Perceção do risco: ensaios no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039 |
Resumo: | Respondendo a uma solicitação da Escola Secundária da Senhora da Hora no sentido de motivar/sensibilizar os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância para a temática dos ‘riscos’, desenvolvemos a atividade ‘Caça ao Risco’ integrada no contexto do projeto PROM@TT. Pretendendo-se avaliar a perceção dos jovens relativamente a cenários que podem afetar o seu bem-estar ou o da comunidade em que se inserem, esta atividade envolveu várias fases e metodologias de trabalho, em que se destaca a aplicação de um inquérito por questionário e a inventariação/georreferenciação de situações de perigo identificadas e registadas pelos jovens em trabalho de campo. Os resultados obtidos demonstram que ao envolvermos os alunos num projeto dinâmico, real, centrado no seu local de vivência e utilizando geotecnologias, estamos a contribuir para a sua formação como cidadãos ativos, interventivos e empreendedores. |
id |
RCAP_a7959d48024e035defd7e7e75d9264ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3039 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perceção do risco: ensaios no ensino secundárioRespondendo a uma solicitação da Escola Secundária da Senhora da Hora no sentido de motivar/sensibilizar os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância para a temática dos ‘riscos’, desenvolvemos a atividade ‘Caça ao Risco’ integrada no contexto do projeto PROM@TT. Pretendendo-se avaliar a perceção dos jovens relativamente a cenários que podem afetar o seu bem-estar ou o da comunidade em que se inserem, esta atividade envolveu várias fases e metodologias de trabalho, em que se destaca a aplicação de um inquérito por questionário e a inventariação/georreferenciação de situações de perigo identificadas e registadas pelos jovens em trabalho de campo. Os resultados obtidos demonstram que ao envolvermos os alunos num projeto dinâmico, real, centrado no seu local de vivência e utilizando geotecnologias, estamos a contribuir para a sua formação como cidadãos ativos, interventivos e empreendedores.Faculdade de Letras da Universidade do Porto2017-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3039Journal of Geographical Education | U. Porto; No. 2 (2017)Revista de Educação Geográfica | U.P.; N.º 2 (2017)2184-0091reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039/2797Direitos de Autor (c) 2017 Revista de Educação Geográfica | U.P.info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, LauraFonseca, BrunoCosta, AntónioBateira, Carlos2022-09-22T10:27:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:57:09.899414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceção do risco: ensaios no ensino secundário |
title |
Perceção do risco: ensaios no ensino secundário |
spellingShingle |
Perceção do risco: ensaios no ensino secundário Soares, Laura |
title_short |
Perceção do risco: ensaios no ensino secundário |
title_full |
Perceção do risco: ensaios no ensino secundário |
title_fullStr |
Perceção do risco: ensaios no ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Perceção do risco: ensaios no ensino secundário |
title_sort |
Perceção do risco: ensaios no ensino secundário |
author |
Soares, Laura |
author_facet |
Soares, Laura Fonseca, Bruno Costa, António Bateira, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Bruno Costa, António Bateira, Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Laura Fonseca, Bruno Costa, António Bateira, Carlos |
description |
Respondendo a uma solicitação da Escola Secundária da Senhora da Hora no sentido de motivar/sensibilizar os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância para a temática dos ‘riscos’, desenvolvemos a atividade ‘Caça ao Risco’ integrada no contexto do projeto PROM@TT. Pretendendo-se avaliar a perceção dos jovens relativamente a cenários que podem afetar o seu bem-estar ou o da comunidade em que se inserem, esta atividade envolveu várias fases e metodologias de trabalho, em que se destaca a aplicação de um inquérito por questionário e a inventariação/georreferenciação de situações de perigo identificadas e registadas pelos jovens em trabalho de campo. Os resultados obtidos demonstram que ao envolvermos os alunos num projeto dinâmico, real, centrado no seu local de vivência e utilizando geotecnologias, estamos a contribuir para a sua formação como cidadãos ativos, interventivos e empreendedores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039 oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3039 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039 https://ojs.letras.up.pt/index.php/GETUP/article/view/3039/2797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 Revista de Educação Geográfica | U.P. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 Revista de Educação Geográfica | U.P. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Geographical Education | U. Porto; No. 2 (2017) Revista de Educação Geográfica | U.P.; N.º 2 (2017) 2184-0091 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551083090739201 |