Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2818 |
Resumo: | Constatamos inúmeras experiências da rádio web como interfaces de apoio didático, reflexo de sua utilização em todos os níveis de ensino e em diferentes países do mundo, principalmente, em Portugal. Singularmente, evidenciamos as atividades educomunicativas dessas interfaces e seus contributos para a comunidade estudantil. Em favor deste cenário, surgiu o interesse de descobrir os reais benefícios que tais recursos podem proporcionar para a educação. A metodologia de pesquisa adotada é de cariz qualitativo e empírico-descritiva, baseada numa revisão de literatura decorrendo a investigação no período de Janeiro a Setembro de 2013. Como resultado, obtivemos um panorama contemporâneo da utilização do rádio como uma eficiente tecnologia educativa para o processo educativo online. |
id |
RCAP_a754e441a07e020a5cf44a125b39bff2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2818 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtualConstatamos inúmeras experiências da rádio web como interfaces de apoio didático, reflexo de sua utilização em todos os níveis de ensino e em diferentes países do mundo, principalmente, em Portugal. Singularmente, evidenciamos as atividades educomunicativas dessas interfaces e seus contributos para a comunidade estudantil. Em favor deste cenário, surgiu o interesse de descobrir os reais benefícios que tais recursos podem proporcionar para a educação. A metodologia de pesquisa adotada é de cariz qualitativo e empírico-descritiva, baseada numa revisão de literatura decorrendo a investigação no período de Janeiro a Setembro de 2013. Como resultado, obtivemos um panorama contemporâneo da utilização do rádio como uma eficiente tecnologia educativa para o processo educativo online.Abstract. We found numerous experiences of web radio as assistive interfaces didactic, reflecting its use in all educational levels and in different countries of the world, especially in Portugal. Singularly elaborate the educommunicative activities these interfaces and their contributions to the student community. In favor of this scenario, we became interested in discovering the real benefits of these resources to provide education. The research methodology used is qualitative, based on a review of research literature and case study elapsing the period January to September 2013. As a result, we obtained an overview of the contemporary use of radio as efficient educational technology to the educational process online.Revista Renote –CINTED UFRGSRepositório AbertoTeixeira, Marcelo MendonçaBarros, Daniela Melaré VieiraFarias Junior, Ivaldir H. de2014-01-20T11:07:54Z2013-12-012013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2818porTeixeira, Marcelo Mendonça; Barros, Daniela Melaré Vieira; Farias Junior, Ivaldir H. de - Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual. "Remote: Revista Novas Tecnologias na Educação" [Em linha]. ISSN 1679-1916. Vol. 11, nº 3 (2013), p. 1-91679-1916info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:55Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:13.563809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual |
title |
Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual |
spellingShingle |
Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual Teixeira, Marcelo Mendonça |
title_short |
Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual |
title_full |
Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual |
title_fullStr |
Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual |
title_full_unstemmed |
Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual |
title_sort |
Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual |
author |
Teixeira, Marcelo Mendonça |
author_facet |
Teixeira, Marcelo Mendonça Barros, Daniela Melaré Vieira Farias Junior, Ivaldir H. de |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Daniela Melaré Vieira Farias Junior, Ivaldir H. de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Marcelo Mendonça Barros, Daniela Melaré Vieira Farias Junior, Ivaldir H. de |
description |
Constatamos inúmeras experiências da rádio web como interfaces de apoio didático, reflexo de sua utilização em todos os níveis de ensino e em diferentes países do mundo, principalmente, em Portugal. Singularmente, evidenciamos as atividades educomunicativas dessas interfaces e seus contributos para a comunidade estudantil. Em favor deste cenário, surgiu o interesse de descobrir os reais benefícios que tais recursos podem proporcionar para a educação. A metodologia de pesquisa adotada é de cariz qualitativo e empírico-descritiva, baseada numa revisão de literatura decorrendo a investigação no período de Janeiro a Setembro de 2013. Como resultado, obtivemos um panorama contemporâneo da utilização do rádio como uma eficiente tecnologia educativa para o processo educativo online. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 2013-12-01T00:00:00Z 2014-01-20T11:07:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2818 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Teixeira, Marcelo Mendonça; Barros, Daniela Melaré Vieira; Farias Junior, Ivaldir H. de - Rádio web interativa: o "streaming" da educação virtual. "Remote: Revista Novas Tecnologias na Educação" [Em linha]. ISSN 1679-1916. Vol. 11, nº 3 (2013), p. 1-9 1679-1916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Renote –CINTED UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Renote –CINTED UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135012052795392 |