Born-global: da perspetiva empreendedora à perspetiva relacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17138 |
Resumo: | A rápida e crescente globalização dos mercados levou ao aparecimento de empresas “Born-Global” (BG) que concorrem precocemente no mercado internacional. Há no meio académico um vasto leque de literatura que explica a rápida e precoce internacionalização destas empresas; no entanto, o seu foco está na aplicação da teoria do empreendedorismo no início das atividades internacionais, descurando o comportamento da BG no seu “regime permanente” de presença internacional. Assim, a dissertação, baseada num estudo de caso, visa abordar o comportamento da BG duma perspetiva de longo prazo para perceber até que ponto as teorias do empreendedorismo que explicam o início da sua internacionalização são adequadas ou se porventura uma perspetiva relacional será mais adequada para explicar o comportamento da empresa nesses mercados internacionais. O resultado da análise do estudo de caso confirma que, a longo prazo, a BG analisada valoriza as relações comerciais que já tem em detrimento da expansão para novos mercados, o que vem complementar a perspetiva sobre as teorias das BG. |
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Born-global: da perspetiva empreendedora à perspetiva relacionalGestãoEmpreendedorismoInternacionalização de empresasComércio internacionalA rápida e crescente globalização dos mercados levou ao aparecimento de empresas “Born-Global” (BG) que concorrem precocemente no mercado internacional. Há no meio académico um vasto leque de literatura que explica a rápida e precoce internacionalização destas empresas; no entanto, o seu foco está na aplicação da teoria do empreendedorismo no início das atividades internacionais, descurando o comportamento da BG no seu “regime permanente” de presença internacional. Assim, a dissertação, baseada num estudo de caso, visa abordar o comportamento da BG duma perspetiva de longo prazo para perceber até que ponto as teorias do empreendedorismo que explicam o início da sua internacionalização são adequadas ou se porventura uma perspetiva relacional será mais adequada para explicar o comportamento da empresa nesses mercados internacionais. O resultado da análise do estudo de caso confirma que, a longo prazo, a BG analisada valoriza as relações comerciais que já tem em detrimento da expansão para novos mercados, o que vem complementar a perspetiva sobre as teorias das BG.Increasingly globalised markets have triggered the emergence of a new kind of firms named ‘‘Born-Globals’’ (BGs), firms that become international quickly after inception. Literature explores and explains the main triggers of rapid internationalization but, tend to focus their studies on how entrepreneurship theory can be applied at the firms’ internationalisation inception, failing to explain how firms maintain their position in international markets once internationalised. As such, this dissertation presents a case study that approaches the internationalisation process of a BG from a long term perspective to understand whether the theories of international entrepreneurship hold true or if the relational, network perspective is more adequate to explain the firms’ behaviour in international markets. The result of the analysis of the case study confirms that in the long run the BG analysed is more keen on maintaining their commercial relations with their clients than in expanding to brand new markets, which complements the former perspectives of the BGs..Universidade de Aveiro2017-04-04T09:54:46Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17138TID:201578506porLopes, Joana Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:48Zoai:ria.ua.pt:10773/17138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:21.119777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A rápida e crescente globalização dos mercados levou ao aparecimento de empresas “Born-Global” (BG) que concorrem precocemente no mercado internacional. Há no meio académico um vasto leque de literatura que explica a rápida e precoce internacionalização destas empresas; no entanto, o seu foco está na aplicação da teoria do empreendedorismo no início das atividades internacionais, descurando o comportamento da BG no seu “regime permanente” de presença internacional. Assim, a dissertação, baseada num estudo de caso, visa abordar o comportamento da BG duma perspetiva de longo prazo para perceber até que ponto as teorias do empreendedorismo que explicam o início da sua internacionalização são adequadas ou se porventura uma perspetiva relacional será mais adequada para explicar o comportamento da empresa nesses mercados internacionais. O resultado da análise do estudo de caso confirma que, a longo prazo, a BG analisada valoriza as relações comerciais que já tem em detrimento da expansão para novos mercados, o que vem complementar a perspetiva sobre as teorias das BG. |
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