A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9258 |
Resumo: | Relatório de Estágio da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_a77785a387ad8322462e3a4e518f8684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9258 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A participação das crianças num contexto do movimento da escola modernaCriançasProcesso de aprendizagemPrática pedagógicaReflexãoParticipaçãoChildrenLearning processesPedagogical practiceRreflectionParticipationRelatório de Estágio da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarEste trabalho é um relatório sobre a prática profissional supervisionada realizada no de contexto de jardim de infância. É um trabalho descritivo e interpretativo de um processo de aprendizagem construído ao longo da ação pedagógica, em constante interação com as crianças e a equipa educativa, mas também com a família e restante comunidade educativa. Inclui uma componente de avaliação inerente ao processo educativo e à prática pedagógica, partindo de uma perspetiva formativa contínua com vista proporcionar respostas mais adequadas às crianças, permitindo em simultâneo uma autoavaliação sobre ação pedagógica. Para além, de uma abordagem descritiva e interpretativa, o presente trabalho integra também uma componente investigativa sobre uma temática problematizada ao longo da prática pedagógica. Decorrente de um contexto orientado segundo o Movimento da Escola Moderna, que preconiza a promoção da participação das crianças através da organização e gestão cooperativa do ambiente de aprendizagem, surgiu a motivação de compreender qual o nível de participação das crianças tendo em conta a organização da rotina diária. O aprofundamento sobre a temática referida possibilitou a melhor compreensão sobre o conceito de participação, assim como a discriminação dos diferentes níveis e a perceção das implicações que os vários momentos da rotina e instrumentos de pilotagem representam na promoção de participação das crianças. Esta problemática deixou em aberto várias interrogações, sugerindo a reflexão sobre a participação das crianças no contexto educativo e sobre como o adulto e a estrutura do ambiente de aprendizagem condiciona ou promove essa participação.ABSTRACT This is a report on the supervised professional experience that took place in the context of the kindergarten. This work describes and interprets a learning process developed during the pedagogical action, and in constant interaction with the children and the educational team, as well as with families and wider educational community. It includes an evaluative component that is inherent to the educational process and the pedagogical practice, departing from a perspective of continuous formation, to the purpose of allowing adequate responses to children, while simultaneously allowing for a self-evaluation of the pedagogical action. Beyond descriptive and interpretive approaches, the present work integrates a research component on a theme problematised through the pedagogical practice. Developing from the orientations of the Pedagogical Movement of the Portuguese Modern School, which privileges the promotion of children’s participation through cooperative organisation and management of the learning environment, the motivation to understand the level of Children’s participation in the organisation of the daily routine has arisen. Exploring this thematic allowed to better understand the concept of participation, as well as the categorisation of various levels and the perception of the implications that the various moments of routine and plotting instruments represent to the promotion of children’s participation. This problematisation has opened several inquiries, suggesting larger reflection on the participation of children in the educational context, as well as about how adults and the structure of the learning environment conditions or promotes this participation.Rosa, ManuelaRCIPLFreire, Beatriz Rio Tinto de Matos2019-01-04T11:36:15Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9258TID:202029360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:51.994238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna |
title |
A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna |
spellingShingle |
A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna Freire, Beatriz Rio Tinto de Matos Crianças Processo de aprendizagem Prática pedagógica Reflexão Participação Children Learning processes Pedagogical practice Rreflection Participation |
title_short |
A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna |
title_full |
A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna |
title_fullStr |
A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna |
title_full_unstemmed |
A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna |
title_sort |
A participação das crianças num contexto do movimento da escola moderna |
author |
Freire, Beatriz Rio Tinto de Matos |
author_facet |
Freire, Beatriz Rio Tinto de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Manuela RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Beatriz Rio Tinto de Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Processo de aprendizagem Prática pedagógica Reflexão Participação Children Learning processes Pedagogical practice Rreflection Participation |
topic |
Crianças Processo de aprendizagem Prática pedagógica Reflexão Participação Children Learning processes Pedagogical practice Rreflection Participation |
description |
Relatório de Estágio da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-26 2018-04-26T00:00:00Z 2019-01-04T11:36:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9258 TID:202029360 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9258 |
identifier_str_mv |
TID:202029360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133441896218624 |