A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Beatriz Rio Tinto de Matos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9258
Resumo: Relatório de Estágio da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_a77785a387ad8322462e3a4e518f8684
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9258
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação das crianças num contexto do movimento da escola modernaCriançasProcesso de aprendizagemPrática pedagógicaReflexãoParticipaçãoChildrenLearning processesPedagogical practiceRreflectionParticipationRelatório de Estágio da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarEste trabalho é um relatório sobre a prática profissional supervisionada realizada no de contexto de jardim de infância. É um trabalho descritivo e interpretativo de um processo de aprendizagem construído ao longo da ação pedagógica, em constante interação com as crianças e a equipa educativa, mas também com a família e restante comunidade educativa. Inclui uma componente de avaliação inerente ao processo educativo e à prática pedagógica, partindo de uma perspetiva formativa contínua com vista proporcionar respostas mais adequadas às crianças, permitindo em simultâneo uma autoavaliação sobre ação pedagógica. Para além, de uma abordagem descritiva e interpretativa, o presente trabalho integra também uma componente investigativa sobre uma temática problematizada ao longo da prática pedagógica. Decorrente de um contexto orientado segundo o Movimento da Escola Moderna, que preconiza a promoção da participação das crianças através da organização e gestão cooperativa do ambiente de aprendizagem, surgiu a motivação de compreender qual o nível de participação das crianças tendo em conta a organização da rotina diária. O aprofundamento sobre a temática referida possibilitou a melhor compreensão sobre o conceito de participação, assim como a discriminação dos diferentes níveis e a perceção das implicações que os vários momentos da rotina e instrumentos de pilotagem representam na promoção de participação das crianças. Esta problemática deixou em aberto várias interrogações, sugerindo a reflexão sobre a participação das crianças no contexto educativo e sobre como o adulto e a estrutura do ambiente de aprendizagem condiciona ou promove essa participação.ABSTRACT This is a report on the supervised professional experience that took place in the context of the kindergarten. This work describes and interprets a learning process developed during the pedagogical action, and in constant interaction with the children and the educational team, as well as with families and wider educational community. It includes an evaluative component that is inherent to the educational process and the pedagogical practice, departing from a perspective of continuous formation, to the purpose of allowing adequate responses to children, while simultaneously allowing for a self-evaluation of the pedagogical action. Beyond descriptive and interpretive approaches, the present work integrates a research component on a theme problematised through the pedagogical practice. Developing from the orientations of the Pedagogical Movement of the Portuguese Modern School, which privileges the promotion of children’s participation through cooperative organisation and management of the learning environment, the motivation to understand the level of Children’s participation in the organisation of the daily routine has arisen. Exploring this thematic allowed to better understand the concept of participation, as well as the categorisation of various levels and the perception of the implications that the various moments of routine and plotting instruments represent to the promotion of children’s participation. This problematisation has opened several inquiries, suggesting larger reflection on the participation of children in the educational context, as well as about how adults and the structure of the learning environment conditions or promotes this participation.Rosa, ManuelaRCIPLFreire, Beatriz Rio Tinto de Matos2019-01-04T11:36:15Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9258TID:202029360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:51.994238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna
title A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna
spellingShingle A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna
Freire, Beatriz Rio Tinto de Matos
Crianças
Processo de aprendizagem
Prática pedagógica
Reflexão
Participação
Children
Learning processes
Pedagogical practice
Rreflection
Participation
title_short A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna
title_full A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna
title_fullStr A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna
title_full_unstemmed A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna
title_sort A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna
author Freire, Beatriz Rio Tinto de Matos
author_facet Freire, Beatriz Rio Tinto de Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Beatriz Rio Tinto de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Processo de aprendizagem
Prática pedagógica
Reflexão
Participação
Children
Learning processes
Pedagogical practice
Rreflection
Participation
topic Crianças
Processo de aprendizagem
Prática pedagógica
Reflexão
Participação
Children
Learning processes
Pedagogical practice
Rreflection
Participation
description Relatório de Estágio da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-26
2018-04-26T00:00:00Z
2019-01-04T11:36:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9258
TID:202029360
url http://hdl.handle.net/10400.21/9258
identifier_str_mv TID:202029360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133441896218624