O Papel do Desporto para a Inclusão Social de Jovens em Risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malho, João Paulo Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83495
Resumo: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia
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spelling O Papel do Desporto para a Inclusão Social de Jovens em RiscoThe Role of Sport for the Social Inclusion of Young People at RiskDesportoEducaçãoEmpowermentInclusão SocialJovens em RiscoSportEducationEmpowermentSocial InclusionYoung People at RiskDissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de EconomiaA sociedade, e como parte desta – o desporto, vê-se mergulhada numa crise de valores sociais, tendo esta um impacto prejudicial no bem-estar e na harmonia social. Os verdadeiros valores do desporto têm vindo a perder o seu protagonismo por causa da comercialização do mesmo. Com esta mudança surgem ameaças que põem em causa os princípios que o desporto promove, como o fair play, o respeito e a tolerância. Estas ameaças dizem respeito às pressões comerciais, através do comércio de direitos desportivos e de imagem dos atletas, a exploração de desportistas jovens, o consumo de doping, o racismo, a violência, a corrupção e o branqueamento de capitais (Livro Branco do Desporto (2007 p.60). Estas ameaças provêm de uma sociedade igualmente egoísta, discriminatória, e onde se constata uma busca desmensurada pela vitória, independentemente das circunstâncias em que ocorra a derrota do outro.Contudo, pelo menos o desporto pode dar resposta ao problema que nele mesmo se instalou, através da possibilidade de restruturação dos princípios deste domínio mais competitivo, afim de que se venha a atingir o fim maior da reorganização da sociedade.Esta crise de valores pode ser combatida através do poder educativo e capacitador do mesmo. Neste sentido, educação não formal e o empowerment têm um papel determinante, na medida em que, através do desporto, é possível trabalhar as competências pessoais e sociais dos praticantes, as condições de saúde e até mesmo as suas habilitações académicas, tudo isto fora do contexto institucional de aprendizagem. O carácter educativo do desporto permite ainda a criação e o fortalecimento das relações sociais, promovendo assim a inclusão social de jovens em risco.A presente investigação centra-se numa reflexão aprofundada sobre este tema a fim de dar a conhecer quais os contributos do desporto para a inclusão social de jovens em risco. Em coerência com a componente teórica da investigação, este trabalho visa também dar a conhecer um projeto social que utiliza o desporto como ferramenta para a inclusão social de jovens, o Projeto Futebol de Rua, coordenado pela Associação CAIS, Lisboa. Para concluir com uma reflexão acerca das já efetivas práticas e das possibilidades futuras que ficam em aberto em termos de construção (ou, pelo menos, disseminação) de projetos de inclusão social através do desporto.Society, and as part of it – sport, is plunged into a crisis of social values, which is harmful for the social welfare and harmony. The authentic values of sport have been losing their prominence because sport is now treated as business. This shift threatens to undermine the foundations that sports promote, such as fair play, respect and tolerance. These threats are related to commercial pressures, which reflect themselves in the acquisition of the athletes’ sports and image rights, the exploitation of young athletes, doping, racism, violence, corruption and money laundering (Livro Branco do Desporto (2007 p.60). These threats come from a selfish and discriminatory society, in which we find an excessive pursuit of victory irrespective of the circumstances in which the other is defeated.However, at least sport can respond to the problem that has arisen in itself, through the possibility of restructuring the principles of this competitive field, in order to achieve the reorganization of society.In this regard, non-formal education and empowerment play a decisive role, to the extent that, through sports, it is possible to develop personal and social skills, health conditions and even educational attainment, all of these taking part outside the context of institutional learning. The educational character of sports also enables the creation and strengthening of social relations, thus fostering the social inclusion of young people at risk.This research focus on a detailed reflection on this subject in order to raise awareness for the contribution of sport for the social inclusion of young people at risk. Hand in hand with the theoretical component of this investigation, this work also aims to promote a social project that uses sports as a tool for social integration of young people, Projeto Futebol de Rua, coordinated by Associação CAIS, Lisbon. To conclude with a reflection on the already effective practices and future possibilities that are open in terms of the construction (or at least dissemination) of projects of social inclusion through sport.2018-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83495http://hdl.handle.net/10316/83495TID:202126978porMalho, João Paulo Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:48:18Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83495Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:13.652751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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