Perceção de competências, interesses vocacionais e género : um estudo com estudantes do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Joana Velez Farinha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41538
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
id RCAP_29b774e6bd655560bad76d2f1fca91a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/41538
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção de competências, interesses vocacionais e género : um estudo com estudantes do ensino secundárioInteressesCompetênciasGéneroTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019Com fundamentação nos pressupostos sociocognitivos, a investigação analisa o grau preditivo das competências nos interesses vocacionais. Foram ainda analisados os efeitos do género e do curso nos resultados das competências autoavaliadas e interesses. A amostra é constituída por alunos (N=141) do Ensino Secundário, que responderam ao Inventário de Interesses JVIS e à subescala de autoavaliação das competência do Inventário de Autoexploração SDS. Os participantes frequentavam o agrupamento Científico e Tecnológico (64,6%) e o curso Profissional de Artes do Espetáculo/Interpretação (35,5%), de uma escola do grande Porto e outra da região de Lisboa, com idades entre os 15 e 19 anos, sendo 52,5% do sexo feminino. Nos resultados, os dados da regressão múltipla linear evidenciam a influência das competências nos interesses nas mesmas áreas de atividade, e o efeito do género e dos cursos na perceção de competência e nos interesses. Também se salientam indicadores positivos das propriedades psicométricas do Inventário JVIS na atual organização do ensino secundário. São discutidas as implicações dos resultados para a prática na intervenção educacional e de carreira.Based on sociocognitive assumptions, the research analyzes the predictive degree of the competencies in the vocational interests. The effects of the gender and the course of the studies were also analyzed. The sample is made up of secondary school students (N = 141), who responded to the JVIS Vocational Interests Inventory and to the self-assessment subscale of the Self-Exploration Inventory competencies. The participants attended the Scientific and Technological (64.6%) and the Professional Arts of the Spectacle / Interpretation (35.5%) courses, from a school in the region of the Porto and another in the Lisbon region; the ages are between 15 and 19 years old, 52.5% are females. In the results, data of the linear multiple regression show the influence of competences on interests in the same areas of activity, and the effect of gender and courses in the perception of competence and interests. Also, data are highlighted the positive indicators of the psychometric properties of JVIS in the current organization of secondary education. The implications of the results for practice in educational and career intervention are discussed.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaCampos, Joana Velez Farinha2020-02-03T16:10:45Z20192019-07-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41538TID:202466329porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:47.166737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção de competências, interesses vocacionais e género : um estudo com estudantes do ensino secundário
title Perceção de competências, interesses vocacionais e género : um estudo com estudantes do ensino secundário
spellingShingle Perceção de competências, interesses vocacionais e género : um estudo com estudantes do ensino secundário
Campos, Joana Velez Farinha
Interesses
Competências
Género
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Perceção de competências, interesses vocacionais e género : um estudo com estudantes do ensino secundário
title_full Perceção de competências, interesses vocacionais e género : um estudo com estudantes do ensino secundário
title_fullStr Perceção de competências, interesses vocacionais e género : um estudo com estudantes do ensino secundário
title_full_unstemmed Perceção de competências, interesses vocacionais e género : um estudo com estudantes do ensino secundário
title_sort Perceção de competências, interesses vocacionais e género : um estudo com estudantes do ensino secundário
author Campos, Joana Velez Farinha
author_facet Campos, Joana Velez Farinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Odília, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Joana Velez Farinha
dc.subject.por.fl_str_mv Interesses
Competências
Género
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Interesses
Competências
Género
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-07-01
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-03T16:10:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/41538
TID:202466329
url http://hdl.handle.net/10451/41538
identifier_str_mv TID:202466329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134488189468672