Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.27784 |
Resumo: | Women of NASA (© 2017 The LEGO Group) é um LEGO que tem, como qualquer outro, uma finalidade lúdica, mas, pelo seu enfoque de cariz científico – Mulheres na Ciência – e pelos casos reais a que se reporta, adquire um potencial educativo significativo na (re)construção da imagem de cientista. Retrata quatro mulheres cientistas que se destacaram pela atividade pioneira exercida na NASA: Margaret Hamilton, Sally Ride, Nancy Roman e Mae Jemison. O LEGO consiste na construção das quatro figuras femininas e de cenários ilustrativos do contexto de trabalho. É acompanhado de um pequeno livro que contém uma curta biografia de cada uma das cientistas. Sendo definido como problema de investigação – Qual é o impacto da exploração do LEGO “Women of NASA” na (re)construção da imagem de cientistas de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico? – estruturou-se uma atividade de aprendizagem de lápis e papel, segundo um paradigma epistemológico-didático de cariz autossocioconstrutivista, que inclui a consciencialização das ideias prévias dos alunos acerca das pessoas que são cientistas, da construção e interpretação do LEGO, da interpretação das biografias e da reflexão acerca das ideias iniciais e finais, num contexto educativo reflexivo, dialógico e cooperativo. Envolveu 40 alunos de duas turmas de Físico-Química do 7.º ano de escolaridade. As perguntas de cariz reflexivo, que integraram a atividade de aprendizagem, assumiram uma dupla função: pedagógica e investigativa. A análise de conteúdo mostrou a reconstrução das ideias estereotipadas de cientistas, perfilhadas inicialmente pelos alunos. |
id |
RCAP_a7de68e032ee96b40c6cc84ae4252c8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27784 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de CientistaArtigosWomen of NASA (© 2017 The LEGO Group) é um LEGO que tem, como qualquer outro, uma finalidade lúdica, mas, pelo seu enfoque de cariz científico – Mulheres na Ciência – e pelos casos reais a que se reporta, adquire um potencial educativo significativo na (re)construção da imagem de cientista. Retrata quatro mulheres cientistas que se destacaram pela atividade pioneira exercida na NASA: Margaret Hamilton, Sally Ride, Nancy Roman e Mae Jemison. O LEGO consiste na construção das quatro figuras femininas e de cenários ilustrativos do contexto de trabalho. É acompanhado de um pequeno livro que contém uma curta biografia de cada uma das cientistas. Sendo definido como problema de investigação – Qual é o impacto da exploração do LEGO “Women of NASA” na (re)construção da imagem de cientistas de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico? – estruturou-se uma atividade de aprendizagem de lápis e papel, segundo um paradigma epistemológico-didático de cariz autossocioconstrutivista, que inclui a consciencialização das ideias prévias dos alunos acerca das pessoas que são cientistas, da construção e interpretação do LEGO, da interpretação das biografias e da reflexão acerca das ideias iniciais e finais, num contexto educativo reflexivo, dialógico e cooperativo. Envolveu 40 alunos de duas turmas de Físico-Química do 7.º ano de escolaridade. As perguntas de cariz reflexivo, que integraram a atividade de aprendizagem, assumiram uma dupla função: pedagógica e investigativa. A análise de conteúdo mostrou a reconstrução das ideias estereotipadas de cientistas, perfilhadas inicialmente pelos alunos.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2022-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.27784por1646-2335Coelho da Silva, José LuísDurães, Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:10:02Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:06.959403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista |
title |
Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista |
spellingShingle |
Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista Coelho da Silva, José Luís Artigos |
title_short |
Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista |
title_full |
Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista |
title_fullStr |
Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista |
title_full_unstemmed |
Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista |
title_sort |
Explorar o Lego “Women of Nasa” na (Re)Construção da Imagem de Cientista |
author |
Coelho da Silva, José Luís |
author_facet |
Coelho da Silva, José Luís Durães, Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Durães, Miguel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho da Silva, José Luís Durães, Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Women of NASA (© 2017 The LEGO Group) é um LEGO que tem, como qualquer outro, uma finalidade lúdica, mas, pelo seu enfoque de cariz científico – Mulheres na Ciência – e pelos casos reais a que se reporta, adquire um potencial educativo significativo na (re)construção da imagem de cientista. Retrata quatro mulheres cientistas que se destacaram pela atividade pioneira exercida na NASA: Margaret Hamilton, Sally Ride, Nancy Roman e Mae Jemison. O LEGO consiste na construção das quatro figuras femininas e de cenários ilustrativos do contexto de trabalho. É acompanhado de um pequeno livro que contém uma curta biografia de cada uma das cientistas. Sendo definido como problema de investigação – Qual é o impacto da exploração do LEGO “Women of NASA” na (re)construção da imagem de cientistas de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico? – estruturou-se uma atividade de aprendizagem de lápis e papel, segundo um paradigma epistemológico-didático de cariz autossocioconstrutivista, que inclui a consciencialização das ideias prévias dos alunos acerca das pessoas que são cientistas, da construção e interpretação do LEGO, da interpretação das biografias e da reflexão acerca das ideias iniciais e finais, num contexto educativo reflexivo, dialógico e cooperativo. Envolveu 40 alunos de duas turmas de Físico-Química do 7.º ano de escolaridade. As perguntas de cariz reflexivo, que integraram a atividade de aprendizagem, assumiram uma dupla função: pedagógica e investigativa. A análise de conteúdo mostrou a reconstrução das ideias estereotipadas de cientistas, perfilhadas inicialmente pelos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.27784 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.27784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130952056700928 |