MendonçaBarros, Daniela Melaré VieiraFarias Junior, Ivaldir H. de2014-01-20T11:07:54Z2013-12-012013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2818porTeixeira, Marcelo Mendonça; Barros, Daniela Melaré Vieira; Farias Junior, Ivaldir H. de - Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual. "Remote: Revista Novas Tecnologias na Educação" [Em linha]. ISSN 1679-1916. Vol. 11, nº 3 (2013), p. 1-91679-1916info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:55Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:13.563809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual
title Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual
spellingShingle Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual
Teixeira, Marcelo Mendonça
title_short Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual
title_full Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual
title_fullStr Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual
title_full_unstemmed Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual
title_sort Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual
author Teixeira, Marcelo Mendonça
author_facet Teixeira, Marcelo Mendonça
Barros, Daniela Melaré Vieira
Farias Junior, Ivaldir H. de
author_role author
author2 Barros, Daniela Melaré Vieira
Farias Junior, Ivaldir H. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Marcelo Mendonça
Barros, Daniela Melaré Vieira
Farias Junior, Ivaldir H. de
description Constatamos inúmeras experiências da rádio web como interfaces de apoio didático, reflexo de sua utilização em todos os níveis de ensino e em diferentes países do mundo, principalmente, em Portugal. Singularmente, evidenciamos as atividades educomunicativas dessas interfaces e seus contributos para a comunidade estudantil. Em favor deste cenário, surgiu o interesse de descobrir os reais benefícios que tais recursos podem proporcionar para a educação. A metodologia de pesquisa adotada é de cariz qualitativo e empírico-descritiva, baseada numa revisão de literatura decorrendo a investigação no período de Janeiro a Setembro de 2013. Como resultado, obtivemos um panorama contemporâneo da utilização do rádio como uma eficiente tecnologia educativa para o processo educativo online.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
2013-12-01T00:00:00Z
2014-01-20T11:07:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2818
url http://hdl.handle.net/10400.2/2818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teixeira, Marcelo Mendonça; Barros, Daniela Melaré Vieira; Farias Junior, Ivaldir H. de - Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual. "Remote: Revista Novas Tecnologias na Educação" [Em linha]. ISSN 1679-1916. Vol. 11, nº 3 (2013), p. 1-9
1679-1916
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Renote –CINTED UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Revista Renote –CINTED UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135012052795392