O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Violante, Joana Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1308
Resumo: Símbolo de festa, alegria, união, mas também de manifestações nacionalistas e de confrontos, o futebol é o desporto mais conhecido mundialmente, sendo seguido com fulgor por milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal o futebol assume contornos importantíssimos na comunicação social, e quando se fala da selecção nacional ainda mais. Os jogos são patrocinados e anunciados dias a fio, como se houvesse uma obrigação de os ver, sentir e apreciar. E se o papel do jornalista é ser isento de opiniões e preferências, com a selecção nacional isso não se passa. Nessas alturas, é invocado o poder da união de um povo, mostrando o seu patriotismo pela defesa de um dos grandes representantes da nação, ou não fosse Portugal o país dos três efes: Fado, Fátima e Futebol. A presente dissertação procura assim analisar de que forma são construídos os discursos mediáticos em torno da selecção nacional de futebol, aquando da sua participação num grande evento mediático e desportivo, como foi o caso do último mundial de futebol até à data, na África do Sul, 2010.
id RCAP_a75f098fd44902c78efb5fe6234f4bf4
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma naçãoFutebolFutebol - PortugalFutebol - Meios de comunicação socialFutebol - Jornais - Identidade nacionalFutebol - PatriotismoSímbolo de festa, alegria, união, mas também de manifestações nacionalistas e de confrontos, o futebol é o desporto mais conhecido mundialmente, sendo seguido com fulgor por milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal o futebol assume contornos importantíssimos na comunicação social, e quando se fala da selecção nacional ainda mais. Os jogos são patrocinados e anunciados dias a fio, como se houvesse uma obrigação de os ver, sentir e apreciar. E se o papel do jornalista é ser isento de opiniões e preferências, com a selecção nacional isso não se passa. Nessas alturas, é invocado o poder da união de um povo, mostrando o seu patriotismo pela defesa de um dos grandes representantes da nação, ou não fosse Portugal o país dos três efes: Fado, Fátima e Futebol. A presente dissertação procura assim analisar de que forma são construídos os discursos mediáticos em torno da selecção nacional de futebol, aquando da sua participação num grande evento mediático e desportivo, como foi o caso do último mundial de futebol até à data, na África do Sul, 2010.Symbol of partying, enjoyment, union, but also, of nationalist manifestations and of confronts, football is the worldwide most popular sport, being followed with passion by millions of people all over the world. In Portugal, football takes a huge place in social communication, and when it comes about the national team, even more. Matches are sponsored and advertised for days on end, like there was an obligation to watch, fell and appreciate them. And if the journalist role is to be exempt of opinions or preferences, with the national team, this is not the case. In those times, the power of union of one people is invoked, showing their patriotism for the defense of one of the greatest representations of the nation, or Portugal were not to be known as the three Fs country: Fado, Fatima and Football. The present dissertation attempts to analyze how the media discourses about the national team are constructed, in the occasion of it participation in a major media event, such as the last world championship, until today, in South Africa 2010.Universidade da Beira InteriorCarvalheiro, José Ricardo PintouBibliorumViolante, Joana Ribeiro2013-09-04T10:05:18Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:10.800569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação
title O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação
spellingShingle O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação
Violante, Joana Ribeiro
Futebol
Futebol - Portugal
Futebol - Meios de comunicação social
Futebol - Jornais - Identidade nacional
Futebol - Patriotismo
title_short O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação
title_full O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação
title_fullStr O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação
title_full_unstemmed O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação
title_sort O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação
author Violante, Joana Ribeiro
author_facet Violante, Joana Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalheiro, José Ricardo Pinto
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Violante, Joana Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Futebol - Portugal
Futebol - Meios de comunicação social
Futebol - Jornais - Identidade nacional
Futebol - Patriotismo
topic Futebol
Futebol - Portugal
Futebol - Meios de comunicação social
Futebol - Jornais - Identidade nacional
Futebol - Patriotismo
description Símbolo de festa, alegria, união, mas também de manifestações nacionalistas e de confrontos, o futebol é o desporto mais conhecido mundialmente, sendo seguido com fulgor por milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal o futebol assume contornos importantíssimos na comunicação social, e quando se fala da selecção nacional ainda mais. Os jogos são patrocinados e anunciados dias a fio, como se houvesse uma obrigação de os ver, sentir e apreciar. E se o papel do jornalista é ser isento de opiniões e preferências, com a selecção nacional isso não se passa. Nessas alturas, é invocado o poder da união de um povo, mostrando o seu patriotismo pela defesa de um dos grandes representantes da nação, ou não fosse Portugal o país dos três efes: Fado, Fátima e Futebol. A presente dissertação procura assim analisar de que forma são construídos os discursos mediáticos em torno da selecção nacional de futebol, aquando da sua participação num grande evento mediático e desportivo, como foi o caso do último mundial de futebol até à data, na África do Sul, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06
2010-06-01T00:00:00Z
2013-09-04T10:05:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1308
url http://hdl.handle.net/10400.6/1308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136331689885696