Perceção de competências, interesses vocacionais e género : um estudo com estudantes do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41538 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019 |
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Perceção de competências, interesses vocacionais e género : um estudo com estudantes do ensino secundárioInteressesCompetênciasGéneroTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019Com fundamentação nos pressupostos sociocognitivos, a investigação analisa o grau preditivo das competências nos interesses vocacionais. Foram ainda analisados os efeitos do género e do curso nos resultados das competências autoavaliadas e interesses. A amostra é constituída por alunos (N=141) do Ensino Secundário, que responderam ao Inventário de Interesses JVIS e à subescala de autoavaliação das competência do Inventário de Autoexploração SDS. Os participantes frequentavam o agrupamento Científico e Tecnológico (64,6%) e o curso Profissional de Artes do Espetáculo/Interpretação (35,5%), de uma escola do grande Porto e outra da região de Lisboa, com idades entre os 15 e 19 anos, sendo 52,5% do sexo feminino. Nos resultados, os dados da regressão múltipla linear evidenciam a influência das competências nos interesses nas mesmas áreas de atividade, e o efeito do género e dos cursos na perceção de competência e nos interesses. Também se salientam indicadores positivos das propriedades psicométricas do Inventário JVIS na atual organização do ensino secundário. São discutidas as implicações dos resultados para a prática na intervenção educacional e de carreira.Based on sociocognitive assumptions, the research analyzes the predictive degree of the competencies in the vocational interests. The effects of the gender and the course of the studies were also analyzed. The sample is made up of secondary school students (N = 141), who responded to the JVIS Vocational Interests Inventory and to the self-assessment subscale of the Self-Exploration Inventory competencies. The participants attended the Scientific and Technological (64.6%) and the Professional Arts of the Spectacle / Interpretation (35.5%) courses, from a school in the region of the Porto and another in the Lisbon region; the ages are between 15 and 19 years old, 52.5% are females. In the results, data of the linear multiple regression show the influence of competences on interests in the same areas of activity, and the effect of gender and courses in the perception of competence and interests. Also, data are highlighted the positive indicators of the psychometric properties of JVIS in the current organization of secondary education. The implications of the results for practice in educational and career intervention are discussed.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaCampos, Joana Velez Farinha2020-02-03T16:10:45Z20192019-07-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41538TID:202466329porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:47.166737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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