O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1308 |
Resumo: | Símbolo de festa, alegria, união, mas também de manifestações nacionalistas e de confrontos, o futebol é o desporto mais conhecido mundialmente, sendo seguido com fulgor por milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal o futebol assume contornos importantíssimos na comunicação social, e quando se fala da selecção nacional ainda mais. Os jogos são patrocinados e anunciados dias a fio, como se houvesse uma obrigação de os ver, sentir e apreciar. E se o papel do jornalista é ser isento de opiniões e preferências, com a selecção nacional isso não se passa. Nessas alturas, é invocado o poder da união de um povo, mostrando o seu patriotismo pela defesa de um dos grandes representantes da nação, ou não fosse Portugal o país dos três efes: Fado, Fátima e Futebol. A presente dissertação procura assim analisar de que forma são construídos os discursos mediáticos em torno da selecção nacional de futebol, aquando da sua participação num grande evento mediático e desportivo, como foi o caso do último mundial de futebol até à data, na África do Sul, 2010. |
id |
RCAP_a75f098fd44902c78efb5fe6234f4bf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1308 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma naçãoFutebolFutebol - PortugalFutebol - Meios de comunicação socialFutebol - Jornais - Identidade nacionalFutebol - PatriotismoSímbolo de festa, alegria, união, mas também de manifestações nacionalistas e de confrontos, o futebol é o desporto mais conhecido mundialmente, sendo seguido com fulgor por milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal o futebol assume contornos importantíssimos na comunicação social, e quando se fala da selecção nacional ainda mais. Os jogos são patrocinados e anunciados dias a fio, como se houvesse uma obrigação de os ver, sentir e apreciar. E se o papel do jornalista é ser isento de opiniões e preferências, com a selecção nacional isso não se passa. Nessas alturas, é invocado o poder da união de um povo, mostrando o seu patriotismo pela defesa de um dos grandes representantes da nação, ou não fosse Portugal o país dos três efes: Fado, Fátima e Futebol. A presente dissertação procura assim analisar de que forma são construídos os discursos mediáticos em torno da selecção nacional de futebol, aquando da sua participação num grande evento mediático e desportivo, como foi o caso do último mundial de futebol até à data, na África do Sul, 2010.Symbol of partying, enjoyment, union, but also, of nationalist manifestations and of confronts, football is the worldwide most popular sport, being followed with passion by millions of people all over the world. In Portugal, football takes a huge place in social communication, and when it comes about the national team, even more. Matches are sponsored and advertised for days on end, like there was an obligation to watch, fell and appreciate them. And if the journalist role is to be exempt of opinions or preferences, with the national team, this is not the case. In those times, the power of union of one people is invoked, showing their patriotism for the defense of one of the greatest representations of the nation, or Portugal were not to be known as the three Fs country: Fado, Fatima and Football. The present dissertation attempts to analyze how the media discourses about the national team are constructed, in the occasion of it participation in a major media event, such as the last world championship, until today, in South Africa 2010.Universidade da Beira InteriorCarvalheiro, José Ricardo PintouBibliorumViolante, Joana Ribeiro2013-09-04T10:05:18Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:07:02Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:07:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação |
title |
O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação |
spellingShingle |
O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação Violante, Joana Ribeiro Futebol Futebol - Portugal Futebol - Meios de comunicação social Futebol - Jornais - Identidade nacional Futebol - Patriotismo |
title_short |
O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação |
title_full |
O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação |
title_fullStr |
O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação |
title_full_unstemmed |
O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação |
title_sort |
O discurso noticioso em torno do futebol: a construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação |
author |
Violante, Joana Ribeiro |
author_facet |
Violante, Joana Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalheiro, José Ricardo Pinto uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Violante, Joana Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol Futebol - Portugal Futebol - Meios de comunicação social Futebol - Jornais - Identidade nacional Futebol - Patriotismo |
topic |
Futebol Futebol - Portugal Futebol - Meios de comunicação social Futebol - Jornais - Identidade nacional Futebol - Patriotismo |
description |
Símbolo de festa, alegria, união, mas também de manifestações nacionalistas e de confrontos, o futebol é o desporto mais conhecido mundialmente, sendo seguido com fulgor por milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal o futebol assume contornos importantíssimos na comunicação social, e quando se fala da selecção nacional ainda mais. Os jogos são patrocinados e anunciados dias a fio, como se houvesse uma obrigação de os ver, sentir e apreciar. E se o papel do jornalista é ser isento de opiniões e preferências, com a selecção nacional isso não se passa. Nessas alturas, é invocado o poder da união de um povo, mostrando o seu patriotismo pela defesa de um dos grandes representantes da nação, ou não fosse Portugal o país dos três efes: Fado, Fátima e Futebol. A presente dissertação procura assim analisar de que forma são construídos os discursos mediáticos em torno da selecção nacional de futebol, aquando da sua participação num grande evento mediático e desportivo, como foi o caso do último mundial de futebol até à data, na África do Sul, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06 2010-06-01T00:00:00Z 2013-09-04T10:05:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1308 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549578091626496 |