A verticalização do ensino nos institutos federais: uma abordagem a partir da percepção do trabalho docente no IFTM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10736 |
Resumo: | Com a transformação das Escolas Técnicas Federais em Centros Federais de Educação Tecnológica, estas instituições passaram a ministrar cursos desde o ensino técnico ao doutorado (Otranto, 2011), o que implicou a verticalização do ensino. A verticalização, que resulta das novas conceções da educação tecnológica no Brasil, e que vai além dos limites dos níveis de formação (Pacheco, 2011), pode exercer grande influência nos métodos e técnicas de ensino e na construção e desenvolvimento dos currículos, que implicam um perfil lógico e coerente das matérias (Silva, 2015). Com esta organização curricular, o trabalho docente assume uma maior complexidade, uma vez que os docentes atuam simultaneamente na educação básica e no ensino superior, e têm que realizar atividades de pesquisa, extensão e gestão, o que parece exigir dos docentes um esforço suplementar para responderem às várias solicitações. Conhecer o impacto da verticalização do ensino no desempenho das atividades dos docentes, é, pois, o objetivo do presente estudo. Para o efeito recorreu-se a uma metodologia de natureza quantitativa, tendo a recolha de dados sido feita através da aplicação de um questionário de respostas fechadas aos 53 professores envolvidos na verticalização do ensino. Os dados obtidos mostraram-nos que o maior desafio que a verticalização traz aos docentes é a necessidade que têm de adequar a linguagem e os conteúdos aos diferentes níveis de ensino e faixas etárias, e que esta dificuldade poderá ser minimizada com a realização de cursos de formação continuada e/ou aperfeiçoamento em didática, voltados para as necessidades específicas destes docentes. |
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