Análise de fiabilidade numa frota de autocarros dos Transportes Urbanos de Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilaça, Francisco Manuel Gonçalves de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4388
Resumo: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
id RCAP_a758a1b33096071a911d3e755bc616a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4388
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de fiabilidade numa frota de autocarros dos Transportes Urbanos de BragaGestão IndustrialManutençãoTransportes urbanosBragaMestrado em Engenharia e Gestão IndustrialExame público realizado em 02 de Fevereiro de 2018As empresas de transporte público de passageiros têm perdido cada vez mais terreno face à oferta do transporte individual. A falta de apoio por parte do poder central para aquisição de viaturas novas, com algumas exceções como a Carris - Transportes Públicos de Lisboa ou os STCP - Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, originou ao longo destes anos o envelhecimento das viaturas, o aumento da idade média das frotas e a diminuição da qualidade do serviço prestado. A criação de plataformas eletrónicas a oferecer serviços de transporte personalizado de alta qualidade a custos atrativos cavou um fosso maior entre a escolha do transporte público e individual. Os transportes públicos em Braga não foram exceção à regra e durante anos perderam clientes para outros modos de transporte. Nos finais de 2013, tendo como principal foco o cliente, houve necessidade de projetar um conjunto medidas estratégicas para inverter a situação. No Departamento de Engenharia Equipamentos e Manutenção (DEEM), fruto de um processo de reengenharia, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) efetuaram alterações com o objetivo de aumentar a disponibilidade de viaturas para melhorar a oferta. Através da análise dos dados proveniente do GMAC (Gestão de Manutenção Apoiada por Computador), pretende-se propor um conjunto de medidas baseadas no MDBF (Distância Média entre Avarias), TE (Tempo de Espera), TR (Tempo de Reparação) e TL (Tempo de Logística). A análise ao inventário também será alvo de estudo nesta dissertação, uma vez que há uma íntima ligação entre os sobressalentes, a manutenção preventiva, os tempos de manutenção e a disponibilidade das viaturas. Espera-se contribuir com propostas de valor acrescentado para melhorar a performance da manutenção.Public transport companies of passengers has lost many costumers during last years. The lack of support from central authorities to buy new vehicles, with some exceptions such as Carris - Transportes Públicos de Lisboa or STCP - Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, originated aging vehicles, increasing age average fleet and a decrease in the quality of the service. The creation of electronic platforms offering high quality personalized transportation services at attractive created a biger gap between the choice of public and individual transport. Public transportation in Braga is no exception and they lost customers to other transportation’s modes. By the end of 2013, focusing on the customer needs, a strategic was been developed to reverse the situation. In the Department of Engineering Equipment and Maintenance (DEEM), the Urban Transport of Braga (TUB) made changes with the objective of increasing the availability of vehicles and improve a better service. Based on the analysis of the GMAC (Computer Supported Maintenance Management) data, by statistical treatment we intend to propose a set of measures based on MDBF (mean distance between failures), WT (waiting time), RT (repair time) and LT (logistic time). At the same time, and in the scope of preventive maintenance, it is the objective to initiate preventive policies to replace components with the objective of reducing the number of failures and increasing the availability of the fleet. The inventory analysis will be object of this study in this dissertation because there is a connection between spare parts, preventive maintenance, maintenance times and availability of buses. It’s expectable to contribute with proposal to improve maintenance performance.2018-11-19T17:31:39Z2018-11-192017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/4388http://hdl.handle.net/11067/4388TID:201925214porVilaça, Francisco Manuel Gonçalves de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:42Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:48.055368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de fiabilidade numa frota de autocarros dos Transportes Urbanos de Braga
title Análise de fiabilidade numa frota de autocarros dos Transportes Urbanos de Braga
spellingShingle Análise de fiabilidade numa frota de autocarros dos Transportes Urbanos de Braga
Vilaça, Francisco Manuel Gonçalves de Carvalho
Gestão Industrial
Manutenção
Transportes urbanos
Braga
title_short Análise de fiabilidade numa frota de autocarros dos Transportes Urbanos de Braga
title_full Análise de fiabilidade numa frota de autocarros dos Transportes Urbanos de Braga
title_fullStr Análise de fiabilidade numa frota de autocarros dos Transportes Urbanos de Braga
title_full_unstemmed Análise de fiabilidade numa frota de autocarros dos Transportes Urbanos de Braga
title_sort Análise de fiabilidade numa frota de autocarros dos Transportes Urbanos de Braga
author Vilaça, Francisco Manuel Gonçalves de Carvalho
author_facet Vilaça, Francisco Manuel Gonçalves de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilaça, Francisco Manuel Gonçalves de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Industrial
Manutenção
Transportes urbanos
Braga
topic Gestão Industrial
Manutenção
Transportes urbanos
Braga
description Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2018-11-19T17:31:39Z
2018-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4388
http://hdl.handle.net/11067/4388
TID:201925214
url http://hdl.handle.net/11067/4388
identifier_str_mv TID:201925214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136748234604544