Investigação de incidentes e acidentes de trabalho num terminal portuário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17285 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Segurança e Higiene no Trabalho |
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Investigação de incidentes e acidentes de trabalho num terminal portuárioAcidentes de TrabalhoInvestigaçãoMetodologiaArvore dos PorquêsAccidents at WorkResearchMethodologyWhy TreeMSHTDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Segurança e Higiene no TrabalhoSe considerarmos que existem na nossa sociedade uma elevada quantidade de riscos que determinadas organizações incorporam, podemos então considerar, que, algumas destas organizações como potenciais causadoras de acidentes de trabalho. Com esta dissertação pretende-se compreender a importância da Investigação de Incidentes e Acidentes de Trabalho, considerando as atividades desenvolvidas dentro das instalações portuárias, em que os acidentes e os fatores de riscos podem afetar de maneira drástica a vida dos trabalhadores, o meio ambiente, é de fácil entendimento a importância deste estudo de forma a mitigar o risco nesta atividade. Assim é essencial entender o que é efetivamente um acidente de trabalho, as suas consequências e o enquadramento legal. De forma a evitar que os erros que originam acidentes não se repitam é fundamental proceder à investigação do incidente/acidente e chegar efetivamente ao fundo da questão, i.e., à causa raiz. Para tal foi aplicado um procedimento da autoria do autor, que contem a metodologia da “Árvore dos Porquês”, como ferramenta para investigação de incidentes e acidentes de trabalho, já que é a única metodologia que nos permite efetivamente chegar à causa raiz. Após todo o processo de investigação e a determinação das causas do acidente, é imprescindível que as conclusões retiradas da investigação não se repitam dando origem a novos acidentes pelos mesmos motivos anteriormente identificados. Constatou-se que o metodologia é aplicável em acidentes de trabalho em terminais portuários, sendo uma importante ferramenta para melhorar as condições organizacionais, pois a mesma permite identificar as causas inerentes aos acidentes de trabalho e futuramente criar medidas de controlo, baseadas em informações obtidas durante todo o processo de investigação.If we consider that there are in our society a high number of risks, that certain organizations incorporate, we can therefore consider some of these organizations as potential causes of work accidents. This dissertation intends to understand the importance of Investigation of Incident and Accidents at Work, considering the activities developed within the port facilities, where accidents and risk factors can drastically affect workers lives, the environment, therefore is easy to understand the importance of this study in order to mitigate risk in this activity. Thus it is essential to understand what is effectively an accident at work, its consequences and the legal framework. In order to avoid that the errors that cause accidents do not recur, it is essential to investigate the incident / accident and get to the bottom of the matter, i.e. the root cause. For this, a procedure by the author, which contains the "Why Tree" methodology, was applied as a tool to investigate incidents and work accidents, since it is the only methodology that allows us to effectively reach the root cause. After all the investigation process and the determination of the causes of the accident, it is essential that the conclusions drawn from the investigation are not repeated giving rise to new accidents for the same reasons previously identified. It was verified that the methodology is applicable in work accidents in port terminals, being an important tool to improve the organizational conditions, since it allows to identify the inherent causes of accidents at work and in the future to create control measures, based on information obtained during throughout the investigation process.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisLima, PauloRepositório ComumMartins, Renato Miguel Mendão2017-01-05T12:29:32Z2017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17285TID:201612321porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:30.178258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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