Era uma vez, aprender a aprender...: contribuições da criatividade e da inovação para o formador/instrutor de programas de desenvolvimento nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schulze, Beatriz Helena
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5945
Resumo: Os programas de desenvolvimento dentro das organizações têm sido um fenômeno no cotidiano empresarial, apontados como uma possibilidade de elevar as potencialidades, desenvolvê-las e criá-las. As pessoas, mesmo sem se perceber, estão sempre a aprender, a construir-se, a formar-se, individualmente ou em grupo, em todos os lugares, em todas as idades, em todas as circunstâncias e de todas as maneiras. Esta dissertação foi desenvolvida no campo da formação dos formadores de adultos, com foco nos profissionais que atuam com programas de desenvolvimento dentro das organizações. A educação de adultos é tema em muitas publicações que abordam métodos educacionais. A proposta da educação de adultos é transpor os limites do ensino tradicional, voltado ao ambiente escolar, tendo como centro o papel do professor. No meio científico há poucas discussões sobre a formação do formador/instrutor inserido no ambiente organizacional. A revisão da literatura compreendeu uma contextualização dos conceitos e evolução da área de desenvolvimento/treinamento, dos pressupostos da aprendizagem de adultos (andragogia), do papel do formador/instrutor nos programas de desenvolvimento e das contribuições que a criatividade e a inovação podem oferecer para a formação do desses profissionais, com vistas à escolha de melhores estratégias no planejamento de programas de desenvolvimento e que conduz a abordagem de práticas contemporâneas de educação de adultos. As questões de pesquisa basearam-se no pressuposto de que o papel do formador/instrutor se desloca para um novo espaço de ação no desenvolvimento das pessoas. Analisou-se a trajetória dos conceitos através do tempo e como os pesquisadores os têm concebido, na segunda parte o que se pretendeu foi, tão só, saber como os profissionais de mercado percebem a importância/ contribuição dos formadores/instrutores à frente de programas de desenvolvimento. Procedeu-se a coleta dos dados, com a aplicação do questionário de pesquisa, junto a 114 profissionais de variadas empresas e cargos. Os resultados indicaram que os formadores/instrutores são ainda percebidos em sua importância como responsáveis na transferência de conteúdos e não como facilitadores de aprendizagem. Espera-se que as conclusões obtidas possam contribuir para um melhor conhecimento deste campo da formação dos formadores.
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A educação de adultos é tema em muitas publicações que abordam métodos educacionais. A proposta da educação de adultos é transpor os limites do ensino tradicional, voltado ao ambiente escolar, tendo como centro o papel do professor. No meio científico há poucas discussões sobre a formação do formador/instrutor inserido no ambiente organizacional. A revisão da literatura compreendeu uma contextualização dos conceitos e evolução da área de desenvolvimento/treinamento, dos pressupostos da aprendizagem de adultos (andragogia), do papel do formador/instrutor nos programas de desenvolvimento e das contribuições que a criatividade e a inovação podem oferecer para a formação do desses profissionais, com vistas à escolha de melhores estratégias no planejamento de programas de desenvolvimento e que conduz a abordagem de práticas contemporâneas de educação de adultos. As questões de pesquisa basearam-se no pressuposto de que o papel do formador/instrutor se desloca para um novo espaço de ação no desenvolvimento das pessoas. Analisou-se a trajetória dos conceitos através do tempo e como os pesquisadores os têm concebido, na segunda parte o que se pretendeu foi, tão só, saber como os profissionais de mercado percebem a importância/ contribuição dos formadores/instrutores à frente de programas de desenvolvimento. Procedeu-se a coleta dos dados, com a aplicação do questionário de pesquisa, junto a 114 profissionais de variadas empresas e cargos. Os resultados indicaram que os formadores/instrutores são ainda percebidos em sua importância como responsáveis na transferência de conteúdos e não como facilitadores de aprendizagem. Espera-se que as conclusões obtidas possam contribuir para um melhor conhecimento deste campo da formação dos formadores.Development programs within organizations have been an everyday phenomenon in the business world, identified as a possibility for the workforce to raise, develop and create potentials. People, even without realizing it, are always learning, building, improving themselves, individually or in groups, everywhere around us, at all ages, in all circumstances and in every way. This dissertation was developed in the field of training adult trainers, focusing on professionals who work with development programs inside organizations. Adult education is the subject matter of many publications addressing educational methods. The proposal of adult education is to go beyond the limits of the traditional teaching, focused on the school environment, having as core the role of the teacher. In the scientific community there are few discussions about the formation of the trainer/instructor inserted in the organizational environment. The literature review included a contextualization of the concepts and growth of the development/training area, the adult learning assumptions (andragogy), the role of the trainer/instructor in the development programs and the contributions that creativity and innovation can offer for the training of these professionals, with the aim of choosing better strategies in the planning of development programs and that leads to the approach of contemporary practices of adult education. The research questions were based on the assumption that the role of the trainer/instructor shifts to a new space of action in the flowering process of people. The path of the concepts was analyzed through time and how the researchers have conceived them. In the second part what was intended was only to know how market professionals perceive the importance/contribution of trainers/instructors ahead of programs of development. Data were collected with the application of the research questionnaire to 114 professionals from various companies and positions. The results showed that the trainers/instructors are still perceived in their importance as responsible in the transference of contents and not as facilitators of learning. It is hoped that the conclusions obtained could contribute to a better understanding of this field of training of trainers.Maia, Rui LeandroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSchulze, Beatriz Helena2017-05-05T11:50:33Z2017-04-07T00:00:00Z2017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:21Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:48.667045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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