Impacto de um programa de competências em alunos do 2º ciclo de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Marta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, M. Graça, Silvério, Jorge Manuel Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/31188
Resumo: O objetivo do presente estudo consistiuem avaliar um programa de intervenção junto a alunos do 2º ciclo de escolaridade nas seguintes dimensões: tomada de decisão, conhecimentos sobre sexualidade, competências sociais, assertividade e autoconceito. Metodologia: Participaram 145 alunos, distribuídos pelos grupos controle e experimental. Os instrumentos utilizados foram: TCU Decision-Making; Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade; Assertion Self-Statement Test- Revised; Questionário de Competências Sociais; Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale. Os resultados revelaram diferenças no pós-teste entre os grupos ao nível da sexualidade. Verificaram-se diferenças do pré-teste para o pós-teste no grupo experimental nos níveis da sexualidade, da assertividade e das competências sociais. No grupo experimental encontraram-se associações positivas entre tomada de decisão, competências sociais e assertividade, bem como entre sexualidade, competências sociais e autoconceito, no pós-teste. Os preditores da assertividade no pós-teste foram tomada de decisão, sexualidade e competências sociais. Como conclusão, os resultados enfatizam a importância de intervenção junto a adolescentes, particularmente na tomada de decisão, na sexualidade e nas competências sociais. Palavras-chave: Habilidades sociais, sexualidade, autoconceito.
id RCAP_a78ffe1d00a2a9356df95b0bafa29e17
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31188
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto de um programa de competências em alunos do 2º ciclo de escolaridadeImpact of a skill development intervention in 5th and 6th grade studentsImpacto de un programa intervención em alunos del segundo cicloHabilidades sociaisSexualidadeAutoconceitoSocial skillsSexualitySelf conceptHabilidades socialesSexualidadAutoimagenCiências Sociais::PsicologiaO objetivo do presente estudo consistiuem avaliar um programa de intervenção junto a alunos do 2º ciclo de escolaridade nas seguintes dimensões: tomada de decisão, conhecimentos sobre sexualidade, competências sociais, assertividade e autoconceito. Metodologia: Participaram 145 alunos, distribuídos pelos grupos controle e experimental. Os instrumentos utilizados foram: TCU Decision-Making; Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade; Assertion Self-Statement Test- Revised; Questionário de Competências Sociais; Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale. Os resultados revelaram diferenças no pós-teste entre os grupos ao nível da sexualidade. Verificaram-se diferenças do pré-teste para o pós-teste no grupo experimental nos níveis da sexualidade, da assertividade e das competências sociais. No grupo experimental encontraram-se associações positivas entre tomada de decisão, competências sociais e assertividade, bem como entre sexualidade, competências sociais e autoconceito, no pós-teste. Os preditores da assertividade no pós-teste foram tomada de decisão, sexualidade e competências sociais. Como conclusão, os resultados enfatizam a importância de intervenção junto a adolescentes, particularmente na tomada de decisão, na sexualidade e nas competências sociais. Palavras-chave: Habilidades sociais, sexualidade, autoconceito.In this study we evaluate an intervention program in the following dimensions: Decision Making, Knowledge on Sexuality, Social Skills, Assertiveness and Self-Concept with students in 5th and 6th grade. Methodology: 145 students participated in the study divided by control and experimental group. The instruments used were: Decision-Making TCU, Knowledge on Sexuality Questionnaire; Assertion Self-Statement Test-Revised;Social Skills Questionnaire, and Piers-Harris Children's Self- Concept Scale. The results indicate differences at post-test between the groups on knowledge regarding sexuality. There were also differences from pre-test to post-test in the experimental group on knowledge on sexuality, assertiveness and social skills. Positive associations among decision making, social skills and assertiveness were found as well as among knowledge on sexuality, social skills and self-concept, in the experimental group, in the pos-test. Finally, the predictors of assertiveness regarding health behaviors, in the pos-test were: decision making, knowledge regarding sexuality and social skills. The results emphasize the importance of intervention for adolescents in terms of health promotion particularly in decision making, sexuality and social skills.El objetivo del presente estudio fue evaluar un programa de intervención con alumnos del 2º ciclo de escolaridad en las siguientes dimensiones: Toma de Decisión, Conocimientos sobre Sexualidad, Habilidades Sociales, Asertividad y Autoconcepto. Metodología: Participaron 145 alumnos, distribuidos en grupo control y experimental. Los instrumentos utilizados fueron: TCU Decision-Making; Cuestionario de Conocimientos sobre Sexualidad; AssertionSelf-Statement Test-Revised; Cuestionario de Habilidades Sociais; Piers-Harris Children'sSelf-Concept Scale. Los resultados mostraron diferencias en el post-test entre los grupos en cuanto a la sexualidad. Se verificaron diferencias del pre-test para el post-teste en el grupo experimental, cuanto a sexualidad, asertividad y habilidades sociales. Se encontraron asociaciones positivas entre toma de decisión, habilidades sociales y asertividad, así como entre sexualidad,habilidades sociales yautoconcepto, en el post-test en el grupo experimental. Los predictores de la asertividad en el post-test fueron toma de decisión, sexualidad y habilidades sociales. Los resultados destacan la importancia de la intervención con adolescentes particularmente en la toma de decisiones, sexualidad y habilidades sociales.(undefined)Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Universidade do MinhoMelo, MartaPereira, M. GraçaSilvério, Jorge Manuel Amaral2014-042014-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/31188por2175-353910.1590/S1413-85572014000100012info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:27.787001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de um programa de competências em alunos do 2º ciclo de escolaridade
Impact of a skill development intervention in 5th and 6th grade students
Impacto de un programa intervención em alunos del segundo ciclo
title Impacto de um programa de competências em alunos do 2º ciclo de escolaridade
spellingShingle Impacto de um programa de competências em alunos do 2º ciclo de escolaridade
Melo, Marta
Habilidades sociais
Sexualidade
Autoconceito
Social skills
Sexuality
Self concept
Habilidades sociales
Sexualidad
Autoimagen
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Impacto de um programa de competências em alunos do 2º ciclo de escolaridade
title_full Impacto de um programa de competências em alunos do 2º ciclo de escolaridade
title_fullStr Impacto de um programa de competências em alunos do 2º ciclo de escolaridade
title_full_unstemmed Impacto de um programa de competências em alunos do 2º ciclo de escolaridade
title_sort Impacto de um programa de competências em alunos do 2º ciclo de escolaridade
author Melo, Marta
author_facet Melo, Marta
Pereira, M. Graça
Silvério, Jorge Manuel Amaral
author_role author
author2 Pereira, M. Graça
Silvério, Jorge Manuel Amaral
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Marta
Pereira, M. Graça
Silvério, Jorge Manuel Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
Sexualidade
Autoconceito
Social skills
Sexuality
Self concept
Habilidades sociales
Sexualidad
Autoimagen
Ciências Sociais::Psicologia
topic Habilidades sociais
Sexualidade
Autoconceito
Social skills
Sexuality
Self concept
Habilidades sociales
Sexualidad
Autoimagen
Ciências Sociais::Psicologia
description O objetivo do presente estudo consistiuem avaliar um programa de intervenção junto a alunos do 2º ciclo de escolaridade nas seguintes dimensões: tomada de decisão, conhecimentos sobre sexualidade, competências sociais, assertividade e autoconceito. Metodologia: Participaram 145 alunos, distribuídos pelos grupos controle e experimental. Os instrumentos utilizados foram: TCU Decision-Making; Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade; Assertion Self-Statement Test- Revised; Questionário de Competências Sociais; Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale. Os resultados revelaram diferenças no pós-teste entre os grupos ao nível da sexualidade. Verificaram-se diferenças do pré-teste para o pós-teste no grupo experimental nos níveis da sexualidade, da assertividade e das competências sociais. No grupo experimental encontraram-se associações positivas entre tomada de decisão, competências sociais e assertividade, bem como entre sexualidade, competências sociais e autoconceito, no pós-teste. Os preditores da assertividade no pós-teste foram tomada de decisão, sexualidade e competências sociais. Como conclusão, os resultados enfatizam a importância de intervenção junto a adolescentes, particularmente na tomada de decisão, na sexualidade e nas competências sociais. Palavras-chave: Habilidades sociais, sexualidade, autoconceito.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04
2014-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/31188
url http://hdl.handle.net/1822/31188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2175-3539
10.1590/S1413-85572014000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132639255330816