Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho da Silva, José Luís
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Durães, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.27784
Resumo: Women of NASA (© 2017 The LEGO Group) é um LEGO que tem, como qualquer outro, uma finalidade lúdica, mas, pelo seu enfoque de cariz científico – Mulheres na Ciência – e pelos casos reais a que se reporta, adquire um potencial educativo significativo na (re)construção da imagem de cientista. Retrata quatro mulheres cientistas que se destacaram pela atividade pioneira exercida na NASA: Margaret Hamilton, Sally Ride, Nancy Roman e Mae Jemison. O LEGO consiste na construção das quatro figuras femininas e de cenários ilustrativos do contexto de trabalho. É acompanhado de um pequeno livro que contém uma curta biografia de cada uma das cientistas. Sendo definido como problema de investigação – Qual é o impacto da exploração do LEGO “Women of NASA” na (re)construção da imagem de cientistas de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico? – estruturou-se uma atividade de aprendizagem de lápis e papel, segundo um paradigma epistemológico-didático de cariz autossocioconstrutivista, que inclui a consciencialização das ideias prévias dos alunos acerca das pessoas que são cientistas, da construção e interpretação do LEGO, da interpretação das biografias e da reflexão acerca das ideias iniciais e finais, num contexto educativo reflexivo, dialógico e cooperativo. Envolveu 40 alunos de duas turmas de Físico-Química do 7.º ano de escolaridade. As perguntas de cariz reflexivo, que integraram a atividade de aprendizagem, assumiram uma dupla função: pedagógica e investigativa. A análise de conteúdo mostrou a reconstrução das ideias estereotipadas de cientistas, perfilhadas inicialmente pelos alunos.
id RCAP_a7de68e032ee96b40c6cc84ae4252c8d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27784
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de CientistaArtigosWomen of NASA (© 2017 The LEGO Group) é um LEGO que tem, como qualquer outro, uma finalidade lúdica, mas, pelo seu enfoque de cariz científico – Mulheres na Ciência – e pelos casos reais a que se reporta, adquire um potencial educativo significativo na (re)construção da imagem de cientista. Retrata quatro mulheres cientistas que se destacaram pela atividade pioneira exercida na NASA: Margaret Hamilton, Sally Ride, Nancy Roman e Mae Jemison. O LEGO consiste na construção das quatro figuras femininas e de cenários ilustrativos do contexto de trabalho. É acompanhado de um pequeno livro que contém uma curta biografia de cada uma das cientistas. Sendo definido como problema de investigação – Qual é o impacto da exploração do LEGO “Women of NASA” na (re)construção da imagem de cientistas de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico? – estruturou-se uma atividade de aprendizagem de lápis e papel, segundo um paradigma epistemológico-didático de cariz autossocioconstrutivista, que inclui a consciencialização das ideias prévias dos alunos acerca das pessoas que são cientistas, da construção e interpretação do LEGO, da interpretação das biografias e da reflexão acerca das ideias iniciais e finais, num contexto educativo reflexivo, dialógico e cooperativo. Envolveu 40 alunos de duas turmas de Físico-Química do 7.º ano de escolaridade. As perguntas de cariz reflexivo, que integraram a atividade de aprendizagem, assumiram uma dupla função: pedagógica e investigativa. A análise de conteúdo mostrou a reconstrução das ideias estereotipadas de cientistas, perfilhadas inicialmente pelos alunos.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2022-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.27784por1646-2335Coelho da Silva, José LuísDurães, Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:10:02Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:06.959403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista
title Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista
spellingShingle Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista
Coelho da Silva, José Luís
Artigos
title_short Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista
title_full Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista
title_fullStr Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista
title_full_unstemmed Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista
title_sort Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista
author Coelho da Silva, José Luís
author_facet Coelho da Silva, José Luís
Durães, Miguel
author_role author
author2 Durães, Miguel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho da Silva, José Luís
Durães, Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Women of NASA (© 2017 The LEGO Group) é um LEGO que tem, como qualquer outro, uma finalidade lúdica, mas, pelo seu enfoque de cariz científico – Mulheres na Ciência – e pelos casos reais a que se reporta, adquire um potencial educativo significativo na (re)construção da imagem de cientista. Retrata quatro mulheres cientistas que se destacaram pela atividade pioneira exercida na NASA: Margaret Hamilton, Sally Ride, Nancy Roman e Mae Jemison. O LEGO consiste na construção das quatro figuras femininas e de cenários ilustrativos do contexto de trabalho. É acompanhado de um pequeno livro que contém uma curta biografia de cada uma das cientistas. Sendo definido como problema de investigação – Qual é o impacto da exploração do LEGO “Women of NASA” na (re)construção da imagem de cientistas de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico? – estruturou-se uma atividade de aprendizagem de lápis e papel, segundo um paradigma epistemológico-didático de cariz autossocioconstrutivista, que inclui a consciencialização das ideias prévias dos alunos acerca das pessoas que são cientistas, da construção e interpretação do LEGO, da interpretação das biografias e da reflexão acerca das ideias iniciais e finais, num contexto educativo reflexivo, dialógico e cooperativo. Envolveu 40 alunos de duas turmas de Físico-Química do 7.º ano de escolaridade. As perguntas de cariz reflexivo, que integraram a atividade de aprendizagem, assumiram uma dupla função: pedagógica e investigativa. A análise de conteúdo mostrou a reconstrução das ideias estereotipadas de cientistas, perfilhadas inicialmente pelos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.27784
url https://doi.org/10.25755/int.27784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130952056700928