CodeInsights

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Duarte André Teresa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/98011
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_a76c99bdd032fbedcc585ca58e4cc4af
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/98011
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling CodeInsightsCodeInsightsEducação em ProgramaçãoFerramenta de MonitorizaçãoVisualizaçãoPartilha de CódigoProgramming EducationMonitoring ToolVisualizationCode SharingDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaDevido à nossa grande dependência com a tecnologia, Engenharia Informática é cada vez mais um curso com grande procura. Este tipo de cursos tem vindo a apresentar um alarmante número de desistências e por isso várias investigações sobre a sua origem foram realizadas. A forte ligação entre professor e estudante é um fator determinante no sucesso dos estudantes. Porém visto que o número de alunos em cada sala de aula é cada vez maior, o trabalho de supervisionar os alunos torna-se mais difícil. A programação encontra-se também na origem das várias dificuldades dos alunos. Os alunos conseguem facilmente aprender as estruturas básicas de programação, mas apresentam uma maior dificuldade ao juntar essas peças para resolver os exercícios/problemas de programação. Esta habilidade de resolver problemas leva anos a ser masterizada, tempo que alguns alunos podem não ter. O CodeInsights é uma das vastas ferramentas que foi desenvolvida para apoiar os professores a monitorizar os seus alunos. Esta ferramenta é capaz de capturar cópias do código dos alunos em tempo real, e produzir imediatamente uma série de gráficos que ajudam o professor a identificar problemas entre os seus alunos. Como a maioria do software, existem sempre melhorias a serem realizadas e novas funcionalidades a serem implementadas. Foi este então este o objetivo desta dissertação, melhorar o sistema com base numa série de sugestões feitas pelos utilizadores do CodeInsights. As principais funcionalidades analisadas, concebidas e implementadas foram: 1) Um sistema de chat para facilitar a comunicação entre os professores e os seus alunos 2) Um mecanismo de code sharing para que os professores possam demonstrar aos seus alunos maneira de resolver exercícios 3) Uma camada de segurança para bloquear o acesso que código dos alunos tem sobre o sistema. No geral todos os principais objetivos deste projeto foram conseguidos e em breve forneceremos a versão melhorada do sistema aos novos utilizadores CodeInsights.Due to the world’s growing dependence on technology, Computer Science has become a highly sought after path for new college students. These types of courses present an alarming high drop rate, and for a long time the origin of the students’ success/failure has been investigated. The teachers’ close supervision has been identified as a significant element in students’ success. However, as the number of students increases, classrooms get increasingly larger, making it more difficult for teachers to keep track of the entire class’s progress and issues. Programming, which is the foundation for Computer Science, has also been identified as a challenge for students. Students can quickly learn the basic building blocks of programming, but often struggle when asked to arrange them together in the correct way to solve an assignment. This problem-solving skill is acquired by extensive practice, which can take years. Time some students might not have, and consequently drop out of the course .CodeInsights is one of several tools that have been developed to help with the difficulties of teaching and learning programming. This real-time monitoring tool is capable of capturing real-time copies of the students code. The snapshots are processed, and a series of visualizations and aggregated data is made immediately available for teachers. Like any other piece of software, CodeInsights is in an neverstoping cycle of improvements. Many instructors who use the system have provided a wide array of suggestions for a future version of this tool. So the aim of this thesis was to improve CodeInsights based on this feedback, by providing a set of features to better facilitate the teaching process. The major features analysed, designed and implemented were: 1) A chatting system to facilitate the communication between teachers and their pupils 2) A sharing code component for teachers to better address students error 3) A security layer to block the access of the student’s code. In the end, all the main objectives of this dissertation were achieved and soon the improved version of the system will be available to the new users of CodeInsights.Outro - The work is funded by national funds through the Foundation of Science for technology, I.P., within the scope of the projectCISUC - UIDB/00326/2020.2021-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/98011http://hdl.handle.net/10316/98011TID:202921158engGuerreiro, Duarte André Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:01:16Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/98011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:56.613817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv CodeInsights
CodeInsights
title CodeInsights
spellingShingle CodeInsights
Guerreiro, Duarte André Teresa
Educação em Programação
Ferramenta de Monitorização
Visualização
Partilha de Código
Programming Education
Monitoring Tool
Visualization
Code Sharing
title_short CodeInsights
title_full CodeInsights
title_fullStr CodeInsights
title_full_unstemmed CodeInsights
title_sort CodeInsights
author Guerreiro, Duarte André Teresa
author_facet Guerreiro, Duarte André Teresa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Duarte André Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Programação
Ferramenta de Monitorização
Visualização
Partilha de Código
Programming Education
Monitoring Tool
Visualization
Code Sharing
topic Educação em Programação
Ferramenta de Monitorização
Visualização
Partilha de Código
Programming Education
Monitoring Tool
Visualization
Code Sharing
description Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/98011
http://hdl.handle.net/10316/98011
TID:202921158
url http://hdl.handle.net/10316/98011
identifier_str_mv TID:202921158
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134055904575488