Perceção do risco: ensaios no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Laura
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fonseca, Bruno, Costa, António, Bateira, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039
Resumo: Respondendo a uma solicitação da Escola Secundária da Senhora da Hora no sentido de motivar/sensibilizar os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância para a temática dos ‘riscos’, desenvolvemos a atividade ‘Caça ao Risco’ integrada no contexto do projeto PROM@TT. Pretendendo-se avaliar a perceção dos jovens relativamente a cenários que podem afetar o seu bem-estar ou o da comunidade em que se inserem, esta atividade envolveu várias fases e metodologias de trabalho, em que se destaca a aplicação de um inquérito por questionário e a inventariação/georreferenciação de situações de perigo identificadas e registadas pelos jovens em trabalho de campo. Os resultados obtidos demonstram que ao envolvermos os alunos num projeto dinâmico, real, centrado no seu local de vivência e utilizando geotecnologias, estamos a contribuir para a sua formação como cidadãos ativos, interventivos e empreendedores.
id RCAP_a7959d48024e035defd7e7e75d9264ce
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3039
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção do risco: ensaios no ensino secundárioRespondendo a uma solicitação da Escola Secundária da Senhora da Hora no sentido de motivar/sensibilizar os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância para a temática dos ‘riscos’, desenvolvemos a atividade ‘Caça ao Risco’ integrada no contexto do projeto PROM@TT. Pretendendo-se avaliar a perceção dos jovens relativamente a cenários que podem afetar o seu bem-estar ou o da comunidade em que se inserem, esta atividade envolveu várias fases e metodologias de trabalho, em que se destaca a aplicação de um inquérito por questionário e a inventariação/georreferenciação de situações de perigo identificadas e registadas pelos jovens em trabalho de campo. Os resultados obtidos demonstram que ao envolvermos os alunos num projeto dinâmico, real, centrado no seu local de vivência e utilizando geotecnologias, estamos a contribuir para a sua formação como cidadãos ativos, interventivos e empreendedores.Faculdade de Letras da Universidade do Porto2017-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3039Journal of Geographical Education | U. Porto; No. 2 (2017)Revista de Educação Geográfica | U.P.; N.º 2 (2017)2184-0091reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039/2797Direitos de Autor (c) 2017 Revista de Educação Geográfica | U.P.info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, LauraFonseca, BrunoCosta, AntónioBateira, Carlos2022-09-22T10:27:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:57:09.899414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção do risco: ensaios no ensino secundário
title Perceção do risco: ensaios no ensino secundário
spellingShingle Perceção do risco: ensaios no ensino secundário
Soares, Laura
title_short Perceção do risco: ensaios no ensino secundário
title_full Perceção do risco: ensaios no ensino secundário
title_fullStr Perceção do risco: ensaios no ensino secundário
title_full_unstemmed Perceção do risco: ensaios no ensino secundário
title_sort Perceção do risco: ensaios no ensino secundário
author Soares, Laura
author_facet Soares, Laura
Fonseca, Bruno
Costa, António
Bateira, Carlos
author_role author
author2 Fonseca, Bruno
Costa, António
Bateira, Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Laura
Fonseca, Bruno
Costa, António
Bateira, Carlos
description Respondendo a uma solicitação da Escola Secundária da Senhora da Hora no sentido de motivar/sensibilizar os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância para a temática dos ‘riscos’, desenvolvemos a atividade ‘Caça ao Risco’ integrada no contexto do projeto PROM@TT. Pretendendo-se avaliar a perceção dos jovens relativamente a cenários que podem afetar o seu bem-estar ou o da comunidade em que se inserem, esta atividade envolveu várias fases e metodologias de trabalho, em que se destaca a aplicação de um inquérito por questionário e a inventariação/georreferenciação de situações de perigo identificadas e registadas pelos jovens em trabalho de campo. Os resultados obtidos demonstram que ao envolvermos os alunos num projeto dinâmico, real, centrado no seu local de vivência e utilizando geotecnologias, estamos a contribuir para a sua formação como cidadãos ativos, interventivos e empreendedores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3039
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039
identifier_str_mv oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039
https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039/2797
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Revista de Educação Geográfica | U.P.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Revista de Educação Geográfica | U.P.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras da Universidade do Porto
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras da Universidade do Porto
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Geographical Education | U. Porto; No. 2 (2017)
Revista de Educação Geográfica | U.P.; N.º 2 (2017)
2184-0091
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551083090739201